COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER PARA DIMINUIR A QUEDA CAPILAR

Texto de Dr. Ademir Jr, publicado no site www.ademirjr.com.br

Reduzir seu estresse – Estudos mostram que uma boa parte dos pacientes que reclama de queda capilar apresenta ou apresentou algum tipo de estresse que pode ter sido causador da quada capilar.

Ficar atento ao couro cabeludo – Boa parte dos pacientes que chega à nossa clínica queixando-se de queda capilar relata que apresenta ou apresentou situações de caspa ou descamação, feridas, dor e coceira de couro cabeludo.

Manter o couro cabeludo sempre limpo e higienizado – Alguns pacientes acreditam que os cabelos caem mais durante o banho e evitam lavar os cabelos. É importante saber que os cabelos não estão caindo porque estamos lavando o couro cabeludo e sim porque estão programados para cair, independente do banho. Na verdade, quando deixam de lavar para evitar a percepção de queda que o banho causa acabam deixando o couro cabeludo sujo por mais tempo e esta sujeira por sí só poderá agravar ainda mais a queda de cabelos.

Fazer exercícios físicos – Exercícios liberam endorfinas que diminuem o estresse e consequentemente a queda de cabelos.

Diminuir o consumo de álcool – A ingestão de álcool provoca aumento da produção de radicais livres no nosso corpo. Radicais livres promovem inflamação em alguns tecidos, incluindo a pele do couro cabeludo. Toda inflamação poderá promover aumento da queda de cabelos. Além disto, o álcool, por sí só desgasta o organismo já que exige de nosso corpo um esforço maior para metabolização o etanol. O desgaste do metabolismo é um dos fatores que podem levar à queda capilar.

Evitar o fumo – É provado cientificamente que o fumo, por produzir radicais livres em nosso corpo facilita a queda capilar.

Evite a automedicação – A automedicação é um hábito comum, porém perigoso, podendo acarretar danos importantes para a saúde de quem a pratica. Mais do que os riscos que ela acompanha, se alguma complicação ocorre em virtude da automedicação o paciente acaba sem o suporte de um médico que seria o responsável por prescrever este ou aquele medicamento.

Não perder tempo, procurar um médico – Boa parte dos pacientes que chegam a nossa clínica já tiveram experiências com fórmulas milagrosas ou com produtos que prometem tratar a queda capilar e que são vendidos aos montes em farmácias, supermercados e na internet. Quando se dão conta, percebem que perderam tempo e cabelos com soluções que não ajudaram em nada. Com a ajuda de um médico, além do diagnóstico bem feito, você sairá com uma prescrição efetiva para a solução de seu problema.

Corrigir problemas hormonais – Muitas quedas de cabelo estão relacionadas a problemas hormonais. O diagnóstico destes problemas e a correção dos mesmos muitas vezes é suficiente para interromper a queda capilar.

Uma vez em tratamento, deverá reduzir a ansiedade – Cabelos não se recuperam da noite para o dia. Ficar lhando no espelho desesperadamente à procura de fios novos não ajuda em nada. Para piorar, a ansiedade agirá como o estresse, aumentando a queda capilar.

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alopécia, Beleza, Cabelos, Calvície, Dermatologia, Dicas, Diversos, Medicação, Saúde, Utilidade Pública e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER PARA DIMINUIR A QUEDA CAPILAR

  1. DENISE disse:

    OI!!! JA VI VARIOS SITES SOBRE O TEMA POIS TENHO AA A MAIS OU MENOS 1 ANO, AS VEZES EU ESQUECO, TENTO LEVAR DE BOA, MAS TEM VEZES QUE MINHA CABEÇA QUEIMA TANTO QUE FICO LOUCA!!!!SERA Q TEM ALGO QUE ALIVIA ESSES SINTOMAS!??BJOCAS…

  2. Karla disse:

    Oi achei muito interessante o estudo postado sobre alopecia. Minha filha de 12 anos tem essa doença e atualmente está crônica. Sofremos muito e a aceitação é difícil.Porém , buscamos tudo que está ao nosso alcance de medicina ,além da sua terapia.

    Abraço
    Karla

  3. Elaine disse:

    Estou em uma das piores crises que ja tive! Accredit que 40% dos meus fios se for am, mas conveso que minha fe em voltar a ter um cabelo bonito ainda nao acabou….
    Hoje estava um pouco triste, pois esta ficando dificil esconder as falhas, entao peguei meu IPAD e pesquisei um pouco sobre as alopecias….minha surpresa foi a char este blog que me animo novamente….
    Gostaria de participar do proximo encontro!
    Obrigada
    Elaine

  4. Salles disse:

    Gostei muito dessa página, meu filho tem alopécia areata e só tem 17 anos isso o encomoda muito, mas o estou incentivando a ler os artigos publicados aqui, eu mesmo estou lendo e estou achando muito interessantes, este do Dr Ademir é muito interessante mesmo.

  5. vania amorim disse:

    ola gostaria muito que me ajudassem pois estou desesperada, algum meses atrás percebi que estou tendo queda de cabelo..estao afinando e fracos e a queda se nota nas estradas .aparecem manchas claras e queda de ontem para hoje parece que pasei uma gilete co cabelo e tambem nas sombrancelhas estao aparecendo manchas em volta e caem os pelos
    ja fui no dematologista eles olham e passaram remédios ,nao pediram nenhum exame.o que pode ser tem algum profissional especialista neste caso me ajudem pelo amor de Deus estou entrando em depresso socorra-me espero uma breve reposta agradeço desde ja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s