O que é
É um ramo da osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. De determinadas plantas aromáticas é extraído o óleo essencial a ser aplicado isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das enfermidades e do indivíduo. Óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos de acordo com suas composições químicas. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade. Os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel ou puro, através da inalação. Dependendo da forma de uso provocará efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estados de ânimo, concentração, etc. É considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da fitoterapia e que é comumente usada em conjunto com esta. É utilizada no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística. A Aromaterapia deve, mesmo assim, ser empregada com cautela e de preferência, guiada por um profissional especializado, que saberá verificar as contraindicações, além de dosagens melhores formas de uso. É uma técnica que usa óleos essenciais para melhorar o astral e a saúde. Esses óleos usados na aromaterapia reequilibram as emoções. Eles sao extraídos de frutas, flores, madeira e ervas.
Alguns óleos essenciais
Existem cerca de 150 óleos essenciais extraídos para a aromaterapia. Para prescrevê-los, o terapeuta não deve apenas saber as funções de cada um deles, mas conhecer a pessoa que vai utilizá-los. Embora os sintomas possam ser tratados, o objetivo da técnica é buscar o equilíbrio físico e mental da pessoa.
-
Alecrim – Usos gerais: pressão baixa, exaustão, memória, drenagem linfática, asma, artrite, hepatite, otite, ressaca, cólicas, fígado, pele seca.
-
Alfazema – insônia, queimadura, insolação, medo de escuro, bronquite asmática, sensaçao de pânico, tosse, picada de insetos, ronco.
-
Bergamota – ansiedade, frieira, depressão, acne, ferida, cólica, seborréia, dor de garganta.
-
Canela – estimulante, anti-séptico, resfriados, impotência, infecções intestinais, espasmos.
-
Camomila – calmante, ansiedade, TPM, medo e dor de cabeça.
-
Cravo – repelente, anti-séptico, anestésico, resfriados, otimismo, dor de dente, sarna, verruga, calos, picada de insetos, memória fraca, descamação da pele, memória fraca.
-
Erva cidreira – analgésico, bactericida, anti-séptico, cabelo e pele oleosos, calmante, regulador da menstruação, dor de cabeça, mordida de animal, ferimento com armas.
-
Erva Doce – emagrecimento, celulite, cólica, gases, infecção intestinal, náuseas, vômitos, prisao de ventre, soluços, pedra nos rins.
-
Gengibre – amigdalite, artrite, diarréia, dor de garganta, enxaqueca, impotência, memória fraca, reumatismo.
-
Jasmim – ansiedade, depressão, frigidez, impotência, menopausa, dor de cabeça, cólicas menstruais, dores uterinas, pele seca e sensível.
-
Manjericão – dor de garganta, tosse, rouquidão, amigdalite, má digestão, prisão de ventre, cólica, náusea, ansiedade, insônia, verruga.
-
Menta – gripe, resfriado, dor de cabeça, sinusite, nariz entupido, indigestão, cólica, vômito, enjôo, soluço, picada de insetos, tontura, gastrite.
-
Tomilho – stress, fadiga, insônia, bronquite, gastrite, verruga, dor de cabeça, amigdalite, gota, laringite, sinusite, cistite, reumatismo, dermatite.
Como usar os óleos essenciais
Existem muitas maneiras de fazer uso dos óleos essenciais. O número de aplicações depende do problema, do tempo em que vem se manifestando e da recuperação da pessoa. Por isso é muito importante procurar ajuda de um profissional antes de começar o tratamento. Na pele, na água, ou no ambiente. Escolha a melhor forma de usar os óleos.
-
Vaporizador: utilizam-se do calor das velas e lâmpadas para vaporizar os óleos no ambiente
-
Massagem: relaxante ou energizante é uma das principais formas do uso da aromaterapia, pois agrega o poder da massagem e a absorção direta dos óleos na pele.
-
Compressas: indicadas para tratar inchaços, dor muscular, TPM e inflamações, podem ser quentes ou frias, de acordo com as necessidades.
-
Spray: ideal em borrifamentos para desodorizar, desinfetar ou perfumar o ambiente.
-
Banhos: a água facilita a penetração do óleo na pele. Adicionar algumas gotas na banheira para perfumar, relaxar e estimular.
-
Inalações de vapor: o método mais seguro para ser feito sem orientaçao profissional.
-
Creme, loção, xampu e gel de banho: os óleos podem ser misturados a produtos sem fragâncias , mas podem irritar peles mais sensíveis.
-
Gargarejos e bochechos: devem ser feitos com orientação profissional, porque os óleos não podem ser ingeridos e alguns não devem ser usados nessa técnica.
Cuidados e Contra-indicaçoes
-
Se houver reação alérgica, suspenda o uso imediatamente;
-
Grávidas e crianças só podem fazer o tratamento sob orientação médica, assim como adultos e idosos com problemas de epilepsia, pressão alta ou hipotensão;
-
A aromaterapia não trata a doença, mas a pessoa. Embora traga bons resultados para casos de depressaã leve, por exemplo, ela deve ser usada como complemento;
-
Os óleos raramente são usados puros e diretamente sobre a pele. Têm de ser diluídos em álcool ou em óleo vegetal suave antes de serem aplicados;
-
Se o óleo for ingerido no gargarejo tome leite e procure um médico imediatamente. Por esta razao o gargarejo é recomendado para ser feito com o acompanhamento de um profissional.