Embora muitas pessoas não tenham conhecimento, a alopecia areata é um distúrbio autoimune comum. A queda de cabelo sempre foi e continua sendo o foco de muita pesquisa e inovação, simplesmente porque é um problema significativo que atinge milhões de pessoas.
Embora ofereçam milhares de tratamentos nos consultórios e produtos milagrosos na internet, a medicina ainda não conseguiu desenvolver um tratamento que seja eficaz a todos os portadores.
O tofacitinibe, é uma medicação utilizada para pacientes com artrite reumatóide, que surgiu no mercado em 2012 e desde então ela vem sendo testada como possível tratamento de diversas outras doenças autoimunes. Há 06 anos tem sido objeto de estudo para tratamento de queda capilar.
Em 2014 foi divulgado o primeiro caso de tratamento bem sucedido, em um homem com o Tofacitinibe. Além do cabelo, cresceram os pêlos das sobrancelhas e cílios, além do rosto e axila, todos afetados pela alopécia.
Em 2017, foram incluídos 90 pacientes com mais de 18 anos e pelo menos 40% do couro cabeludo comprometido, desses, 66 pacientes tiverem retorno positivo no crescimento capilar.
Em 2018 foram avaliados 10 pacientes adultos com alopecia areata extensa e persistente. Eles foram tratados durante 24 semanas com pomada de Tofacitinibe a 2%. Um total de 3 pacientes apresentaram resposta ao tratamento, sendo que 1 teve retorno significativo do crescimento.
“O citrato de tofacitinibe é um medicamento capaz de modular o sistema imune. Para exercer suas funções corretamente, cada célula do nosso organismo tem uma série de sinalizadores internos que orientam a forma correta de cada parte da célula funcionar. Esses sinalizadores são pequenas proteínas chamadas de citocinas. Dentre as diversas funções das citocinas, estão papéis essenciais no controle das respostas imunes, inclusive em doenças autoimunes.”
O Tofacitinibe faz parte de uma geração de medicamentos para o tratamento da alopecia areata. O alto custo da medicação em torno de R$ 5.000,00 por mês, os diversos efeitos colaterais e a dificuldade de manutenção da resposta terapêutica são alguns dos desafios que ainda precisam ser vencidos.
Caso consigam demonstrar resultados consistentes e solucionar esses pontos, o tofacitinibe poderá se firmar como opção de tratamento para a cura da alopecia.
Eu tenho areata há mais de 10 anos e tinha cerca de 50% do cabelo, já fiz vários tratamentos, c algumas melhoras, seguidas de pioras, mas desde março de 2019 estou usando o Tofacitinibe manipulado, 90 cápsulas custam cerca de R$300 reais e dura 1 mês e em uns 6 meses todas falhas já estavam repiladas e os fios estão crescendo bastante. Está sendo o melhor resultado que ja tive. Super recomendo.
Bom dia, Tamires
Tudo bem com você?
Demorei um pouco para aprovar seu comentário pois estava pesquisando a respeito.
Desculpe, mas é muito estranho tofacitinibe manipulado, essa medicação é caríssima, somente um laboratório faz.
Posso estar errada, se estiver peço desculpas, mas é tofacitinibe mesmo???
Qualquer farmácia manipula ou você precisou comprar em um determinado lugar?
Me ajuda a entender…rsrsrsr
Beijocas, Claudinha
Vc é de qual cidade? Qual farmácia mandou manipular?
Obrigada