DOENÇAS AUTO-IMUNES

Por Adriana Balthazar

Olá queridos e queridas espero que estejam ótimos.

 Vamos falar um pouquinho sobre doenças auto-imunes?  Como sabemos a Alopecia Areata é uma das inúmeras doenças auto-imunes existentes, então por isso fiz um pequeno e simplificado resumo para nos familiarizarmos mais um pouco com o assunto.   Espero que aproveitem!!!

Bjks, Drica

Doenças auto-imunes ou de auto-agressão são aquelas em que desenvolvemos certas reações imunológicas contra constituintes naturais do organismo (próprios), levando a lesões localizadas ou sistêmicas. Fazem parte deste grupo de doenças a artrite reumatóide, o lúpus eritematoso sistêmico, a esclerose sistêmica progressiva, a polimiosite-dermatomiosite, a tireoidite autoimune, a miastenia grave, a colite ulcerativa, a alopecia areata, dentre outras.

Essas doenças ocorrem devido à formação de anticorpos contra constituintes do próprio organismo. Nesse caso, tais constituintes passam a significar, erroneamente, agressores (antígenos) ao nosso sistema imunológico. E quando o anticorpo adere ao antígeno há ativação de proteínas plasmáticas que estimulam uma cadeia de reações, a qual culmina na destruição celular e necrose do tecido, com muitas consequências sobre a função do órgão e sobre o próprio organismo.

Em suma a doença auto-imune ocorre quando o sistema de defesa perde a capacidade de reconhecer o que é “original de fábrica”, levando a produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo. No nosso caso nosso sistema imune reconhece os folículos pilosos como “invasores” e cria anticorpos para atacá-los, aí se instala a queda.

Muitas indagações têm sido feitas no sentido de se determinar por que, de repente, um constituinte orgânico próprio do organismo passa a ser reconhecido como “corpo estranho”. Supõe-se este tipo de reação anômala seja facilitada por uma atividade diminuída de células imuno-supressoras. Assim sendo, a falência da atividade imuno-supressora explicaria o surgimento de certas doenças auto-imunes e, como sabemos ao tratar das infecções e emoções, o estresse pode perfeitamente ser capaz de modificar as atividades das células T, incluindo a atividade supressora.

Quando estudamos as causas das chamadas doenças auto-imunes, veremos que se tratam de doenças tipicamente multifatoriais, de múltiplos fatores envolvidos em sua etiologia, e aqui se inserem o estresse e os fatores psicossociais no desenvolvimento, evolução ou agravamento da doença.

Dentre as inúmeras doenças auto-imunes, as mais comuns são:

  • Diabetes Tipo 1
  • Lúpus
  • Artrite Reumatóides
  • Doença de Crohn
  • Esclerose múltipla
  • Vitiligo
  •  Tireoidite de Hashimoto
  • Esclerodermia
  • Doença celíaca
  • Hepatite Auto-imune
  • Síndrome de Guillain-Barré
  • Anemia hemolítica
  • Granulomatose de Wegner

 Fontes: http://www.mdsaude.com; http://gballone.sites.uol.com.br

Publicidade

9 comentários sobre “DOENÇAS AUTO-IMUNES

  1. Claudia Grycak sexta-feira, 16 abril 2010 / 12:25

    Pois é, essas danadinhas dessas doenças auto-imunes literalmente nos deixam carecas!!
    Como se não bastasse ser portadora da Alopécia, há alguns meses descobri ser portadora de Artrite Reumatóide.
    É uma doença chatinha que ataca as articulações e como a Alopécia cada caso é um caso… Já troquei de medicação 3 vezes, na primeira a medicação era fraca e não tirava as dores. Na segunda vez, acertamos na medicação mas em contrapartida as minhas funções hepáticas começaram a apresentar problemas e nessa ultima a medicação atacou meu fígado de vez.
    Diferente da alopécia, os tratamentos não podem ser abandonados, tem que ir tentando até acertar uma medicação pois a falta de tratamento pode trazer complicações sérias!!
    É uma doença muito comum em mulheres, por isso meninas, se sentirem dores constantes nos pulsos, no tornozelo, nas articulações em geral sem explicação, procurem um médico!!

    • maria sheilani domingo, 8 setembro 2013 / 23:27

      Boa noite meu nome Sheila .. como vc esta como seu tratamento alopeia e hoje como vece esta

  2. Drica sexta-feira, 16 abril 2010 / 18:25

    Claudinha é muito bom vc falar também sobre a artrite reumatóide, porque muitas pessoas podem ter e ainda não conseguiram diagnosticar.
    Sempre de olho na nossa saúde.
    Bjinhos.

    Drica

  3. ana claudia quinta-feira, 6 setembro 2012 / 13:43

    oi mheu nome é ana claudia……….a 2 anos descobri que tenho hipertireoidismo e foliculite que hoje esta controlada.comecei a me sentir mal,dor de cabeça pressão alta, taquicardia,sensação de desequilibrio(vertigem) e dor no pescoço………fui fazer exmes onde apareceu fora o hipertireoidismo …..leucocitos 10.750 e linfocitos de 4750……a medica me mandou para uma hematologista……………pq? o que sera que tenho agora????por favor se souberem me responder agradeço

  4. JULIANA CARVALHO DA SILVA MATEUS sábado, 3 novembro 2012 / 10:18

    A ALOPECIA AUTO IMUNE TEM CURA,FIQUEI COM UM BURACO NO CABELO,CAIU DE REPENTE.

  5. Katia Saraiva domingo, 26 maio 2013 / 11:08

    Olá descobri esta semana que tem alopecia areata,meu cabelo está caindo,minhas unhas estão literalmente desmanchando-se,tenho dores orriveis nas articulações,mais fui apenas na dermatologista,não falei dos outros sinas que meu corpo está dando;
    será que devo ir a um clínico?

  6. Oderlandia Lima segunda-feira, 29 julho 2013 / 12:25

    Oi meninas tenho Alopercia Universal, já 2 anos ainda estou em tratamento. Foi bom saber desse site, bom dia quem com DEUS.

  7. luzia segunda-feira, 31 março 2014 / 19:51

    tambem gostaria de saber tem uma pessoinha q tem e eu queria muito poder ajudar a amo muito por favor nos ajude

  8. Amara domingo, 22 março 2015 / 17:54

    Boa noite

    Tenho alopecia Areata desde o 5 anos e hoje tenho 28 anos. Todos os dias é uma luta pq é uma doença para toda vida. Mas tenham esperança, pq já cheguei a perder 90% do meu cabelo e hoje tenho poucas placas do qual escondo com facilidade. Busquem o equilíbrio e sempre façam o tratamento, irá ver excelentes resultados 😁

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s