QUAL É A IMPORTÂNCIA DO PH NAS FORMULAÇÕES DOS SHAMPOOS?

Texto de Sonia Corazza, publicado no site Vya Estelar.

São tantos os lançamentos em produtos, que a cada dia surgem mais e mais dúvidas no cabeça de quem escolhe. Vamos falar sobre cabelos, shampoos e características químicas das formulações, para ajudar você a conseguir a melhor fórmula para a característica e condição de seus preciosos fios de cabelo.

 QUAL A IMPORTÂNCIA DO PH NA FÓRMULA?

O pH é a sigla para “potencial hidrogeniônico”, uma régua que mede a faixa de acidez ou alcalinidade de um produto. Essa régua vai de zero a 14, onde quanto mais próximo de zero, maior a acidez e quanto mais próximo de 14, maior a alcalinidade. O pH 7,0 denota uma faixa de neutralidade, não sendo nem ácido, nem alcalino.

Relação entre o pH da pele e o pH do produto

O manto hidrolipídico protetor da nossa pele é um revestimento composto de substâncias ligeiramente ácidas, de pH por volta de 5,5, destinado a manter um ambiente inóspito para o desenvolvimento de micro-organismos que possam nos causar mal. Se a gente deseja suavidade na limpeza do couro cabeludo e do cabelo, devemos optar por formulações com pH nesta faixa ou próxima dessa, isto é, pH entre 5,5 e 7,0 .

Como ele age no cabelo?

Não é o pH que age no cabelo e sim as substâncias químicas contidas na fórmula que de acordo com sua concentração, tornam o produto final mais ácido ou mais alcalino. O ideal é que o shampoo esteja na faixa mais próxima da neutralidade e que o condicionador esteja ligeiramente ácido para realizar a neutralização das cargas estáticas e assim facilitar a penteabilidade dos fios.

Qual a importância do sal no shampoo?

O sal (cloreto de sódio) é um eletrólito que em pequenas concentrações ajuda as misturas feitas com alquil sulfatos, como o lauril éter sulfato de sódio – que é um tensoativo comum presente nas fórmulas de shampoos -, a ganhar um ligeiro aumento de viscosidade.

pH substitui o sal?

Como o pH não é uma matéria-prima e sim uma medida de acidez ou alcalinidade de uma fórmula, não tem nenhuma comparação com o cloreto de sódio, que é um eletrólito doador de viscosidade e consistência aos shampoos.

É verdade que shampoo com sal estraga o cabelo deixando-o seco?

Não, impossível! Coitado do cloreto de sódio! Não é ele o responsável por cabelos secos ou estragados e sim tudo o que a pessoa faz de errado com seus fios de cabelo, como tratamentos químicos alisantes, descolorantes, tonalizantes, permanentes, tratamentos térmicos com chapinhas, secador de cabelos, baby-liss, somados aos cosméticos de má qualidade, como shampoos formulados sem ativos que possam repor a estrutura natural dos fios, como os aminoácidos, e que acabam sendo desestruturados e perdem suas características originais de flexibilidade, brilho, maleabilidade, etc.

Boas compras!

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Beleza, Cabelos, Curiosidades, Dicas, Diversos, Saúde, Utilidade Pública e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para QUAL É A IMPORTÂNCIA DO PH NAS FORMULAÇÕES DOS SHAMPOOS?

  1. Pingback: QUAL É A IMPORTÂNCIA DO PH NAS FORMULAÇÕES DOS SHAMPOOS? | DicasON

  2. Adriana disse:

    Parabens pela matéria…muito útil…realmente muitas pessoas culpam o SAL pelos estragos causados nos cabelos…rs
    Infelizmente, a maioria das marcas de shampoos nao colocam no rotulo o valor do PH…mas costumo indicar a todos que entrem em contato com o numero do SAC dos fabricantes para obterem tal informaçao…
    Quem sabe em breve, as empresas se conscientizem da importancia dessa informaçao e passem a divulgar em seus rótulos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s