MINERAIS PARA UMA SAÚDE MELHOR: MANGANÊS

Boa tarde, Pessoal!!

Tudo bem com vocês?  Espero que sim…

Como foi o final de semana?  Aproveitaram bastante?  Energias renovadas para uma semana completa?  Espero que sim…  Hoje vamos conhecer o último minenal da série “Minerais para uma saúde melhor”, espero que tenham gostado da série.

Um super beijo a todos, Claudinha

Principais funções:

Auxilia na formação de tecido conjuntivo e ósseo, no crescimento e nas funções de reprodução. “Participa, ainda, dos processos de regulação do metabolismo de aminoácidos, colesterol e carboidratos”, diz a nutricionista Daniela Jobst. Mas sua função mais importante é a proteção extra que confere a uma grande variedade de células, incluindo neurônios do sistema nervoso central, graças à sua ação antioxidativa.

O que sua falta provoca

Atraso no crescimento e problemas na função reprodutora, menor tolerância à glicose e alterações no metabolismo que podem levar a perdas súbitas de peso. Vômitos e disfunções no pâncreas são outros sintomas importantes.

Problemas no excesso

Desestabilização do sistema nervoso central, com degeneração lenta de neurônios, provocando tremores semelhantes aos associados à doença de Parkinson.

Recomendação diária

150 mcg

Boas fontes

  • Gérmen de trigo (1 colher de sopa contêm 2,8 mg);
  • Noz-pecã (em 60 g ou 12 unidades, 2,68 mg);
  • Soja assada (em 86 g ou uma porção pequena, 1,88 mg);
  • Batata-doce (em 128 g ou uma unidade grande, 1,27 mg);
  • Abacaxi (em 78 g ou uma fatia fina, 1,25 mg)
Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alimentação, Curiosidades, Dicas, Diversos, Saúde, Utilidade Pública e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s