ALOPECIA AREATA: NOVAS DESCOBERTAS

Texto extraído do site: www.quedadecabelo.com.br

A alopecia areata, doença em que se perdem cabelos de forma localizada (forma de moedas) no couro cabeludo, na barba etc.., pode ser desencadeada por ataques de células do sistema imune contra folículos capilares. A descoberta é o resultado de um grande estudo em que genomas de mais de 1.000 indivíduos com alopecia areata foram comparados a genomas de pessoas sem as doenças.

Angela Christiano e sua equipe da Universidade Columbia, em Nova York, descobriram 18 genes associados a alopecia areata

Como seria esperado de uma doença autoimune, na qual o sistema imune se volta contra tecidos sadios do próprio organismo, todos os genes encontrados participam do controle de crescimento e multiplicação de células do sistema imunológico.

A ligação mais forte foi com um gene chamado ULBP. Ele codifica uma proteína que é um poderoso ativador de células NK (“Natural Killers”, “assassinas natas” na tradução do inglês). Quando ativadas, as células NK atacam vírus e outros patógenos.

A equipe também encontrou quantidades maiores da proteína em tecidos de folículos capilares de pessoas com alopecia areata do que em amostras de pessoas sem a doença, fornecendo prova adicional do seu envolvimento na doença. O grupo espera que as descobertas abram novos caminhos para o tratamento da doença.

“Este é um grande avanço”, diz Rod Sinclair, dermatologista da Universidade de Melbourne, na Austrália. “Após décadas de pouco progresso, esse trabalho anuncia uma nova era de descobertas. Agora podemos testar o papel desses genes um por um no desenvolvimento da doença.”

O estudo foi publicado na prestigiosa revista científica “Nature”.

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alopécia, Cabelos, Calvície, Dermatologia, Diversos, Doenças, Saúde, Utilidade Pública e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para ALOPECIA AREATA: NOVAS DESCOBERTAS

  1. Ricardo Pinheiro disse:

    Tenho Alopécia Areata, que ataca o lado direito da minha cabeça!! Tomo injeções de corticóide( Teracort 40) quando acontecem as crises…leva + ou – um mês para começar a reaparecer os primeiros folículos…geralmente dura uns 3 meses com cabelo na região, em seguida começa a cair novamente. Isso já leva 2 anos. Existe algo a fazer para prolongar os efeitos do corticóide? Me falaram que se ficar injetando por muito tempo, os efeitos (crescimento do cabelo) vai acabando!!
    Gostaria tbm de saber se eu parar de tomar as injeções, o cabelo de pois de um certo tempo , volta a crescer?
    Qnd ele começa a cair da um desanimo tão grande!!

    Abraço,

    • Oi Ricardo

      Obrigado por participar!!
      Sei exatamente como se sente, comigo e com muitas outras pessoas nmão foi diferente… ainda bem que vocês homens tem o diferencial de ficarem carequinhas e ningúem olhar com indginação a vocês…rsrsrs
      Não confie em tudo o que vê, lê e ouve… Muita gente oferece produto milagroso, outros falam em efeitos colaterais irreversíveis, mas ninguém melhor que seu médico para saber o que é melhor. O que seu é que as infiltrações com corticóide é bem menos agressivo ao organismo do que tomar o corticóide via oral.
      Eu abandonei todos os tratamentos já faz um bom tempo, mas isso foi uma opção minha, não levanto aqui a bandeira para todos fazerem o mesmo, mas veja só, depois de anos meu cabelo está voltando a nascer.

      Um super beijo pra ti e um Feliz Natal a você e seus familiares

  2. Drica disse:

    Como é bom ver que há novidades sendo publicadas em revistas conceituadas como a Nature.
    Mais uma vez a genética trabalhando a favor dos nossos cabelinhos despencarem, infelizmente!!!

    Drica

  3. Alex Santos disse:

    estou com esse problema descobrir via google em ótimos sites como esse, fui no dermatologista e foi diagnosticado um tinea captis, ele passou um shampoo, uma loção que ajuda no crescimento que passo no local duas vezes ao dia, e uns comprimidos que tomei durante 7 dias de 12 em 12 horas e agora vou tomar só depois de 21 dias, esses produtos foram feitos em farmácia de manipulação, mas fazem 3 semanas e não vi resultado, acho que nem vou mais no dermatologista, pois acabei descobrindo via internet o meu problema.
    acho que vou testar a infiltração, abraços!

  4. Magno disse:

    Já é a segunda vez que aparece em mim, mas é na barba, somente do lado esquerdo. Como minha barba é cheia fica muito evidente. Da primeira vez q aconteceu eu realmente passei por um stress forte, mas agora apareceu outra vez e n lembro de ter passada por alguns stress. Pois bem, conversando com meu chefe q tb ja teve esse problema na cabeça ele me contou q tem uma barbearia em Feira de Santana – Bahia que o cara passa um produto q faz arder o local e em menos de uma semana cresce tudo e n cai nunca mais. Se quiser o endereço passo para quem tiver interesse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s