BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE MAÇÃ

Olá, Pessoal.

Tudo bem com vocês?  Espero que sim…

Só esse tempo chuvoso que não está legal né?!! Férias com crianças dentroo de casa é um caos, fico imaginando duas primas minhas que têm 3 crianças…

Bom mas hoje gostaria de compartilhar com vocês um texto sobre os benefícios do vinagre de maçã para a nossa saúde, publicado no site Nutrição em Foco.

Vocês sabiam que nele existem mais de 30 componentes essencias para a nossa saúde?  E que entre as propriedades atribuídas a ele está a manutenção da saúde dos cabelos?  Tem até um livro chamado “As Maravilhas do Vinagre de Maçã” da Editora Alaúde com receitas para saúde, casa e beleza.

Pois é, vivendo e aprendendo… e cada vez mais a certeza de que nossa alimentação também influência na saúde de nossas madeixas.

Espero que gostem do conteúdo!

Beijocas,

Claudinha

122373347

O vinagre de maçã é um produto obtido a partir da fermentação da maçã e tem sido usado na tradição popular desde a década de 40 para o combate e tratamento de diversas enfermidades.

Segundo pesquisas, seu consumo pode ser extremamente benéfico para aqueles que desejam manter uma vida saudável, e isso deve-se à presença de mais de 30 componentes essenciais para a manutenção da saúde, dentre estes, vitaminas do complexo B, ácido fólico, substâncias antioxidantes, ferro, ácidos orgânicos, enzimas e minerais.

Várias são as propriedades atribuídas ao seu consumo e, dentre essas, pode-se citar: estimulação da digestão, manutenção da saúde da pele e dos cabelos, redução da caspa e da queda capilar, redução de processos inflamatórios, propriedades diuréticas e antibióticas, atuação no emagrecimento e, por fim, atuação no aumento dos níveis de HDL, garantindo assim, efeito benéfico sobre a saúde cardíaca.

De acordo com estudos realizados nos Estados Unidos, os cientistas evidenciaram que o consumo de uma ou duas colheres de sopa de vinagre de maçã associou-se a um aumento considerável dos níveis de HDL (o bom colesterol). Além disso, estudos anteriores demonstraram que o seu consumo esteve associado a uma redução dos níveis de LDL (o colesterol ruim).

Para quem não sabe, LDL é o nome dado a uma proteína que tem como função realizar o transporte do colesterol do sangue para os tecidos e realizar a deposição da gordura nos vasos sanguíneos, enquanto o HDL refere-se a uma proteína capaz de transportar o colesterol dos tecidos para o fígado, orgão responsável por sua excreção. Os níveis de lipoproteínas estão diretamente relacionados com o tipo de gordura oferecida pela dieta, assim, as gorduras saturadas e trans favorecem o aumento da lipoproteína LDL, enquanto o consumo de gorduras insaturadas proporciona um aumento da proteína transportadora HDL.

Dados da literatura indicam ainda, que o consumo de vinagre de maçã está associado ao emagrecimento, à redução da circunferência abdominal e diminuição dos picos de insulina e redução da taxa glicêmica após o consumo de uma refeição rica em carboidratos. Segundo pesquisas, o fator que contribui para o emagrecimento seria a pectina, uma substância que atua tanto na promoção da saciedade quanto na redução do apetite.

É importante lembrar que o consumo do vinagre de maçã deve ser realizado com moderação e sempre associado a hábitos de vida saudáveis, como reeducação alimentar e prática de atividade física.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s