Texto de Daniel Lisboa Soares
Muitas pessoas sentem grande dificuldade para iniciar ou concluir tarefas, sentem um peso enorme ao imaginar o trabalho que as espera, sentem ansiedade com determinadas situações e acabam adotando o hábito de “procrastinar” (deixar tudo para a última hora).
Infelizmente isso acontece porque utilizam (sem saber) estratégias erradas para motivação, criando quadros auditivos, visuais e sinestésicos totalmente desfavoráveis: colocam as coisas como obrigação (tenho que fazer isso…), desprazer (se eu não fizer isso serei punido!), negatividade (isso não vai dar certo!) ou opressão (tudo é ameaçador, esmagador).
Uma boa maneira de se motivar é alterar suas estratégias mentais. Desta forma alterará profundamente como se sente em relação à execução de qualquer tarefa. Veja a seguinte estratégia bem sucedida e adote-a:
Ouça
Transforme aquele diálogo interno que normalmente surge em tom de obrigação em gostosos convites à realização, por exemplo, substitua o “tenho que arrumar essa bagunça” por “será ótimo ver meu quarto limpo e organizado”.
Veja
Depois, imagine o resultado, visualize a cena do seu quarto limpo e organizado. Isto vale para qualquer situação ou tarefa.
Sinta
Procure sentir a satisfação de estar num ambiente limpo e organizado. Antecipe a sensação agradável que surgirá como resultado da sua ação.
Utilize essa estratégia em qualquer aspecto da sua vida, e obterá resultados surpreendentes.
Lembre-se: se quer resultados diferentes, faça as coisas de um jeito diferente!