MITOS QUE PODEM PREJUDICAR NOSSA SAÚDE

Matéria extraída e adaptada do site: www.revistavivasaude.uol.com.br

Quem nunca seguia aquela dica infalível da vovó, do vizinho, da tia, do colega de trabalho para melhorar de um mal estar?? A verdade, é que na maioria das vezes, os tais receitinhas milagrosas não tem nenhum fundamento científico e por serem praticados a por tantas gerações, acabam virando verdade absoluta.

Há quem se dedique a decifrá-los. É o caso do cardiologista Fernando Lucchese, autor de Fatos & mitos sobre sua saúde.”Muitos são inventados pelas mães para amedrontar os filhos. Com o tempo, se desfazem sozinhos”, afirma Lucchese, que, até pouco tempo atrás, acreditava, ele mesmo, em outro mito: o de que é preciso tomar, no mínimo, oito copos de água por dia.

Nem os médicos estão livres de acreditar em mitos. Não é por acaso que o artigo Medical myths even doctors believe (ou “Mitos médicos nos quais até os médicos acreditam”), escrito pelos pediatras americanos Aaron Carroll e Rachel Vreeman, causou tanto desconforto ao ser publicado no British Medical Journal. Nele, os autores listaram alguns mitos divulgados em consultórios como “comer à noite engorda”.
“Acreditamos em mitos porque, na maioria das vezes, os ouvimos de pessoas confi áveis como pais, professores e médicos. O problema é que alguns, principalmente os relacionados à vacina, podem trazer consequências desastrosas para a saúde”, alerta Carroll.

Vamos conhecer esse mitos?

Beber água com açúcar acalma
A mistura pode até gerar certo alívio psicológico, mas não produz qualquer efeito tranquilizante. Tudo não passa do famoso “efeito placebo”. Afinal, o açúcar é fonte de energia. E só. Na hora do estresse, o melhor a fazer é oferecer um chazinho de camomila ou de erva-doce a quem estiver nervoso.

Celular causa tumor cerebral
Vários estudos já tentaram estabelecer uma relação entre o uso de celular e o aparecimento de tumor, mas os resultados não comprovaram qualquer associação. Por enquanto, a única comprovação científi ca é que celular pode, sim, causar uma pequena interferência eletromagnética em aparelhos hospitalares.

Doar sangue engorda
Hematologistas afirmam: a doação de sangue não engorda. Mas, a propósito, por que engordaria? Nada é ingerido pelo doador ou infundido em sua veia. Nem tampouco emagrece. O volume doado, no máximo 450ml, é reposto pelo organismo nas primeiras 24 horas após o ato. A propósito, doar também não afina ou engrossa o sangue. Nem causa dependência.

Alimentos diet têm menos calorias
A finalidade de um produto diet não é ter menos caloria e, sim, eliminar algum ingrediente de sua composição, por exemplo, o açúcar, para atender quem precisa seguir dietas especiais, como os diabéticos. “Às vezes, para compensar a falta de açúcar, adiciona-se maior quantidade de gordura”, alerta o endocrinologista Tércio Rocha.

Comer margarina é mais saudável do que manteiga
Enquanto a margarina é de origem vegetal, a manteiga é de origem animal. Mas isso não torna a primeira mais saudável. Seu processo de hidrogenação produz gordura trans, que aumenta o colesterol ruim (LDL) e reduz o bom (HDL).

Usamos apenas 10% do cérebro
Neurologistas afi rmam que não há qualquer razão científica para se supor que apenas 10% do nosso cérebro seja utilizado. “Os neurônios estão sob permanente estimulação. Se utilizássemos apenas 10% de nossa capacidade cerebral, 90% dos nossos neurônios já teriam morrido”, afirma a neurologista Maria Eduarda Nobre.

Beber refrigerante direto na latinha causa leptospirose
A bactéria leptospira, responsável pela transmissão da doença, só sobrevive em ambientes com temperaturas elevadas, por volta dos 30°C, e latas de suco, cerveja ou refrigerante costumam ser servidas geladas. Além disso, a boca produz enzimas que neutralizam a ação desse micro-organismo.

