MANIA DE ARRANCAR CABELOS

Todos nós temos manias, não adianta dizer que não: roer unhas, esfregar as mãos, organizar as roupas por cores, mania de sapatos, de bolsas, mania de perseguição e acreditem, tem pessoas que tem mania de arrancar o próprio cabelo.  Sim vocês não entenderam errado MANIA DE ARRANCAR CABELOS!!!

Algumas situações cotidianas as vezes nos deixam literalmente com vontade de arrancar os cabelos, mas ficamos sempre na vontade, nunca chegando a ação.  Enquanto corremos atrás de tratamentos para nosso cabelo nascer, tem gente por aí que sofre de Tricotilomania (TTM) – mania de arrancar cabelos.

A doença é muito mais conhecida pelos seus sintomas do que pelo seu nome.  O tricotilomaniacos arrancam os fios de cabelo para controlar a ansiedade ou nervosismo, especialistas dizem que a origem da doença pode ser de distúrbios químicos, alterações genéticas ou origem alérgica.

Os portadores da doença sente uma vontade incontrolável de arrancar os cabelos levando-0s a calvicie, além dos cabelos, muitos portadores acabam tirando sobrancelhas e cílios, mas há casos em que as pessoas tiram até os pêlos pubianos.  Crianças também podem exibir esse comportamento e as vezes arrancam os pêlos até mesmo de seus bichinhos de estimação.

Pessoas que sofrem de TTM, costumam brincar com os cabelos que arrancam, examinando a raiz, passando os cabelos nos seus lábios, mordendo e até mesmo comendo-os (Tricotilofagia).  A verdade  é que ainda não se sabe qual é a causa da Tricotilomania e pesquisas ainda estão sendo efetuadas com fins de descobrir mais sobre esse distúrbio.

A marioria dos casos tem cura e médicos afirmam que situações de depressão ou estresse podem ser fatores desencadeantes da doença.  Algumas pessoas portadoras de Alopécia, sofrem de tricotilomania, mas sentem vergonha de informar ao médico, mas nenhuma informação deve ser omitida do profissional que nos atende.

Quer saber mais sobre a mania de arrancar cabelos:  Visitem o site: http://tricotilomaniaonline.tripod.com/

Uma boa noite a todos!!

Beijinhos, Claudinha

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alopécia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para MANIA DE ARRANCAR CABELOS

  1. Daiane disse:

    Oi meu nome é Daiane,eu arranco e como minha raiz a 20 anos primeiro comecei pelo cilios e sombrancelhas aos 7 anos de idade depois aos 12 comecei pela franja depois foi o cabelo todo e pelos de todo o corpo a pinça virou minha melhor amiga … Eu nunca cheguei a falar para minha familia me levaram ao medico e ele disse que era alopecia areta esse nome me serviiu para muitas desculpas enganei todo mundo fato!!!um dia antes da minha mae falecer ela me viu arrancando e disse filha para de fazer isso ….. E quando ela se foi tudo piorou engordei fiquei com muitas falhas no couro e logico o olho humano é um ima,logo todos falavam muito e na minha gravidez eu arracancava e mordia a raiz mais logo cuspia para nao engolir,em 2012 estava lendo uma materia sobre a trico meu marido perguntou que isso foi onde eu disse me ajuda eu tenho essa doenca nao foi facil me disse que isso era friscura quanto mais ele falava mais eu arrancava e ficava muito nervosa ate que tudo que achava pela internet ele lia sobre a trico agora ele me ajuda muito comecei a ir no salao de cabelereiro e ele comecou a cuidar do cabelo hoje faz 2 mes que estou sem arrancar mas nao é facil as vezes coloco luva cubro a cabeça e quando vem a vontade peço para ele segurar a minha mao agora meu cabelo ta lindo eu nem acredito porque eu arranquei tanto e agora sinto minha cabeça quente de tanto cabelo Deus me ajuda todos os dias …….. XO trico bjs a todos

    • Daiane,
      Parabéns pela coragem de expor aqui a sua tricotilomania…
      Muito têm e poucos tem coragem de assumir!!
      Deus nunca nos desampara querida, e um psicologo podia ajudar você a tratar dessa mania, já parou para pensar nisso com carinho?
      Obrigada pela sua participação!!
      Beijocas,
      Claudinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s