O CARDÁPIO DO BOM HUMOR

Como nem sempre é possível fugir de situações chatas, vale apostar em aliados para suavizar esses momentos. Por mais inusitado que possa parecer, caprichar no cardápio é uma maneira simples e eficaz de manter o bom humor e a disposição nessas horas. Existe, inclusive, uma nova corrente na nutrição que avalia os nutrientes mais eficazes para aplacar desânimo, irritação e tristeza. Confira as dicas da nutricionista Lara Natacci Cunha, especialista em transtornos alimentares da capital paulista. Ela indica a comida certa para cada uma das seguintes ocasiões:

Antes da entrevista para aquele novo emprego:
Invista em alimentos fontes de proteínas, caso das carnes e dos laticínios. Esse grupo colabora para a sensação de alerta e ainda fornece triptofano, uma molécula que afasta a apatia. Se a entrevista estiver marcada para o período da manhã, vale apostar em um ovo quente. Além de proteína, ele contém colina, uma substância que melhora a capacidade cognitiva.

Antes de enfrentar aquele programa chato e demorado só para agradar seu novo amor:
A dica aqui é dar preferência ao carboidrato. Portanto, entram no cardápio os pães, as massas, os tubérculos e os cereais. Alimentos ricos nesse nutriente são capazes de interferir na produção de substâncias que atuam no nosso cérebro e estão envolvidas com a alegria. O melhor, entretanto, é optar por itens integrais que mantêm a glicemia mais estável, o que, de quebra, ajuda a afastar o desânimo.

Antes de encarar um engarrafamento:
Aliar o carboidrato com a proteína é a sugestão nesse caso. Afinal, é preciso relaxar o primeiro nutriente é ideal para isso e, ao mesmo tempo, manter-se alerta, algo garantido pelo segundo ingrediente. Que tal experimentar um copo de iogurte, fonte protéica, com uma colher de granola, que oferece boas doses de carboidrato?

Quando o vôo é cancelado e você terá longas horas de espera:
Procure um restaurante que ofereça macarronada. Se não houver nenhum no aeroporto, busque uma lanchonete e sirva-se de biscoitos ou pães integrais. Todas essas opções são ricas em carboidrato e esse nutriente é indispensável nessas horas. Ele é um dos precursores da serotonina, uma das grandes responsáveis por sensações agradáveis. Ah, só não vale exagerar, claro. Não custa reforçar que excessos estão por trás do ganho de peso, o que só faz aumentar a melancolia.

Quando chegamos atrasados ao teatro e as portas estão fechadas:
Troque a tristeza por uma barra pequenina de chocolate. Essa delícia contém teobromina e feniletilamina, uma dupla de compostos que atua nos centros de prazer do cérebro. O resultado é pura felicidade. Vale ressaltar que o tipo amargo é sempre a melhor opção é que ele concentra substâncias capazes de proteger nossas artérias. O coração agradece.

Fonte: Matéria de Regina Célia Pereira, publicada da Revista Saúde.

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alimentação, Curiosidades, Dicas, Diversos, Nutrição, Saúde, Saúde do Homem, Utilidade Pública e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s