Por Adriana Balthazar
Olá queridos e queridas espero que estejam ótimos.
Vamos falar um pouquinho sobre doenças auto-imunes? Como sabemos a Alopecia Areata é uma das inúmeras doenças auto-imunes existentes, então por isso fiz um pequeno e simplificado resumo para nos familiarizarmos mais um pouco com o assunto. Espero que aproveitem!!!
Bjks, Drica
Doenças auto-imunes ou de auto-agressão são aquelas em que desenvolvemos certas reações imunológicas contra constituintes naturais do organismo (próprios), levando a lesões localizadas ou sistêmicas. Fazem parte deste grupo de doenças a artrite reumatóide, o lúpus eritematoso sistêmico, a esclerose sistêmica progressiva, a polimiosite-dermatomiosite, a tireoidite autoimune, a miastenia grave, a colite ulcerativa, a alopecia areata, dentre outras.
Essas doenças ocorrem devido à formação de anticorpos contra constituintes do próprio organismo. Nesse caso, tais constituintes passam a significar, erroneamente, agressores (antígenos) ao nosso sistema imunológico. E quando o anticorpo adere ao antígeno há ativação de proteínas plasmáticas que estimulam uma cadeia de reações, a qual culmina na destruição celular e necrose do tecido, com muitas consequências sobre a função do órgão e sobre o próprio organismo.
Em suma a doença auto-imune ocorre quando o sistema de defesa perde a capacidade de reconhecer o que é “original de fábrica”, levando a produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo. No nosso caso nosso sistema imune reconhece os folículos pilosos como “invasores” e cria anticorpos para atacá-los, aí se instala a queda.
Muitas indagações têm sido feitas no sentido de se determinar por que, de repente, um constituinte orgânico próprio do organismo passa a ser reconhecido como “corpo estranho”. Supõe-se este tipo de reação anômala seja facilitada por uma atividade diminuída de células imuno-supressoras. Assim sendo, a falência da atividade imuno-supressora explicaria o surgimento de certas doenças auto-imunes e, como sabemos ao tratar das infecções e emoções, o estresse pode perfeitamente ser capaz de modificar as atividades das células T, incluindo a atividade supressora.
Quando estudamos as causas das chamadas doenças auto-imunes, veremos que se tratam de doenças tipicamente multifatoriais, de múltiplos fatores envolvidos em sua etiologia, e aqui se inserem o estresse e os fatores psicossociais no desenvolvimento, evolução ou agravamento da doença.
Dentre as inúmeras doenças auto-imunes, as mais comuns são:
- Diabetes Tipo 1
- Lúpus
- Artrite Reumatóides
- Doença de Crohn
- Esclerose múltipla
- Vitiligo
- Tireoidite de Hashimoto
- Esclerodermia
- Doença celíaca
- Hepatite Auto-imune
- Síndrome de Guillain-Barré
- Anemia hemolítica
- Granulomatose de Wegner
Fontes: http://www.mdsaude.com; http://gballone.sites.uol.com.br
Pois é, essas danadinhas dessas doenças auto-imunes literalmente nos deixam carecas!!
Como se não bastasse ser portadora da Alopécia, há alguns meses descobri ser portadora de Artrite Reumatóide.
É uma doença chatinha que ataca as articulações e como a Alopécia cada caso é um caso… Já troquei de medicação 3 vezes, na primeira a medicação era fraca e não tirava as dores. Na segunda vez, acertamos na medicação mas em contrapartida as minhas funções hepáticas começaram a apresentar problemas e nessa ultima a medicação atacou meu fígado de vez.
Diferente da alopécia, os tratamentos não podem ser abandonados, tem que ir tentando até acertar uma medicação pois a falta de tratamento pode trazer complicações sérias!!
É uma doença muito comum em mulheres, por isso meninas, se sentirem dores constantes nos pulsos, no tornozelo, nas articulações em geral sem explicação, procurem um médico!!
Boa noite meu nome Sheila .. como vc esta como seu tratamento alopeia e hoje como vece esta
Claudinha é muito bom vc falar também sobre a artrite reumatóide, porque muitas pessoas podem ter e ainda não conseguiram diagnosticar.
Sempre de olho na nossa saúde.
Bjinhos.
Drica
oi mheu nome é ana claudia……….a 2 anos descobri que tenho hipertireoidismo e foliculite que hoje esta controlada.comecei a me sentir mal,dor de cabeça pressão alta, taquicardia,sensação de desequilibrio(vertigem) e dor no pescoço………fui fazer exmes onde apareceu fora o hipertireoidismo …..leucocitos 10.750 e linfocitos de 4750……a medica me mandou para uma hematologista……………pq? o que sera que tenho agora????por favor se souberem me responder agradeço
A ALOPECIA AUTO IMUNE TEM CURA,FIQUEI COM UM BURACO NO CABELO,CAIU DE REPENTE.
Olá descobri esta semana que tem alopecia areata,meu cabelo está caindo,minhas unhas estão literalmente desmanchando-se,tenho dores orriveis nas articulações,mais fui apenas na dermatologista,não falei dos outros sinas que meu corpo está dando;
será que devo ir a um clínico?
Oi meninas tenho Alopercia Universal, já 2 anos ainda estou em tratamento. Foi bom saber desse site, bom dia quem com DEUS.
tambem gostaria de saber tem uma pessoinha q tem e eu queria muito poder ajudar a amo muito por favor nos ajude
Boa noite
Tenho alopecia Areata desde o 5 anos e hoje tenho 28 anos. Todos os dias é uma luta pq é uma doença para toda vida. Mas tenham esperança, pq já cheguei a perder 90% do meu cabelo e hoje tenho poucas placas do qual escondo com facilidade. Busquem o equilíbrio e sempre façam o tratamento, irá ver excelentes resultados 😁