Vitamina C previne gripes e resfriados
Eis um mito que deve ter sido inventado pela indústria farmacêutica. Recente estudo australiano realizado com 11 mil pessoas testou a suposta veracidade da afi rmação. Metade tomou vitamina C e metade, placebo. Ao final, não houve diferença na incidência de gripe entre os grupos.

Assistir à TV de perto prejudica a visão
Os médicos garantem que tal hábito não prejudica a saúde dos olhos. E ler com pouca luz também não. Mas ressalvam: “Pode ser um indício de que a pessoa tem algum problema de visão, como a miopia. Pessoas com a visão normal se sentem incomodadas com a proximidade da tela”, alerta o oftalmologista Luiz Pedro Dario.

Adoçantes com aspartame causam câncer
A Food and Drug Administration (FDA), órgão dos EUA que regula alimentos e remédios, já pôs fi m ao mito depois de garantir que o adoçante artifi cial é seguro para a saúde. A polêmica surgiu em 2005, quando a Fundação Ramazzini, na Itália, afi rmou que o aspartame teria causado leucemia e linfomas em camundongos.

Comer banana evita cãibra
Muitos acreditam que a fruta evita cãibra por ser rica em potássio. Acontece que a eventual falta desse mineral no organismo não provoca desconforto muscular. “A desidratação é a principal responsável pelas cãibras e isso ninguém previne com a ingestão de bananas”, explica o ortopedista Rogério Teixeira da Silva.

Osteoporose só atinge mulheres
Por volta dos 50 anos, para cada três mulheres, um homem desenvolve a doença. “A partir dos 70 anos, a incidência é praticamente a mesma nos dois sexos”, afi rma o geriatra Salo Buksman. As mulheres têm osteoporose mais cedo que os homens por causa da menopausa, que reduz a produção de estrógeno e compromete a absorção de cálcio pelos ossos.

Cerveja preta aumenta a produção de leite materno
Há quem diga que essa bebida aumenta o leite materno porque a cevada é fonte de proteínas, fibras e vitaminas. A ciência discorda.”O que realmente influência na produção de leite é beber água”, simplifica o obstetra Bruno Derbli. Um detalhe: bebidas alcoólicas são contraindicadas para mulheres em fase de amamentação.

Estresse causa úlcera no estômago
Não é o estresse que causa úlcera e, sim, uma bactéria chamada Helicobacter pylori.”Cerca de 90% das úlceras duodenais e 60% das estomacais são provocadas por esse micro-organismo”, calcula o gastroenterologista José Figueiredo Penteado. Já a correria diária, por pior que seja, não é sufi ciente para provocar a doença.

Beber água em jejum emagrece
Água é essencial para o ser humano. Além de hidratar o organismo, leva nutrientes para as células, elimina toxinas e melhora o funcionamento do intestino. Mas não emagrece. “Em algumas pessoas, pode, no máximo, diminuir a vontade de ingerir alimentos, se tomada antes da refeição”, pondera o endocrinologista Saulo Cavalcanti.

Rodelas de batata na testa e nas têmporas curam enxaqueca
Curar essa terrível dor de cabeça, as batatas não curam, mas aliviam o desconforto. “A aplicação local das batatas geladas, seja por resposta à vasoconstrição induzida pelo frio, seja por atuação nos circuitos da dor, pode trazer alívio. Mas não oferece a melhora rápida e completa de algumas medicações”, observa o neurologista Bernardo Liberato.

Borra de café estanca hemorragia
Os homens do campo juram de pés juntos que passar borra de café em ferimentos e machucados é bom porque a bebida tem efeito anticoagulante. Segundo especialistas, tal atitude aumenta o risco de infecção no local. O melhor a fazer é comprimir o local afetado e correr para o pronto-socorro mais próximo.

Mel é bom para diabéticos
Esse mito parte do princípio, equivocado, de que tudo o que é natural é seguro e saudável. Nem sempre. O mel e a geleia real, por exemplo, têm alto teor de carboidratos. Em outras palavras: não é aconselhável o seu uso livre e continuado como substituto ao açúcar comum. Em excesso, o mel também engorda e eleva o nível de glicose no sangue.

Ler em veículo em andamento provoca descolamento de retina
O máximo que pode ocorrer, em alguns casos, é torcicolo, náuseas e tontura. “Algumas pessoas são mais vulneráveis à mudança constante da distância focal, ou seja, à variação da distância entre os olhos e o papel provocada pelo movimento do veículo”, afi rma o oftalmologista Luiz Pedro Dario.

