CONVERSAR OU TOLERAR?

Adaptação do texto de Núbia de Souza, extraído do site: www.diariodecasal.com.br

Nem tudo são flores em um relacionamento, não adianta bater no peito e dizer “Ah não!!! A minha relação é diferente…”   

Será que um casal consegue ter a perfeita sintonia e harmonia em tudo (tudo mesmo!!) 100% do tempo??  Basta conversamos com outros casais para perceber que em todo relacionamento sempre existem algumas questões nas quais ambos não entram em acordo, outras  em que manias ou até mesmo fragmentos da personalidade do outro nos incomodam…

Todos sonhamos encontrar a pessoa ideal (pelo menos aos nossos olhos…rsrsrs), quando isso acontece dá aquele friozinho na barriga, a voz não quer sair, deixamos de andar e flutuamos de tanta empolgação por termos encontrado a nossa tão cara metade.  No início tudo é festa, é amor, é paixão, mas os dias começam  a passar e a convivência bate a nossa porta, algumas vezes, transformando cinderelas em gatas borralheiras e príncipes em sapos!! Exagero meu?? (um pouco talvez rsrs)

A convivência nos faz descobrir qualidades e defeitos das pessoas, isso acontece em toda relação seja ela pessoal ou profissional.  Com o tempo surgem conflitos, desentendimentos, as vezes uma frase mal interpretada já é suficente para desencadear uma briga “monstruosa” entre duas pessoas.  O primeiro pensamento que vem à cabeça é de que o relacionamento “não está dando certo” ou “somos muito diferente”.  Mas vamos pensar: se a maioria dos casais passam por esta mesma situação, isso significa que não é uma coisa anormal, certo??

Então, o que fazer nessas situações?  Devemos conversar, calar, tolerar??.

Muitas pessoas por medo, preferem calar,  para não expor ao outro aquilo que as incomoda e, com isso, acabam tolerando tudo aquilo que as desagrada para não arrumar confusão e acabam acumulando mágoas, ressentimentos dentro de si que mais dia, menos dia vão acabar “vomitado” em cima do outro resultando, até mesmo, no fim da relação. Mas, existe o caminho da conversa, do diálogo que nem sempre é um caminho fácil, mas extremamente necessário em  nossa convivência diária com outros seres humanos, principalmente, com aqueles que amamos.

Como entender o outro, fazer-se entender e esclarecer eventuais mal entendidos se não exercitarmos o caminho do diálogo??  Dialogar talvez seja uma das maiores dificuldades existente entre os casais, porque nem sempre a outra parte está disposta a ouvir aquilo que você tem a dizer, mas quando os dois começam a exercitar o velho ditado de “quando um burro fala, o outro abaixa a orelha” o diálogo se torna possível.

Conversar implica em saber ouvir,  falar, compreender e ser compreendido (ou não). Na conversa sempre existiráb o medo da reação do outro ao ouvir você dizer que existem pontos nele que te desagradam, assim como você também ficará sujeito a ouvir que existem pontos em você que não agradam ao outro, mas é exercitando a conversa, o diálogo que as pessoas conseguem esclarecer mal entendidos e relfetir sobre seus atos.

Para se construir um relacionamento sincero e maduro, não basta apenas amar, é preciso cultivar o amor mantendo sempre a disposição de dialogar.  A escolha entre dialogar ou tolerar está bem próxima de: lutar para melhorar ou deixar as coisas se deteriorarem.

Pensem nisso!!

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Dicas, Diversos, Reflexão e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s