AS MULHERES DE ATENAS E AS VIUVAS PORTUGUESAS

Por Claudia Grycak

A origem do costume ocidental de vestir-se de negro por ocasião de uma morte é ancestral: já os antigos egípcios usavam esta cor com esse significado. Dos egípcios, a tradição passou para os romanos, que vestiam uma toga preta, sem ornamentos, nessas circunstâncias. A tradição espalhou-se pelos quatro cantos do Império Romano e foi adotada pela Igreja Católica. 

Algumas tradições antigas teimam em resistir em alguns países, em alguns lugares da Grécia, ainda hoje é possível se ver senhoras andando pelas ruas todas vestidas de preto, o que significa que estão em luto. 

O costume varia de região para região, quando perde-se o pai ou irmão as mulheres ficam de luto (vestem-se de preto) por 03 anos, mas quando ficam viúvas usam preto para o resto de suas vidas. 

Em Portugal, as viúvas cobriam-se da cabeça aos pés; camisa, saia, chinelo, meias, absolutamente tudo na cor preta… ainda hoje em Portugal também encontram-se algumas senhorinhas pelas ruas vestidas todas de preto.  

A tradição de se usar o preto deve-se ao fato de esta cor evocar a ausência, pois lembra a noite, a ausência de luz.

Neste momento você deve estar se perguntando:

 O QUE AS MULHERES DE ATENAS E AS VIUVAS PORTUGUESAS TEM  A VER COM ALOPÉCIA??

Pois é, então, justamente aí que eu queria chegar…

Somos portadores de alopécia sim, mas não somos obrigados a carregar essa “marca” para o resto de nossas vidas como fazem as mulheres de atenas e as viuvas portuguesas.  Várias pessoas tem alopécia universal, outros não, mas não é por causa disso que temos que ficar desfilando nossas carequinhas por aí. 

Claudinha

Claudinha

Seja de lenço, de peruca, careca o importante é cada um tentar ser feliz a sua maneira, sem tentar impor regras para que as pessoas nos aceitem.  Não é porque prefiro usar perucas e lenços que não aceito a minha condição!!!  Gosto de optar o que usar na cabeça da mesma forma que faço a opção do que vestir, do que comer, aonde ir.

Cada um é cada um e isso deve ser respeitado acima de qualquer coisa. 

Beij0cas, Claudinha

 

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alopécia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para AS MULHERES DE ATENAS E AS VIUVAS PORTUGUESAS

  1. Silvia disse:

    É isso aí Claudia, cada um é cada um a única regra geral é que buscar a felicidade (se não fere ninguém) é um direito de todos!

  2. Renata disse:

    Aiiiiiiiiiiii, essa doeu! É isso aí Claudinha.
    Como já disse anteriromente, na comunidade de Alopécia do orkut, faço parte de comunidades de gordinhas na internet e sou a criadora de um blog muito conhecido do segmento, com mais de 300 mil visitas mensais.
    Gosto de ser gordinha, tenho um blog para gordinhas, mas não acho que para ser uma gordinha bem-resolvida eu tenha que ir numa praia de fio-dental, por exemplo. Não tenho vergonha das minhas gordurinhas.
    Da mesma forma, não acho que quem tenha alopécia só seja bem-resolvida se sair careca, sem perucas ou lenços, na rua. Quem quiser, tudo bem. Quem não quiser, está bem também.
    Percebo uma classe (pequenininhazinhazinha) de mulheres com alopécia que até atacam aquelas que querem usar perucas e lenços. Essa rebeldia e intolerância, no fundo, no fundo, é coisa de gente que não se aceita, que não lida bem com o próprio problema (embora tente transparecer que seja PHD no caso) e se sente diminuída com a felicidade alheia.

    Ufa..

    Falei muito?

    Um beijo,

    Renata

  3. Drica disse:

    Bom pessoal acho que sempre deve prevalecer o bom senso não é mesmo?
    Creio que a nossa liberdade termina onde começa a do outro e é exatamente por isso que o respeito deve ser nossa bandeira.
    E por falar em bandeira cada um carrega e hasteia a qual quiser no seu jardim mas nada de fincar a sua no meu gramado.
    Quem se sente bem usando lenço, peruca, prótese, touca, bandana… que use e quem não gosta não use ué, qual é o problema???
    Eu gosto muito das cores amarelo e laranja mas se eu vestir uma roupa dessas cores fico parecendo um bicho de goiaba então no way, mas tem gente que fica linda!!!
    E entre laços e abraços as amizades vão se multiplicando.
    Gde beijo a todos os amigos e amigas.

    Drica

  4. Drê disse:

    Adorei o blog…vcs são as coisas mais fofas…é muito bom saber que não estamos sozinhas…e q somos lindas sim…do nosso jeito único…com nossa beleza diferente…felizes e amadas do jeito que somos…
    Que Deus abençoe vcs sempreeeeeeeeee…beijocooooonas…

    • Oi Drê
      Obrigada pela visita!! Seja muito bem vinda!!
      Nossa intenção é justamente essa, mostrar para todos que não somos os únicos com o problema e que podemos ser felizes sim!!
      Que você também seja muito abençoada
      Beijocas,
      Claudinha

  5. Cris disse:

    Olá!!!
    Passei para deixar um recadinho e dizer que sou sua leitora (praticamente diária).
    Adorei!!!
    Você carrega, sim, uma “marca”. Ela se chama “personalidade”.
    Isso é uma das características mais importantes no ser humano. Não tem nada a ver com cabelo, lenço, peruca, alopécia, mas sim com dignidade. E isso você tem de sobra. Você é você mesma!!!!!
    Parabéns pelo seu blog. Nunca imaginei que a minha irmãzinha faria tanto sucesso!!!!! Tenho muita admiração por você e muito orgulho de ser sua irmã. Te amo.
    Beijos, Cris

    • Desculpe gente, mas um momento família em nosso blog:

      Oi Cris,

      Que surpresa seu comentário… fiquei emocionada!!
      O que posso te dizer: VOCÊ SEMPRE FOI UM DOS MEUS MAIORES EXEMPLOS!!
      E se hoje sou a mulher que sou, devo a você e a nossos pais.
      Obrigada por todo apoio e incentivo que tenho recebido de você e da mãe em todas as situações adversas que tenho passado…
      TE AMO, VIU!!

      Beijos, Clau

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s