CUIDADO COM O “PECADO” DA GULA!!

Mais um ano está terminando e, com ele está aberta a temporada dos exageros alimentares… Com um cardápio variado de delícias e sabores, fica difícil manter a linha e sempre acabamos exagerando na quantidade.

Uma  pesquisa do Ministério da Saúde,  indicou que janeiro é o mês  em que se tem um número muito grande de doenças causas por alimentos. Acabamos exagerando nas festas de final de ano, comendo o que podemos e não podemos, mas as consequências só sentimos no ano seguinte!! rsrsrs

Por isso, tome cuidado com os lugares onde irá comer (quiosques de praia ou lanchonetes podem se tornar um problema) e evite excessos. Afinal, engordar também está entre as consequências do consumo desenfreado. Veja as dicas da endocrinologista Letícia Murro, da Unicamp.

CEIA

1. Você já está satisfeita quando…

Sente que não há mais necessidade de comer. Em época de festas, é normal ingerir além do necessário por causa da variedade de pratos. Controle-se e coma por fome, não gula!

2. Você deve comer…

Com calma e mastigar bem os alimentos. Evite fazer qualquer outra atividade durante as refeições, como ver tevê, para não deixar de prestar atenção no momento em que ficou satisfeita. Essa é a hora de parar de comer!

3. Para não encher o prato…

A dica é fazer lanches ao longo do dia. Isso porque, quando você fica de estômago vazio por muito tempo, a fome aumenta e, na hora da refeição, você demora mais para se sentir satisfeita. É isso que causa o exagero.

4. Antes de começar…

A se servir nas festas, escolha aquilo que vai comer. Não precisa colocar no prato peru, lombo, uma carne diferente, arroz, batata e outros legumes! Você deve pegar apenas o que tem mais vontade e em porções pequenas.

5. Você deve começar…

Pelos legumes e saladas, para saciar parte da fome com alimentos de menor caloria e conseguir controlar melhor a quantidade de alimentos ricos em gorduras e carboidratos.

6. Para manter a forma…

Dê sempre preferência às carnes magras, controle a quantidade de óleo na hora da preparação dos pratos, substitua alimentos gordurosos por outros menos calóricos e sempre coma vegetais.

7. Os exercícios físicos…

Não devem entrar de férias junto com você. Não é porque as festas de fim de ano chegaram que você pode abandonar suas atividades regulares! Aproveite o calor e o ânimo dos dias bonitos e malhe.

Não deixe de comer o que tem vontade, afinal de contas, ninguém é de ferro, mas cuidado para não exagerar!!

E vamos se feliz…

Beijocas, Claudinha

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alimentação, Beleza, Dicas, Diversos, Festas, Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s