15 COISAS QUE TODOS DEVEM SABER SOBRE OS CABELOS BRANCOS

1- Podem aparecer em qualquer idade, mesmo ao nascimento, mas normalmente costumam dar seus primeiros sinais após os 30 anos para a maioria das pessoas.

2- Da mesma forma que há adolescentes que começam a ter cabelos brancos existem idosos que não ficam com os cabelos grisalhos.

3- O termo canície é utilizado para definir o processo de embranquecimento dos cabelos.

4- Cada folículo piloso (raíz do cabelo), apresenta um conjunto de células que produzem a melanina (pigmento do cabelos), e que estão ativas (trabalhando). Neste mesmo folículo há um estoque de células que renovam as células ativas na medida que estas vão envelhecendo.

5- Uma vez que se esgota este conjunto de células (as ativas e as do estoque de renovação), os cabelos ficam brancos.

6- É o estoque de células que temos em cada raíz do cabelo que faz com que eles mantenham o pigmento por maior tempo em nossas vidas. Se este estoque é grande, nossos cabelos tenderão a ficar brancos mais tardiamente.

7- Além do consumo das células que produzem os pigmentos dos nossos cabelos (melanócitos), existem momentos em nossa vida em que a produção do pigmento diminui. Isto se dá por eventos traumáticos ou estresse.

8- Existem casos de doenças e medicamentos que podem acelerar o aparecimento de cabelos brancos.

9- É sabido que uma elevada quantidade de radicais livres nos folículos pode provocar o aparecimento precoce de fios brancos.

10- Não há nenhum medicamento que tenha efeito comprovado na recuperação da coloração dos cabelos.

11- As colorações ainda são os métodos mais eficazes de cobrir os fios brancos e disfarça-los.

12- Cabelos brancos apresentam a mesma estrutura anatômica dos fios pigmentandos, porém não apresentam exatamente o pigmento que dá a cor aos mesmos.

13- É mentira que a cada fio branco arrancado nascem outros 7 fios brancos. Uma vez arrancado um fio branco pode voltar a nascer branco novamente mas nunca interferirá na pigmentação dos fios ao redor dele uma vez que cada fio de cabelo tem seu próprio conjunto de células que produzem a melanina (pigmento dos cabelos)

14- O estresse parece ter um envolvimento direto com o aparecimento precoce dos fios brancos.

15- Fios brancos devem ser tratados da mesma forma que fios pigmentados, uma vez que anatomicamente são idênticos aos fios com cor.

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Cabelos, Curiosidades, Dermatologia, Dicas, Diversos, Saúde e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para 15 COISAS QUE TODOS DEVEM SABER SOBRE OS CABELOS BRANCOS

  1. Rosilda disse:

    Olá! Tenho 47 anos e meus fios começaram a branquear após o nascimento do meu filho, eu tinha 24. A minha família de um modo geral tem uma genética que eu não puxei, meu pai começou a branquear os cabelos aos 60 e poucos anos, tenho uma irmã 3 anos mais velha,e agora que estão surgindo os seus primeiros fios brancos. Todos dizem que é porquê eu me casei muito nova, aos 20 anos, e ela continua solteira. Será que casamento e filhos fazem os cabelos branquearem?

    • Oi Rosilda,

      Obrigado por semrpe participar no blog.
      Olha que eu acho que essa teroria de casamento e filhos fazerem o cabelo ficar branco em sentido hein…rsrsrsrs
      Brincadeiras a parte, existem na literatura médica casos de pessoas que os cabelos ficaram branquinhos por conta de stress, dá uma pesquisadinha para você ver!!
      Beijocas,
      Claudinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s