ANTES DE BUSCAR UM RELACIONAMENTO, REFLITA SOBRE SUA VIDA

Texto de Patrícia Gebrim, pulicado no site Vya Estelar.

 Go to fullsize image

Imagine a seguinte situação. Imagine que você esteja flutuando em meio ao oceano, completamente só, sem salva-vidas, sem um barco, sem bússola, sem avistar qualquer sinal de terra por perto. Você está simplesmente lá, sentindo-se só, sedento e vulnerável. Então um barco se aproxima. Você vê, presa ao mastro, uma estranha bandeira com aquela caveira assustadora que costuma aparecer nos navios piratas. As pessoas a bordo lhe parecem meio estranhas, mas o barco se aproxima oferecendo ajuda, para resgatar você. O que você faria?

Agora vamos tentar outra possibilidade. Você está cruzando o oceano em seu próprio barco, munido de GPS, abastecido com frutas e água doce, rodeado de amigos e pessoas queridas, quando vê aquele mesmo barco tentando se aproximar. O que você faria?

Agora pense em sua vida. Como você se sente na vida? Nadando só em meio ao oceano? Ou confortavelmente fazendo uma viagem em seu próprio barco? Já construiu uma base que lhe dê segurança? Tem seus próprios amigos? Tem um trabalho que lhe garanta sustento? Tem seus próprios interesses e sabe para onde quer ir? Ou está sozinho, infeliz no trabalho, perdido, sem rumo, sem nem mesmo saber bem do que gosta ou não?

Dependendo da sua resposta eu poderia lhe dizer, com uma boa dose de acerto, se você possui ou não predisposição para se envolver em relacionamentos abusivos.

Uma pessoa que tenha construído para si uma boa base, que tenha uma estrutura firme, terá muito menos chances de estabelecer relacionamentos não saudáveis do que aquelas que seguem pela vida à busca de alguém que as salvem de sua horrível existência.

Uma pessoa que tenha criado para si uma vida saudável, não aceitará menos do que um relacionamento saudável. Ora, se pode ficar bem sozinha, por que ficaria em uma relação que lhe faz mal?

Mas quando as pessoas não possuem uma estrutura social, financeira e emocional que as sustente, ficam vulneráveis a aceitar situações em que sejam tratadas de forma desrespeitosa, indigna e muitas vezes agressiva. Como se não lhes restasse alternativa, como se não tivessem escolha. Aceitar ou morrer. Ceder ou ser jogada aos tubarões! Uma relação nessas bases é marcada pelo medo e pela dependência, não é difícil enxergar isso quando olhamos de fora e com atenção.

Assim, antes de buscar um relacionamento, dê uma boa olhada em sua vida. Entenda que um relacionamento não pode ser a tábua de salvação para uma vida infeliz. Sua vida e o que quer que esteja acontecendo com ela é responsabilidade sua. Se você tem estado à espera que alguém apareça para salva-lo, cuidado!

Arregace as mangas e comece agora mesmo a curar sua própria vida. Procure conhecer melhor a si mesmo. Rodeie-se de pessoas que admire, invista nas amizades. Estruture sua vida profissional. Fortaleça a si mesmo.

Só assim seus relacionamentos terão espaço para ser vividos como deve ser, com leveza, respeito e uma verdadeira parceria.

Quer saber? Antes de procurar um namorado ou namorada, compre seu próprio barco!

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Dicas, Diversos, Psicologia, Reflexão e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para ANTES DE BUSCAR UM RELACIONAMENTO, REFLITA SOBRE SUA VIDA

  1. Maiara disse:

    Olá Claudia, li em um dos seus posts que você já enfrentou a alopecia nos cílios
    e conseguiu se recuperar, poxa eu venho a mais de 5 anos tentando todo
    tipo de tratamento e não consigo..será que você poderia me dar algum
    conselho, dica, alguma coisa? obrigadaaa

  2. Lúh disse:

    Perfeito!
    Eu devia ter pensado assim, antes de entrar numa fria ..
    Mais creio q ainda estou a tempo de dar meu grito de liberdade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s