FALAR POUCO É DIZER MUITO EM POUCAS PALAVRAS…

No mundo inteiro sempre se comentou o propósito do falar e suas conseqüências.  “Quando falares cuide para que as palavras sejam melhores que o silêncio”; é um ditado hindu.  Os alemães dizem “as salsichas devem ser compridas e os discursos curtos”.  Lutero o grande filósofo religioso afirmou “quanto menos palavra melhor a reza”.   Da sabedoria popular aprendemos “Quem muito fala, muito erra”.

São avaliações críticas que se formam a propósito de falar muito, conteúdo da fala, comunicação pretendida, precisão e bom senso. Vale bastante considerarmos a impetuosidade e a maldade. Uma palavra pode ferir mais que uma espada. São as palavras contundentes oportunas ou não que podem construir, mas geralmente são destrutivas, especialmente quando desprovidas de verdade e cheias de agressividade.

Quem fala precisa ouvir também. Ouvir traz sabedoria, falar arrependimento. Quem escuta aprende. Quem não gosta de ouvir imagina que só existe uma verdade, a sua, pura prepotência. Ouvir e pedir opinião tem poder de solução, são ensinamentos do dia-a-dia da vida.

O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute, diz um pensamento oriental. Pena que a maioria das pessoas não gosta de ouvir!

“O pássaro não canta porque tem uma mensagem, mas por ter uma canção.”

 

Texto de autoria desconhecida, caso alguém conheça o autor, favor citá-lo para que eu possa dar os devidos créditos.

Claudinha

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Dicas, Diversos, Reflexão e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s