Principais funções
Participa da formação das células sanguíneas. Sua ingestão adequada previne quadros de anemia, doença que atinge de 2 a 3 bilhões de pessoas no mundo.
O que sua falta provoca
Os problemas de carência desse nutriente estão associados com falhas na absorção, causadas pela combinação de pratos ricos em ferro com outros complementos, como o cálcio, que prejudicam o aproveitamento do primeiro. Na falta de ferro, produzimos um número muito menor de células vermelhas, o que caracteriza os quadros de anemia. Os sintomas mais comuns são: cansaço, desânimo, queda acentuada de cabelos e unhas fracas.
Problemas no excesso
Como o corpo não remove o excesso de ferro, não é incomum acumular reservas perigosas no organismo, provocando diarreias, vômito e até alterações no tamanho do fígado, além de contribuir para o desenvolvimento de diabetes, inflamações das articulações e complicações cardíacas fatais.
Recomendação diária
18 mg para mulheres e 8 mg para homens
Boas fontes
Marisco no vapor (em 100 g, contém 22 mg); ostra cozida (em 100 g, 8,5 mg); fígado de galinha cozido (em 100 g, 8,5 mg); tofu (em 124 g ou 3 fatias médias, 6,7 mg); pistache (1/2 xícara de chá, 4,4 mg)