SEGREDO DA AUTOESTIMA EM DIA ESTÁ EM VISÃO REALISTA DE SI PRÓPRIO

Texto da psicóloga Miriam Barros, publicado no site Minha Vida.

Você já parou para pensar que o julgamento mais importante da sua vida é aquele que você faz sobre si mesmo? A autoestima se refere justamente a esse julgamento.

Ter uma boa autoestima contribui para a sensação de felicidade e de realização pessoal. Esse é um dos fatores que mais influencia as pequenas e grandes decisões que tomamos na vida. Como a vida depende em grande parte das escolhas que fazemos, então é hora de pensarmos em como anda a visão que temos a nosso próprio respeito.

Infelizmente, essa é uma característica que não nasce conosco. Ela vai sendo construída de acordo com os incentivos, olhares, elogios e conquistas que vamos acumulando dentro de nós.

Nenhuma pessoa é totalmente carente de autoestima. Assim como não existe ninguém que tenha 100% de autoestima positiva.

Existem diversos graus de autoestima e isso pode mudar com o tempo. Qualquer pessoa pode melhorar a sua.

O SEGREDO DA AUTOESTIMA

Um dos maiores segredos para elevar a autoestima não está no exterior, como muitos acreditam. É claro que gostar da própria aparência faz parte, mas não é só isso. A capacidade de viver conscientemente e agir segundo aquilo que se enxerga da realidade é um dos fatores mais importantes para estar satisfeito consigo mesmo. Podemos escolher entre negar aquilo que vemos da realidade, mas também podemos escolher enxergar, mesmo que nos desagrade.

A forma como lidamos com a nossa consciência é o maior determinante para termos autoconfiança, autorespeito e autoestima. Quanto mais negamos aquilo que vemos, mais o nosso senso de valor próprio sofre. Essa consciência diz respeito a não fechar os olhos para os fatos da realidade – ao contrário, se trata de tentar compreender aquilo que afeta as nossas atitudes, propósitos, valores e metas. É comportar-se de acordo com aquilo que se percebe.

A autoaceitação é uma parte importante dessa tomada de consciência. É a capacidade de tomar consciência sobre quem somos, com nossas qualidades, defeitos, imperfeições e atitudes negativas. Significa não negar os nossos defeitos e comportamentos maus, aceitar a nossa imperfeição e a nossa humanidade.

Quando negamos uma dificuldade, ela se torna muito maior e continua em nós, a nos incomodar. Toda vez que conseguimos olhar com boa vontade para algum defeito ou dificuldade nossa e conseguimos enxergar a realidade que está em volta, estamos dando um passo importante para aumentar a nossa autoestima.

E por falar em autoestima:

Sábado tem reunião da AAGAP… Não esqueçam!!  Já anotaram na agenda?

Confiram o horário e o endereço aqui 

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alopécia, Curiosidades, Dicas, Diversos, Psicologia, Reflexão, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para SEGREDO DA AUTOESTIMA EM DIA ESTÁ EM VISÃO REALISTA DE SI PRÓPRIO

  1. Gostei da reflexão, principalmente por ser bem diferentes das abordagens acerca de auto-estima com as quais estamos acostumadas, que dão muito valor à aparência e esquecem de falar sobre a forma como lidamos com as situações.

  2. Catia disse:

    Olá Claudia, eu AMEI o post. Realmente nós somos quem mais nos julgamos. 🙂

    Conheci hoje seu blog e ja estou seguindo!! Eu “tenho ou sofro de” alopecia areata.. Meu problema comecei quando eu me menstruei, porque eu tinha um cabelo mega grosso, e após menstruar tudo mudou, faço tratamentos capilares desde os 15 anos e hoje mesmo coloquei no meu blog um post sobre os produtos que estou usando neste momento. Se tiver interesse visite:
    http://produtostopdegama.blogspot.com/2011/12/tratamento-anti-queda-e-fortalecimento.html

    Vou devorar seu blog ainda hoje mesmo! Beijinhos*.*

  3. Salles disse:

    Muito interessante o artigo, manter uma auto-estima saudável é muito importante para prosseguir, a forma de nos aceitarmos está relacionada com a visão que temos de nós mesmos.

  4. Amei este texto e até postei no meu face book um trecho em que diz em olhar a realidade mesmo que nos desagrade e mesmo assim não perder a autoestima. O fato de não me agradar ter alopécia não significa que não possa ir cada vez mais descobrindo valores positivos em mim e nas outras pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s