Pois é, então, até hoje não consegui descobrir por que o meu arroz empelota. Sempre tem as justificativas, os truques da vovozinha, da mãe, mudar marca do arroz, lavar antes de cozinhar, blá blá blá blá… Mas a realidade é que meu arroz com frequência (leia-se todos os dias) é no estilo carnavalesco: só sai da panela em bloco!! =(
“Incoformada”, mas ao mesmo tempo conformada por que a única que faz arroz soltinho todos os dias que conheço na minha família é a mama, resolvi caçar soluções “internéticas” para ver se acabo com o dilema do meu arroz carnavalesco e sabem o que descobri: existem restaurantes onde fazer arroz branco faz parte do processo seletivo para os cozinheiros!! (eu com certeza seria reprovada… mas vamos abafar o caso).
Mas além de descobrir esse lance do processo seletivo, descobri que há sim uma explicação para meu arroz empelotadinho e que a culpa não é unica e exclusivamente minha!!!
Segundo a chef de cozinha Rosa Fonseca, “O arroz contém grandes porções de amido em sua composição. E o amido tem a propriedade de gelatinizar em contato com a água. É essa reação físico-química que proporciona um feijão caldoso ou aquela textura de “chiclete” tão gostosa no pão de queijo, na tapioca, no sagú, no mingau – ou ainda o creme que se forma no risoto e no arroz doce.”
APOSTO E GANHO COMO VOCÊS NÃO SABIAM DISSO!!!
Mas então, se existe “alguém” responsável pela tragédia do meu arroz, como fazê-lo para diminuir esse efeito (no meu caso tentar né…rsrs)? Existe alguma técnica? Uma panela especial? Qual é o segredo? Vamos às dicas dos especialistas, da mamãe, da vovó e da vizinha?
-
Lave o arroz com água fria até sair toda aquela “água branca”, deixe escorrer até secar
-
Refogue os grãos em um gordura bem quente com o tempero de sua preferência
-
Não mexa após adicionar a água que pode ser fria ou quente, o importante é não mexer muito para que os grãos não se quebrem liberando o amido que contém no interior do arroz, senão vai grudar!!!
-
Quando o arroz estiver aparentemente sem água e quase no ponto, desligue, tampe a panela e espere alguns minutos antes de servir, pois o calor da panela tratará de concluir a cocção, levando o arroz ao ponto ideal.
Muita gente pergunta quanta água colocar no arroz, os melhores cozinheiros dizem que o ideal é 01 xícara de arroz para 2 de água, mas que posde variar de uma marca para outra. O ideal é experimentar o arroz assim que a água começar a secar e se necessário acrescentar.
Viu só, bem vindos ao clube, quem disse que é tão fácil fazer um arroz soltinho?
Espero que tenham gostado da dica!!
Beijocas, Claudinha
Olá,
Meu nome é Vanessa, tenho 19 anos e tenho alopecia areata há 1 ano e 9 meses. Cheguei a perder 80% do meu cabelo. Fiz diversos tratamentos, mas não tive resultados.
Há 3 meses estou fazendo um tratamento e tendo resultados muito positivos, estou fazendo infiltrações, tomando presonidim e passando uma formula 2 vezes ao dia. Meu cabelo nasceu. Se alguem tiver interesse o nome do médico é Jorge Bussons. Telefone: 41230698. A consultorio fica em Sao Bernardo do Campo.
VALE A PENA!!!
Gostaria de parabenizar e agradecer´a Claudia pela iniciativa de criação do site.
Para todos que tem alopecia, gostaria de dizer que realmente é dificil, mas que tenha esperanças e não se privem de nada devido a esse problema.
Beijos, fiquem com Deus.
Oi Clau.. meu arroz é sempre soltinho, eu nunca lavo o arroz (compro os que não precisam lavar), eu tb nunca mexo depois que coloco agua, desligo assim que a agua seca (senão ele queima – isso sim acontece muito rsss) , e deixo uns cinco minutos fechado na panela para terminar o cozimento…. rsrsrsr bjão
Hahaha Paulinha tô mortinha de inveja!!
Saudadessssss