ALIMENTAÇÃO X ALOPECIA

Bom dia, Pessoal!!

Tudo bem com vocês?  Espero que sim…

Como todos sabem uma boa alimentação é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo e a queda de cabelo pode estar relacionada a má alimentação.  Vamos ver um pouco como funciona essa relação de alimentação X alopecia?

Uma ótima segunda-feira a todos.

Bjs, Claudinha

NUTRIÇÃO RELACIONADA À QUEDA DOS CABELOS

Mesmo que pouco freqüente, a queda dos cabelos podem estar relacionadas com uma alimentação desprovida de Nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Vários distúrbios alimentares estão envolvidos com a queda repentina dos cabelos, como a anorexia, bulimia, dietas mirabolantes como a da Lua, dos Líquidos, grandes períodos de privação alimentar e falta de proteína animal.

Quando esta relação existe, a causa pode ser a ingestão excessiva de vitamina A ou uma deficiência de ferro, vitaminas do complexo B, zinco ou proteína. A maior parte do cabelo é formada por proteína, a mesma substância encontrada nas unhas. As dietas pobres em nutrientes podem fazer com que o organismo economize suas proteínas e os fios que estavam em processo de crescimento fiquem em repouso, caindo após alguns meses.

A anemia (deficiência de ferro) pode comprometer a saúde capilar. Para obter uma alimentação saudável, o correto é seguir a pirâmide alimentar, sempre sob a orientação de um nutricionista.

O ressecamento do cabelo também é um dos fatores que estão diretamente relacionados com a desnutrição, além dos outros fatores. Deve-se procurar manter o organismo saudável para aproveitar ao máximo a riqueza nutricional proporcionada por uma alimentação balanceada.

NUTRIÇÃO RELACIONADA AO FORTALECIMENTO DO CABELO

Uma dieta balanceada é a resposta para o fortalecimento do cabelo acometido pela queda proveniente da falta de nutrientes.

Deve-se adicionar vitaminas do complexo B, pois ajudam a nutrir o couro  cabeludo, encontrado na banana, batata, uva passa e cereais integrais, etc. A vitamina A e os Carotenóides, fortalecem os fios dos cabelos, pois são antioxidantes e interrompem a destruição das células capilares causadas pela oxidação e também auxiliam na regularização da oleosidade do couro cabeludo e aumentam a elasticidade do fio. São encontrados no fígado, gema de ovo, pêssego, melão, vegetais amarelos e verde-escuros, etc. O zinco, pelo fato de que ele estimula o sistema imunológico, encontrado em carnes, frutos do mar, etc. O ferro tem grande importância no organismo por participar da formação da hemoglobina, sua falta resulta no ressecamento, opacidade e o cabelo torna-se “sem vida”, podendo amarelar e até cair em maior quantidade.  O ferro é encontrado na carne bovina, fígado, atum, lentilha, feijão, espinafre, ervilha, brócolis e couve, leite e derivados etc.Frutas e sucos ricos em vitamina C ajudam o organismo na sua absorção.  Além das outras funções, as proteínas são responsáveis pela estrutura, manutenção e reparo dos tecidos, são encontrados nos ovos, leite, carnes vermelhas e brancas, frutas, vegetais e grãos, etc. Vitamina E, antioxidante, responsável por melhorar a circulação no couro cabeludo, encontradas nas sementes oleaginosas, gérmen de trigo, etc.

Deve-se evitar alimentos ricos em gorduras saturadas, pois aumentam a oleosidade do couro cabeludo, e, por fim, evitar dietas drásticas sem acompanhamento médico.

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alimentação, Alopécia, Beleza, Cabelos, Curiosidades, Dicas, Diversos, Nutrição, Saúde, Utilidade Pública e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para ALIMENTAÇÃO X ALOPECIA

  1. jessica disse:

    ola tenho 17 anos e tenho alopesia areta quero saber se nao posso comer carne .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s