Faca fria impede que o “galo” cresça na testa
O popular “galo” nada mais é do que um edema ou hematoma no local de uma pancada. O mais indicado é colocar uma bolsa de gelo no local. Ou, então, acondicionar gelo num saco plástico e aplicar sobre o inchaço. “O frio inibe o aumento do hematoma porque causa vasoconstrição no local”, explica o cardiologista Fernando Lucchese.

É bom limpar as orelhas com cotonete
Em vez de limpar, o cotonete, quem diria, pode ajudar a entupir ainda mais as orelhas. Na pior das hipóteses, pode também causar ferimentos no tímpano. “O cotonete só deve ser usado para limpar a parte de fora da orelha. Ou, no máximo, tirar a cera da entrada do canal”, aconselha a otorrinolaringologista Patrícia Ciminelli.

Tomar banho frio após comer faz mal
Um banho refrescante após a refeição não faz mal algum à saúde. O que não se deve fazer – principalmente após esbaldar-se em um churrasco ou uma feijoada com os amigos – é mergulhar na piscina para mostrar seus dotes de recordista mundial dos 100 metros livres. O esforço físico pode prejudicar o processo digestivo.

Café melhora a ressaca
O raciocínio é simplista: café melhora intoxicação alcoólica porque é estimulante. Certo? Errado. “Beber café é um paliativo que não resolve nada”, adverte o gastroenterologista José Figueiredo Penteado. Em alguns casos, o melhor é deixar a pessoa dormir o tempo necessário até a ressaca passar. Em outros, é levá-lo, às pressas, para o hospital.

Fazer check-ups anuais é perda de tempo
A bateria de exames anuais é importante pelos mais diferentes motivos. O principal deles é que ajudam a detectar doenças ainda no estágio inicial, quando as chances de recuperação são maiores. “O check-up é fundamental, sobretudo em pessoas com fatores de risco”, afi rma o cardiologista Marco Antonio de Mattos.

Comer muito doce provoca diabetes
Vários fatores podem levar um indivíduo a sofrer de diabetes. A obesidade é um deles. O único risco que uma pessoa corre ao comer muito doce não é desenvolver diabetes e, sim, ganhar peso. “Mas a ingestão excessiva de outros alimentos também levaria ao aumento de peso”, pondera o endocrinologista Saulo Cavalcanti.

Sutiã apertado causa câncer de mama
Não há estudo científi co que comprove a relação entre o surgimento deste tipo de tumor e o uso do sutiã apertado. Para o mastologista Augusto César Lasmar, “o uso prolongado desta peça apertada pode, no máximo, causar uma infl amação na mama”.

Vacina é coisa de criança
Hepatites A e B, Infl uenza, Tríplice Viral, Meningocócica C Conjugada e Febre Amarela são apenas alguns exemplos de vacinas para adultos. “Há vírus e bactérias no ar que podem atacar pessoas de qualquer idade. Por isso, todo mundo deve ser vacinado e não apenas as crianças”, alerta a pediatra Maria Cristina Senna Duarte.

AVC e infarto só dão em pessoas mais velhas
A falta de controle de alguns fatores de risco, como estresse, sedentarismo, fumo e obesidade, tem aumentado o número de jovens que sofrem acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. O pior é que, em indivíduos mais novos, o impacto das doenças cardiovasculares costuma ser mais fulminante.

Tomar friagem com o corpo molhado causa gripe
Pegar frio com o corpo molhado não causa gripe. Nem dormir com o ventilador ligado ou tampouco fi car com a geladeira aberta. “O que causa a doença é ter contato com alguém que tenha o vírus da gripe”, sintetiza o pneumologista José Waldir Leopércio.

Comer à noite engorda
Um recente estudo realizado na Suécia revelou que comer à noite não engorda mais do que em outras horas do dia. “Jantar até duas horas antes de dormir, de preferência peixe ou frango grelhado, salada e arroz integral, não só não engorda como é necessário para não apresentar hipoglicemia durante o sono”, aconselha a nutróloga Regina Mestre.

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alimentação, Curiosidades, Dicas, Diversos, Doenças, Saúde, Tratamentos, Tratamentos Alternativos, Utilidade Pública e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s