VOCÊ PRATICA ONICOFAGIA??

O nome é um pouco assustador, mas tenho quase certeza de que você já praticou alguma vez na sua vida e se não praticou com certeza conhece e até já viu pessoas fazendo Onicofagia.  Adultos, idosos praticam esse ato, mas calma não entre em desespero, Onicofagia não é nenhum ritual macabro, tanto que as crianças são as que mais praticam.

Onicofagia é o termo dado ao hábito de roer unhas.  Agora me responda, você conhece ou não um Onicófago?? rsrsrsrs

A onicofagia é o singular de hábito de roer unhas, é um dos hábitos mais comuns em que vemos em, crianças, jovens e adultos.   O hábito e a  necessidade de roer ou até mesmo de comer as unhas, está ligado a um estado de psico-emocional de ansiedade ou seja, considerado como reflexo de desajustes emocionais.  A incidência diminui após os 16 anos de idade. Portanto, considerado normal entre as idades de 4 a 18 anos, devido a sua alta prevalência nesta faixa etária.  A causa do hábito ainda não se sabe. Porém, pessoas que roem unhas têm mais ansiedade do que aqueles que não têm a onicofagia, nenhuma diferença significativa em relacionar a onicofagia à ansiedade. Outros citam a tendência familiar devido, provavelmente, ao ato de imitação.

As conseqüências

O hábito de roer unhas pode provocar sérios problemas. Roer as unhas produz ferimentos que servem de porta de entrada para vírus como o HPV, causador de verrugas na pele.  Quem engole pedaços de unhas pode ter pequenas lesões no estômago ou no intestino. Um outro fator é, as mãos podem estar sujas e a pessoa acaba ingerindo germes.

Tratamento

De modo geral, a onicofagia não é um caso de se preocupar e, se não estimulado, com o tempo desaparece. Embora, se estiver associado a outros problemas, o quadro é mais complexo e precisará de ajuda especializada.

Veja alguns exemplos que ajudará a controlar a onicofagia:

  • Manter as unhas bem cortadas, evitando que as pontas mal aparadas sirvam de tentação para os roedores.
  • Mordedor de borrachas (Principalmente quando está assistindo filme, jogos, novelas, ect.)
  • Chicletes sem açúcar
  • Ocupar as mãos do indivíduo com atividades (trabalhos manuais ou instrumentos).
Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Curiosidades, Dicas, Diversos, Doenças, Saúde, Utilidade Pública e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para VOCÊ PRATICA ONICOFAGIA??

  1. Rosilda disse:

    Olá! Conheço muita gente que tem esse hábito, minha irmã é uma delas, seus dedos parecem batatinhas. Mas eu felizmente deixei esse costume ainda na infância, meu pai passava pimenta malagueta nos nossos dedos, mas na minha irmã o método não funcionou. Ainda bem que eu parei de roer as unhas, porque sou viciada em esmaltes, eu e minha filha, e temos uma coleção deles!

    • Pois é Rolsida, o velho método da pimenta dos dedos…
      Eu tinha o costume de roer as unhas, havia parado há pelo menos uns 11 anos e acredite se quiser, de 02 semanas para cá vira e mexe me pego com o dedo na boca… com certeza ansiedade por conta do trabalho, mas fiquei apavorada com a possibilidade de voltar a roer unhas (eca!)
      Beijocas,
      Claudinha

  2. Drica disse:

    Acreditem, somente parei de roer as unhas após os 15 anos.
    Associo à ansiedade que tenho desde criança.
    Hoje superei esse vício, graças a Deus.

    Drica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s