QUAIS SÃO OS ALIMENTOS CONSTRUTORES, ENERGÉTICOS E REGULADORES?

Por Claudia Grycak

De acordo com a função que desempenham no organismo humano, os alimentos podem ser classificados em três grupos principais:

Construtores

Pertencem a este grupo os alimentos ricos em proteínas, como leite, queijo, ovos, carne, frango e peixe (origem animal), além da soja, ervilha, lentilha e feijão (origem vegetal). As proteínas são compostos que constituem o principal componente dos organismos vivos. Elas são fundamentais para o crescimento e, se o nosso corpo fosse uma casa, poderíamos comparar as proteínas aos tijolos que usamos na construção.

Energéticos

Estão nesta categoria temos o arroz, milho, macarrão, pão, batata, mandioca, farinhas, açúcares, bolos e mel, ou seja, alimentos que contém carboidratos, compostos orgânicos que nos dão energia para trabalhar, estudar e brincar. Existem também os alimentos superenergéticos, que possuem grande quantidade de gordura e açúcar e, por isso, devem ser consumidos com moderação.

São eles manteiga, margarina, creme de leite, óleos, bolos confeitados, sorvetes cremosos, chocolates, refrigerantes, balas, chicletes, e salgadinhos. Os alimentos energéticos podem ser comparados com a energia elétrica de uma casa, que faz funcionar lâmpadas e aparelhos eletrônicos.

Reguladores

São formados por vitaminas, fibras, minerais e água, os alimentos desta categoria hidratam o corpo, deixando os cabelos brilhantes, unhas fortes e pele macia. São encontrados em legumes, verduras e frutas. As fibras ajudam na digestão, facilitando o movimento dos alimentos no aparelho digestivo, e no bom funcionamento do intestino. Os alimentos reguladores podem ser comparados ao cimento, que une os tijolos da casa, porque contribuem para que haja uma relação de equilíbrio entre os alimentos e o nosso organismo.

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alimentação, Curiosidades, Dicas, Diversos, Saúde, Utilidade Pública e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

175 respostas para QUAIS SÃO OS ALIMENTOS CONSTRUTORES, ENERGÉTICOS E REGULADORES?

  1. jully disse:

    essas informaçãos me ajudaram muito em meu seminario.
    ameiiiiiiiiiiiiiiii

  2. Tamara disse:

    Eu ameei *—-*
    Me ajudoou muitoo!
    Obrigadoo, ee parabééns ‘Claudinha Grycak ‘ !
    Beijoos ;*

  3. Adrielly disse:

    Adoroi fiquei super feliz pois tinha que fazer um trabalho escolar e so ajei aqui muito obrigada Glaudinha
    Beijosssss

  4. ana caroline disse:

    muito obrigado as imformações me ajudaram muito no trabalho da escola

  5. CRISLANE disse:

    OI

    OLHA SEU TRABALHO AJUDOU MINHA AMIGA CASSIANE NA ESCOLA TA?

    BEIJOS E XAU XAU

  6. Pingback: OS NÚMEROS DE 2010 DO BLOG ALOPECIA AREATA, SEGUNDO A WORDPRESS | Alopecia Areata Brasil

  7. laerte disse:

    me ajudou muito na escola obrigado

  8. laerte disse:

    eu tirei 10 muito obrigado

  9. Carolina disse:

    Nossa o seu trabalho me deu um 10 em ciências,brigadão!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Pingback: Estou Autista » Blog Archive » O que levar de lanche pra escola?

  11. Duda disse:

    Muito obrigado me ajudou muito na escola

    bjinhos

    Claudinha

  12. mariana disse:

    nao gostei claudia mas vou continuar
    vendo suas orientaçoes pela web

    • Olá, Mariana

      Bem vinda ao blog!!
      É um direito seu não gostar do blog, afinal de contas aqui é um lugar democrático.
      Porém, gostaria de lembra-la que comentários direcionados a minha pessoa me rotulando disto ou daquilo, como você fez, não serão aprovados em respeito aos meus leitores. (Lembre-se do outro comentário que você fez e que não aprovarei!!)
      Gostaria de frisar que seu IP fica registrado no momento em que você posta seu comentário, portanto, cuidados com as ofensas pessoais!!!
      Obrigado por participar!!
      Claudia

  13. gostei da suas dias e muito elegnte eu estou estudand sobre isso e e muito legal para min passa nas prova de ciencias

  14. evelyn disse:

    oii obrigada pelas informaçoes eu fiquei muito feliz de saber que peixe é a viamina b por issomeucablo crescia tao rapido eu smpre amei pixe (hoje meu cabelo passa da bumbuma e é cheio bem cheio )

  15. Brunnaa disse:

    Nossa Muito obrigada me ajudou muito no meu trabalho na escola muito obrigada

  16. Leticia disse:

    obrigada você me ajudou muito na escola muito muito eu tinha que pesquisar que alimentos são:construtores,energéticos e reguladores a prof vai fica orgulhada valeu !

