ALOPECIA AREATA RETRATADA EM PINTURA DE 1792

Olá, Pessoal!!

Tudo bem com vocês?  Espero que sim…

Hoje fazia meus passeios “internéticos” quando me deparei com um blog chamado “A Arte da Medicina”  de propriedade de Renata Calheiros Viana.

É um blog pra lá de interessante que  mostra como os temas médicos sempre estiveram presentes nas artes, vale a pena dar uma passadinha por lá.  Adivinhem o que achei por lá?? Uma obra de Francisco Goya de 1792, chamada “O Casamento”, onde é retratada um “caso” de alopecia.

Tentem localizar na foto abaixo uma criança com alopecia .

Conseguiram localizar?? 

A lesão aparece na cabeça da criança que está de costas, vejam recorte da foto ao lado.

Tais características sugerem o diagnóstico de alopecia areata, uma doença multifatorial com componentes auto-imunes, onde ocorre uma importante perda de cabelos” comenta Renata em seu texto

 A tela de Francisco Goya nos mostra que alopecia sempre existiu e não é uma doença da modernidade como alguns médicos dizem, não é mesmo??

Espero que tenham gostado dessa curiosidade!!

Beijocas, Claudinha

Quem foi Francisco Goya?

Francisco José de Goya y Lucientes, mais conhecido apenas por Francisco Goya, foi um importante pintor espanhol da fase do Romantismo. Nasceu na cidade espanhola de Fuendetodos no dia 30 de março de 1746. Faleceu em Bordéus (França) em 15 de abril de 1828. Começou a carreira nas artes plásticas, aos 13 anos, como aprendiz do pintor Don José Luzan y Martinez. Nesta fase fazia cópias de pinturas famosas. Aos 18 anos foi morar em Madri e tentou duas vezes entrar na Academia de Belas Artes. Porém, foi rejeitado nas duas tentativas.  Em 1771, destacou-se num concurso da Academia de Belas Artes de Parma (Itália). 

Em suas obras retratou vários temas como: paisagens, cenas mitológicas, religião, imaginário, guerras, homens, mulheres, deuses, demônios e feiticeiros.  Comédia, sátira, tragédia e farsa eram recorrentes em suas obras, as de maior destaque foram pinturas a óleo.  Com cores vivas e fortes, transmitiu em suas obras os diversos sentimentos humanos (medo, sofrimento, angústia, felicidade, etc.)

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alopécia, Arte, Blogs, Cabelos, Calvície, Curiosidades, Dermatologia, Dicas, Diversos, Pele, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s