MINERAIS PARA UMA SAÚDE MELHOR: FERRO

Principais funções

Participa da formação das células sanguíneas. Sua ingestão adequada previne quadros de anemia, doença que atinge de 2 a 3 bilhões de pessoas no mundo.

O que sua falta provoca

Os problemas de carência desse nutriente estão associados com falhas na absorção, causadas pela combinação de pratos ricos em ferro com outros complementos, como o cálcio, que prejudicam o aproveitamento do primeiro. Na falta de ferro, produzimos um número muito menor de células vermelhas, o que caracteriza os quadros de anemia. Os sintomas mais comuns são: cansaço, desânimo, queda acentuada de cabelos e unhas fracas.

Problemas no excesso

Como o corpo não remove o excesso de ferro, não é incomum acumular reservas perigosas no organismo, provocando diarreias, vômito e até alterações no tamanho do fígado, além de contribuir para o desenvolvimento de diabetes, inflamações das articulações e complicações cardíacas fatais.

Recomendação diária

18 mg para mulheres e 8 mg para homens

Boas fontes

Marisco no vapor (em 100 g, contém 22 mg); ostra cozida (em 100 g, 8,5 mg); fígado de galinha cozido (em 100 g, 8,5 mg); tofu (em 124 g ou 3 fatias médias, 6,7 mg); pistache (1/2 xícara de chá, 4,4 mg)

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Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
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