  17. gurislene disse:

    nosaaa Emy isso é muito diver. adorei esse site mas

  18. Bianca disse:

    Adorei esse site me ajudou bastante no meu trabalho da escola com apenas 10 anos já me ajudou imagine para as pessoas que presisão dessa dica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    bjs!!!e muito mais bjs!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. Lívia disse:

    Oie… Claudinha.. *–* Adoreii Seu site Eu fiz um trabalho com esse texto gostei muito mesmoo Parabéns ;*
    Você é muito inteligente…

    Smack Um beijo ♥

    Líh Bispo…

  20. rayne disse:

    pocha adorei mem ajudou muinto na minha prova de ciÊncias vleu mesmo muinto obrgado!!!!!!

  21. guilherme disse:

    ESSE SITE ME AJUDOU MUITO VIU !

    OBRIGADO

  22. Isabella disse:

    Obrigado por ajudar eu e minha amiga Sara no colegio bjsss

  23. patricia disse:

    claudinha muitoooooo obrigada ,vc me ajudou muitoooooooo com a pesquisa do meu filho ,continue assim brigadinha!!!!

  24. João Pedro disse:

    Poxa, valeu mesmo aí a equipe de vcs, eu que estou na 4º série vou receber 5,00 pts no trabalho. Fiquei muito contente por ter feito esse trabalho!!

  25. juliana disse:

    muito mais muito obrigado vai me ajudarar no trabalho
    da escola bjoss claudinha

  26. valério disse:

    vlws aew ajudo bastante😄

  27. terezinha silva disse:

    muito bom……era exatamente o q eu procurava……vai me ajudar e muito na preparação de aula p/ o meu terceiro aninho…..obrigada

  28. Patrick Nascimento disse:

    Essas informações vão me ajudar bastante, ja que tenho uma prova de ciências sobre alimentação.

  29. nathalia disse:

    Adorei sua explicaçao. Vou apresentar um trabalho e a maneira como você expôs, ficou muito fácil de entender e passar para as pessoas.
    Muito Obrigado.

  30. isabela disse:

    Oi gostei muuito e me ajudou bastante Obrigada !!

  31. gabryela disse:

    legal………………………………
    amei da para fazer uma dieta………………………………
    acho que sim;;;;;

  32. gaby disse:

    adorei essa respostas.hehe..

  33. carla disse:

    olá claudia meu nome e carla porfavor tenho um problema muito serio de intestino já foi em varios medicas mas nada de resolver mim ajude mim diga o que posso fazer!!! para aliviar esse sofrimento… obg!1

  34. andressa disse:

    muitooo booom me ajudou em um trabalho de escola maravilhoso

  35. luisa rith disse:

    oi claudia vc não é a que trabalha na fruteira em santo angelo em baixo do meu apartamento?

  36. soleide sane disse:

    Isso me ajuda muito CLAUDIA GRYCAK agora é minha deusa!!!!!!!!!!! obrigada!!!!!!!!!!!

  37. elionaides disse:

    essa peste nem me deu bons pontos minha profº merece morrer mesmo!!!!!

  38. soleide sane disse:

    Essa mulher é uma deusa me ajudou a ganhar muitos pontos da matéria de ciêcias muito obrigada!!!!!

  39. camila disse:

    hhhhhhhhhhhhaaaaaaaaaaaaaaaaaa??????adorei este site ajudou minha irma num trabalhode escola ela vai tirar a noto 10 a e vc autorade onde vc aprendeutodo o comteudo desse site?quero uma resposta…………………………………………………..s2s2

  40. gabriela disse:

    muito Obrigada tirei total na prova graças a sua inteligencia,
    espero que isto scontece de novo
    brigada de novo
    beijoos

  41. Manuuh disse:

    Muiitoo boom kem fez ta de parabéens
    Eu precisei para fazer um trabalhoo
    Obrigadooo ‘
    Bjoo

  42. vanessa disse:

    nossa,essas informações me ajudaram muito!!!!!!!!!!!!!!!muito obrigado por exister esse site!!

  43. rafaela disse:

    e gostei tirei um 10

  44. jaqueline disse:

    qui massa com esse blog mim ajudou muito muito obrigado

  45. brenda disse:

    gostéi vou fazer dieta é legall!!!

    beijkss”!!

