POR QUE SÓ O MEU ARROZ EMPELOTA??

 

Pois é, então, até hoje não consegui descobrir por que o meu arroz empelota.  Sempre tem as justificativas, os truques da vovozinha, da mãe,  mudar marca do arroz, lavar antes de cozinhar, blá blá blá blá…  Mas a realidade é que meu arroz com frequência (leia-se todos os dias) é no estilo carnavalesco: só sai da panela em bloco!! =(

“Incoformada”, mas ao mesmo tempo conformada por que a única que faz arroz soltinho todos os dias que conheço na minha família é a mama, resolvi caçar soluções “internéticas” para ver se acabo com o dilema do meu arroz carnavalesco e sabem o que descobri: existem restaurantes onde fazer arroz branco faz parte do processo seletivo para os cozinheiros!! (eu com certeza seria reprovada… mas vamos abafar o caso).

Mas além de descobrir esse lance do processo seletivo, descobri que há sim uma explicação para meu arroz empelotadinho e que a culpa não é unica e exclusivamente minha!!!

Segundo a chef de cozinha Rosa Fonseca, “O arroz contém grandes porções de amido em sua composição. E o amido tem a propriedade de gelatinizar em contato com a água. É essa reação físico-química que proporciona um feijão caldoso ou aquela textura de “chiclete” tão gostosa no pão de queijo, na tapioca, no sagú, no mingau – ou ainda o creme que se forma no risoto e no arroz doce.”

APOSTO E GANHO COMO VOCÊS NÃO SABIAM DISSO!!!

Mas então, se existe “alguém” responsável pela tragédia do meu arroz, como fazê-lo para diminuir esse efeito (no meu caso tentar né…rsrs)?  Existe alguma técnica? Uma panela especial? Qual é o segredo? Vamos às dicas dos especialistas, da mamãe, da vovó e da vizinha?

  1. Lave o arroz com água fria até sair toda aquela “água branca”, deixe escorrer até secar
  2. Refogue os grãos em um gordura bem quente com o tempero de sua preferência
  3. Não mexa após adicionar a  água  que pode ser fria ou quente, o importante é não mexer muito para que os grãos não se quebrem liberando o amido que contém no interior do arroz, senão vai grudar!!!
  4. Quando o arroz estiver aparentemente sem água e quase no ponto, desligue, tampe a panela e espere alguns minutos antes de servir, pois o  calor da panela tratará de concluir a cocção, levando o arroz ao ponto ideal.

Muita gente pergunta quanta água colocar no arroz, os melhores cozinheiros dizem que o ideal é 01 xícara de arroz para 2 de água, mas que posde variar de uma marca para outra. O ideal é experimentar o arroz assim que a água começar a secar e se necessário acrescentar.

Viu só, bem vindos ao clube, quem disse que é tão fácil fazer um arroz soltinho?

Espero que tenham gostado da dica!!

Beijocas, Claudinha

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alimentação, Curiosidades, Dicas, Diversos, Nutrição, Utilidade Pública e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para POR QUE SÓ O MEU ARROZ EMPELOTA??

  1. Vanessa Antunes disse:

    Olá,

    Meu nome é Vanessa, tenho 19 anos e tenho alopecia areata há 1 ano e 9 meses. Cheguei a perder 80% do meu cabelo. Fiz diversos tratamentos, mas não tive resultados.
    Há 3 meses estou fazendo um tratamento e tendo resultados muito positivos, estou fazendo infiltrações, tomando presonidim e passando uma formula 2 vezes ao dia. Meu cabelo nasceu. Se alguem tiver interesse o nome do médico é Jorge Bussons. Telefone: 41230698. A consultorio fica em Sao Bernardo do Campo.
    VALE A PENA!!!
    Gostaria de parabenizar e agradecer´a Claudia pela iniciativa de criação do site.
    Para todos que tem alopecia, gostaria de dizer que realmente é dificil, mas que tenha esperanças e não se privem de nada devido a esse problema.
    Beijos, fiquem com Deus.

  2. Paula Lima disse:

    Oi Clau.. meu arroz é sempre soltinho, eu nunca lavo o arroz (compro os que não precisam lavar), eu tb nunca mexo depois que coloco agua, desligo assim que a agua seca (senão ele queima – isso sim acontece muito rsss) , e deixo uns cinco minutos fechado na panela para terminar o cozimento…. rsrsrsr bjão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s