COMO CUIDAR DO SISTEMA IMUNOLÓGICO

Texto extraído do site  Beleza e Saúde

O sistema imunológico é um conjunto de estruturas que são responsáveis por garantir a defesa e por manter o corpo funcionando livre de doenças. Compreende todos os mecanismos pelos quais nosso organismo se defende de invasores internos como bactérias, vírus e parasitas.

O sistema imunológico também é responsável pela limpeza do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, além de memória imunológica. Também é ativo contra células alteradas que diariamente surgem no nosso corpo como resultado de mitoses anormais: essas células, se não forem destruídas, podem dar origem a tumores.

Estudos comprovam que dietas com grande quantidade de açúcares interferem na capacidade de as células brancas do sangue destruir os invasores.  A ingestão excessiva de gorduras também reduz a atividade de células protetoras e prejudica a resposta imunológica.

Dicas para aumentar a Imunidade

  • Alimentar-se bem – A melhor forma de reforçar o sistema imunológico do nosso organismo é através de uma alimentação correta e saudável.
  • Praticar exercícios físicos – Os exercícios físicos devem ser feitos 4 vezes por semana de 30 a 40 minutos.
  • Manter as mãos sempre limpas.
  • Cultivar hábitos de higiene bucal, como escovar os dentes após as refeições e sempre usar fio dental.
  • Evitar colocar a mão na boca.
  • Manter a casa limpa e arejada.

Alimentos que ajudam a estimular a ação do sistema imunológico

  • Alho e Cebola –  Excelentes para o sistema imunológico. Contêm substâncias que estimulam enzimas e inibem o crescimento bacteriano.
  • Cenoura e Brócolis – Contêm vitamina A. A deficiência dessa vitamina provoca uma redução no número de linfócitos, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias.
  • Laranja, manga, morango e pimentão – Ricos em Vitamina C, aumentam a produção de leucócitos, células de defesa que estimulam a resistência.
  • Castanha do Pará, amêndoas, nozes e folhas verdes – Contêm selênio, vitaminas e atuam como antioxidantes. Protegem as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temíveis radicais livres, que são liberados nas reações químicas naturais do organismo.
  • Carne, leite, peixes, aves, feijão e cereais integrais – Como esses alimentos contêm zinco e selênio, sua deficiência pode causar diversas doenças imunológicas.
  • Chocolate meio-amargo, linhaça e vinho tinto – Contêm antioxidantes e propriedades que defendem o organismo.

Bebidas que ajudam a estimular a ação do sistema imunológico

  • Água – Tome pelo menos um litro e meio de água por dia para manter o corpo hidratado e as vias aéreas úmidas.
  • Suco verde –  Contém clorofila (rica em zinco, ferro e vitamina C)
  • Suco de frutas – Nutritivos e cheios de vitaminas.
  • Chá de gengibre –  Fortalece o sistema de defesa do organismo e tem ação bactericida. Excelente no processo digestivo.
  • Chá verde –  Desintoxica e acelera o metabolismo, melhora a imunidade e combate os radicais livres.
  • Chá de Anis – O anis é excelente para melhorar a imunidade contra vírus, especialmente contra resfriados

 

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