  46. vitor disse:

    Oi claudia gotei muito do seu texto muito imteresante me ajudo muito na minha pesquisa gostei mesmo…um abraço valeuuuuuuuuuuuuuuuu

  47. jéssica Santiago disse:

    essa informações forama minha salvação!!! estava a horas procurando.
    Obrigada Cláudia vc ajudou bastante a minha amiga!!
    bjs!

  48. ellen rebeca disse:

    eu adorei voces me ajudaram muito na minha alimentação muito obrigado mesmo

  49. ruth disse:

    eu amei esse blog parabéns

  50. mileny disse:

    isso me ajudou completamente em um trabalho de escola

  51. Jooh disse:

    claudia vc merece milhões de obrigados,me ajudou muitoom mesmo.eu estava tarde da noite com trabalho da escola pra fazer e n sabia o que fazer.brigadãoo mesmoooo. ♥♥♥Bjs♥♥♥

  52. Phelipe disse:

    Hee Adoreei o BLOG, ele me ajudo a fazer meu trabalho de ciências muito obrigado.

  53. lucas disse:

    essas informaçoes me ajudaram no meu trabalho da escola.obrigado

  54. Maria Clara Correia Lopes disse:

    oi Claudia,parabéns,aprendi muito com seu texto!!!!!bjs

  55. amanda disse:

    otimo a professora amoo

  56. julia moretto disse:

    adorei seu site finalmente consegui fazer o meu trabalho obrigada

  57. marcela r. mozer disse:

    e bem interesante gostei

  58. marcela r. mozer disse:

    show
    ja e a segunda vez kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  59. matheus disse:

    valeu pelo blog,
    so tenho 9 anos

  60. lukas disse:

    obrigado adorei essas respostas esse site e bom de mais para nossas respostas

  61. riw disse:

    valeu obriga daria mil reais

  62. manuella de carvalho disse:

    já estou virando sua FÃ pois me ajudou muito

  63. asdfghjklç disse:

    valeu ajudou muito minha mana

  64. Beatriz disse:

    Foi mto util para minha aula de piramide alimentar …. \o/

  65. yasmin disse:

    muito obrigado, agora posso fazer minha pesquisa…
    beijos yasmin.

  66. sara disse:

    a mim tambem ajudou bastante na pesquisa que estou fazendo para a escola yasmin!.

  67. yasmin disse:

    muito obrigado agora posso fazer minha pesquisa para a escola!…
    beijos…

  68. gabriele disse:

    adoroooooooo

  69. jully disse:

    obgd suas respostas foram muito ulteis pra min obgd adoreei tirei 9,8 no meu trabalho muito obgd

  70. Esther maria disse:

    obrigada pela as respostas,
    tenho 8 anos

  71. Pedro Paulo disse:

    é muito legal mas não tm tudo o q eu qéro

  72. kelwin disse:

    me ajudou no trabalho de Ed.Fisica

  73. kelwin disse:

    valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  74. Camila disse:

    gostei,mais faltam mais informações…

  75. paloma gomes disse:

    amei me ajudou em meu trabalho

  76. alissa disse:

    nossa eu tinha untrabalho de ciencias e ficou maneio ameiiiiiiiiii

  77. natalya disse:

    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaadddddddddddddddddddddddddddddddddooooooooooooooooooooogggggggggggggggggggggggoooooooooooooooooooooooooo

  78. natalya disse:

    adoro esse blog bjs s2 s2 s2 s2 s2 s2 s2 s2 s2 s2 s2 s2 s2 s2 s2 s2 s2 s2 s2 s2 s2 s2

  79. giovanna disse:

    ai eu goste mais acho que pode melhora.

  80. Mariana do Carmo disse:

    obrigado eu fiz meu trabalho as presas mais esse site mim ajudou bjoz

  81. yasmin disse:

    a pesquisa para a escola foi otima eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii beijos yasminnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

  82. Pingback: Grupos de alimentos - Blog Unimed

  83. vandinho disse:

    uhuuu me deu muitas notas belas em em ciencias
    1° 9,7
    2°8,3
    3°10,0´
    4°10

  84. helayne disse:

    eu gostei muito de entrar de site foi muito pretativo para mim

  85. isabelli disse:

    eu gostei mt me ajudou bastante

  86. juliana disse:

    adorei!
    me ajudou muito no meu trabalho de ciencias !
    bjs!

  87. vitoria disse:

    eu adoro essas coisas de comida eu tenho q fazer o trabalho de ciencias bjus

  88. giovanna disse:

    obrigada por ter feito isso sem voce nao ia tirar um 10!!!!!!!!!!!!!!!!

  89. Júlia disse:

    Me ajudou bastante no meu trabalho de Ciências!!!

  90. gustavo disse:

    obrigadooooooooooooooooo tirei 10,0 na minha prova muito obrgd essas informçoes me ajudaram muitoooooooo

  91. valter disse:

    Vou tentar seguir essas recomendacois.

