ALOPÉCIA E NUTRIÇÃO

Por Claudia Grycak

Embora muitas pessoas não acreditem, a queda de cabelo pode estar relacionada a problemas de má alimentação, pois alguns nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo e isso inclui a saúde do cabelo.

Ficar muito tempo sem se alimentar, dietas mirabolantes (que nós mulheres somos especialistas nisso), anorexia, bulimia, entre outros disturbios alimentares podem estar relacionados com a queda repentina dos cabelos.  Deficiência de ferro (anemia), zinco, proteínas, falta de vitaminhas do completo B e, até mesmo, excesso de vitamina A podem estar relacionados com a queda.

Se a sua dieta for pobre em nutrientes, o organismo pode economizar proteínas para funções vitais e os fios em processo de crescimento ficam em um estágio de repouso, podendo cair após alguns meses.

Segundo os nutricionistas, devemos procurar manter o organismo saudável aproveitando ao máximo os benefícios que uma alimentação balanceada pode nos oferecer.  Uma dieta balanceada é muito importante para uma vida saudável, pois além da alopecia, várias outras patologias podem desenvolver-se por falta de nutrientes como, por exemplo, a osteoporose.

Como melhorar a “saúde de seus cabelos”:

  • Vitaminas do completo B – Nutrem o couro cabeludo e podem ser encontradas nos cereais integrais, batata, banana, uva passa, etc.
  • Vitamina A e Carotenóides – Fortalecem os fios, controlam a oxidação dos fios, ajudam a combater a oleosidade e melhoram a elasticidade dos fios.  Podem ser encontrados em vegetais verde-escuros e amarelos, no pêssego, melão, na gema do ovo e no fígado.
  • Zinco – Estimula o sistema imunulógico e pode ser encontrado nos frutos do mar e em carnes
  • Ferro – Por participar da formação da hemoglobina tem grande importância no organismo sua falta resulta no ressecamento, opacidade e o cabelo torna-se “sem vida”, podendo a cair em maior quantidade.  O ferro é encontrado na carne bovina, fígado, atum, lentilha, feijão, espinafre, ervilha, brócolis e couve, leite e derivados etc.
  • Proteínas –  são responsáveis pela estrutura, reparo e manutenção dos tecidos e pode ser encontrados nos ovos, leite, carnes vermelhas e brancas, frutas, vegetais e grãos, etc.
  • Vitamina E – Antioxidante, responsável por melhorar a circulação no couro cabeludo, encontradas nas sementes oleaginosas, gérmen de trigo, etc.

Este texto foi baseado em artigo de Milliana H. Devilla, esteticista facial e corporal formada pelo Senac, Graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Cosmetologia e Estética da Univali. 

As informações contidas neste texto são de carater informativo, NUNCA façam dietas mirabolantes, toda dieta deve ter a supervisão e o acompanhamento de um profissional e lembre-se que uma boa alimentação é essencial para uma boa saúde!!

Um lindo dia para todos!!

Beijocas, Claudinha.

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alimentação, Alopécia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para ALOPÉCIA E NUTRIÇÃO

  1. fernanda lourenço de oliveira disse:

    tenho um filho de 6 anos com alopecia areata faço tratamento a 1 ano sempre estou pesquisado sobre o assunto, gostaria de saber como é o seu tratamento troca algumas ideias , se vc poder mim passa seu msn ,é algo muito estranho pois é meuunico filho mas DEUS sabe de todas as coisas fica com DEUS vc e sua familia.

    • Olá Fernanda,
      Seja bem vinda, querida!!
      Você disse tudo, Deus sabe de todas as coisas…
      Eu particularmente não faço mais tratamentos, mas acho que as pessoas devem sim esgotar todas as possiblidades, lembrando sempre que cada caso é um caso, as vezes o tratamento que faz bem para uns, não faz o mesmo efeito para outros.
      Tem casos de alopécia que são provenientes de problemas de saúde, então tudo deve ser investigado.
      Já adicionei você no meu orkut e se quiser me adicionar no msn é só pegar o endereço lá, será um prazer imenso trocar idéias com você!!
      Um super beijo pra você e para o pequeno Maikon!!
      Claudinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s