08 TIPOS DE ALIMENTOS VITAIS PARA A SAÚDE DO CABELO

Boa Tarde, Pessoal!!

Tudo bem com vocês?  Espero que sim…

Não é porque estamos com nossas carequinhas, nossas falhinhas que vamos deixar de cuidar da alimentação e se ela ajudar na saúde do cabelo, melhor ainda não é mesmo??  Hoje trago a vocês algumas dicas da nutricinista funcional Patrícia Davidson Haiat, publicado no site www.vyaestelar.com.br, espero que gostem!!

Um super beijo, Claudinha

  1. Proteína de boa qualidade (carne, frango, peixe, ovos…) devem estar em quantidade suficiente na alimentação, pois o aminoácido apresenta a função estrutural, de manutenção e reparo dos tecidos. Nem todos os aminoácidos estão presentes na fibra capilar, porém para que os cabelos fiquem mais bonitos, fortes e saudáveis os aminoácidos são fundamentais.Sempre é preciso checar se o paciente tem boa digestão das proteínas da dieta para que haja incorporação dos aminoácidos nos fios de cabelo. A proteína também é rica em taurina um tipo de aminoácido que pode melhorar a hidratação do cabelo, estimula o crescimento, protege o folículo capilar e combate o estresse oxidativo prevenindo o envelhecimento. As fontes de proteínas devem ser consumidas duas vezes ao dia, numa porção de 100g, cada uma equivale ao tamanho da palma da mão.
  2. Cenoura/abóbora e todos os alimentos alaranjados possuem betacaroteno que ajudam muito na vitalidade e crescimento do cabelo, pois colabora na manutenção dos tecidos e cabelos. Por conterem antioxidantes, contribuem para que não haja estresse oxidativo e morte do bulbo capilar, o que além de provocar queda de cabelo, pode deixar os cabelos mais grisalhos.  Esses alimentos podem ser consumidos à vontade todos os dias na forma de salada, sopas, refogados, no vapor, etc… Para maior aproveitamento do betacaroteno, procure consumi-los com uma fonte de gordura como azeite. O aproveitamento é melhor ainda se o alimento estiver cru. 
  3. Cereais integrais (aveia, arroz integral,…) são fontes de zinco e complexo B que ajuda na multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos. O zinco também é um fator importante para não haver engrisalhamento e queda de cabelo acelerado. Além disso o zinco é um mineral essencial para que haja controle sobre mudanças hormonais que podem ocorrer e favorecer a queda de cabelo. Um problema onde o zinco pode ajudar é na alopecia androgenética – queda de cabelo. Quando falamos de consumo de cereais integrais, a dica é: troque o alimento que normalmente você come na forma refinada e passe a consumi-lo na forma integral. Então troque o pão branco pelo integral, o mesmo caso do arroz, introduza a aveia na sua alimentação em cima de uma fruta, por exemplo, e assim os benefícios vão aparecendo.
  4. Feijão é rico em ferro. Esse é essencial para que haja normalização do ciclo de crescimento dos cabelos. Se junto com o feijão se consumir folhas verdes escuras, alguma fruta rica em vitamina C ou molho de salada mais cítrico rico em vitamina C, pode haver otimização da captação desse ferro. 
  5. Gengibre, curcuma, pimenta – São condimentos que têm atividade anti-inflamatória e está provado que o controle sobre o processo inflamatório é importante para se evitar a queda de cabelo. 
  6. Soja  por ser uma fonte de proteína, vitaminas do complexo B, zinco e outros minerais também pode ajudar a prevenir a queda dos cabelos. Porém uma alimentação variada é fundamental para que a saúde do couro cabeludo e dos próprios cabelos seja mantida. De acordo com as recomendações, o consumo diário de 50g (3 colheres de sopa) de soja já traria diversos benefícios à saúde. Mas a introdução pode ser feita duas vezes na semana como substituição à proteína animal e ir sendo aumentada aos poucos. 
  7. Oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, etc…) contêm, vitamina E e zinco que participam no processo de formação dos fios e sua ausência nas células da raiz pode acarretar em problemas de formação da estrutura capilar. As oleaginosas são ótimas opções de lanches intermediários. Pode ser feito um mix misturando as frutas secas com duas colheres de sopa de oleaginosas e um tipo de fruta seca (damasco, ameixa etc…) a escolher. 
  8. Levedura de cerveja – Importante fonte de vitaminas do complexo B, em especial da biotina que melhora o crescimento do cabelo e estimula as células da matriz do cabelo. É normal também a biotina controlar casos de dermatite que alguns pacientes têm juntamente com a queda de cabelo. Alguns pacientes não se dão bem com a levedura, tendo inclusive distensão abdominal e gases, mas para quem pode consumir sem efeitos uma colher de café ao dia pode ser adicionado em vitaminas ou sucos.
Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alimentação, Alopécia, Cabelos, Calvície, Curiosidades, Dicas, Diversos, Nutrição, Saúde, Utilidade Pública e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para 08 TIPOS DE ALIMENTOS VITAIS PARA A SAÚDE DO CABELO

  1. Nadja disse:

    Gostaria de receber artigos relacionados a cabelo.
    Desde já obrigada!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s