  92. esther disse:

    eu adorei como tantas coisas fazem parte da nossa vida

  93. gabrielly almeida disse:

    adorei esse site oi o único que me ajudou no trabalho de ciências vou sempre pesquisar a qui
    beijjoooookkas

  94. kailane disse:

    adorei vou procurar sempre aki me ajudou muito valeu vcs sao os maximos

  95. Raissa disse:

    Isso me ajudou muito n so na minha vida mais tbm em meus trabalhos da escola

  96. Çilene n matos disse:

    Obrigada! ajudou a fazer o trabalho de minha filha.

  97. Guilherme Papachristodoulou disse:

    A sua página me ajudou muito no meu trabalho, além de aumentar meu conhecimento. Muito obrigado

  98. gilson disse:

    me ajudou no trabalho da vida…..

  99. Marcia Ferreira do Rêgo disse:

    Ajudou bastante para eu ensinar para o meu filho para a prova de ciências 2 ano primário!! Obrigada!!
    Marcia F. Rêgo

  100. Nádia Boalento disse:

    Gostei muito da sua publicação e de como comparou os alimentos no nosso corpo com a nossa casa. Show de bola. Meus alunod do EJA vão ficar muito felizes

  101. Edy disse:

    Muito ajuda a melhorar a dieta alimentar

  102. leilane oliveira disse:

    adorei a comparação com uma CASA!!!

  103. isabela disse:

    eu gostei por que tem muita coisa que nós não devemos aprender só nos trabalhos mais sim em toda vida

  104. ana gabriele dos reis silva disse:

    me ajudou muito na minha prova de ciêcias

  105. Mabanza disse:

    obgd por ter me apresentado uma contribuição tão útil do meu trabalho.

  106. FERNANDA disse:

    NOSSA OTIMO PARA O MEU TRABALHO MINHA PROFESSORA APROVOU E TANTO MUITO MUITO OBRIGADO MESMO!

  107. Arthur disse:

    Obrigado a vcs q fizeram esse site me ajudou muito no meu trabalho de Ciencias

  108. gaby disse:

    o brigada por sem vcs nao tinha tirado um 10❤

  109. Maria Eduarda disse:

    Muito bom tirei dez na prova de ciências muito obrigada Claudinha Bjjs:)

  110. ronaldo disse:

    Alimentaçao, combustivel de nosso corpo, quanto maior qualidade melho funcionamento

  111. leonardo disse:

    eu achei super legal eu estou precisando de nota em ciencias e estou estudando sobre isso tomara q isso me ajude mais independentemente disso mesmo assim obridado claudinha

  112. miguel disse:

    obrigado me ajudou muito.

  113. amanda disse:

    ameiiiii esse site me ajudou muito !!!!!

  114. a minha aula e dez por causa da minha professora ela e legal mais vcs são um dicionario especial

  115. kiil disse:

    me ajudou muito………..valeu

  116. ariel disse:

    caramba me ajudou bastante legal estava me matando pra achar o site certo muito obg valeu muito bay bay

  117. shayla disse:

    obg achei agul para a meu trabalho

  118. Shayla disse:

    o trabalho que eu pesquisei eu tirei 10 beijos SHAYLA QUADRA

  119. achei muito interessante esse assunto das textualização de óleos e gorduras ,e hortaliças .também estudo na universidade pontifícia católica curso de nutrição e dietética.tec.puc.o próprio curso fala sobre:nutrientes frutas verduras vitaminas que ajudam na cura das doenças.

  120. lola mendes disse:

    tudo esta certo mais nao gostei dessa foto das princesas carecas nao

    • Boa tarde, Lola
      Desculpe responder depois de tanto tempo, é que o site estava bloqueado e somente agora conseguimos acesso a ele.
      A foto das princesas carecas tem dois sentidos aqui: primeiro que o site fala sobre uma doença autoimune chamada alopecia que faz todos os pêlos e cabelos do corpo caírem e segundo, não é porque não temos cabelos que não podemos ser princesas. Toda mulher tem dentro de si uma princesa.
      Beijocas e obrigada por participar.

  121. mariana disse:

    muito obrigada isto me ajudou bastante na minha pesquisa

  122. filipe disse:

    o trabalho que eu pesquisei eu tirei 10 valeu

  123. leticia disse:

    mer ajudo muito da mia atividade

  124. gabriel marks disse:

    muito bom achei aqui todas as respostas para o meu trabalho vlw

  125. Pingback: Equilibrando o lanche escolar - Etc & Mãe

  126. Madu disse:

    Valeuuu!!!acho q vou tirar a nota maxima no meu trabalho!
    Parabens seu blog é pft

Deixe uma resposta

