O QUE É QUE A BANANA TEM?

 

A banana é um alimento rico em carboidratos, que fornece energia de forma rápida ao organismo.   Tem potássio, que é um mineral importante para o bom funcionamento dos músculos, inclusive o cardíaco; e em vitamina B6, essencial para a formação de células do sangue e de substâncias para o cérebro”, diz a nutricionista Cibele Crispim (SP), da RGNutri Consultoria Nutricional.  Segundo a especialista, a fruta ainda é indicada para portadores de pressão alta que usam medicamentos diuréticos. 

 Atenção

Alguns grupos devem ingerí-la com muita moderação. Entre eles estão os obesos e os diabéticos. “A banana possui elevado índice glicêmico (IG), ou seja, faz o corpo produzir grande quantidade de insulina, alerta o médico Paulo Olzon Monteiro da Silva.  Isso deve ser levado em conta porque a insulina é um hormônio que tem o poder de carregar o açúcar para dentro dos músculos na forma de glicogênio.  Quem sofre de insuficiência renal também precisa evitar o alimento, devido à grande quantidade quantidade de potássio existente nele e que, em excesso, é muito perigoso a esses pacientes. 

Verdades e mitos

  1. Combate ansiedade e depressão: verdade. Ela contém triptofano, nutriente encontrado na produção de serotonina (substância responsável pelo humor) que pode elevar sua quantidade presente no cérebro.
  2. Ajuda a curar ressaca: verdade. o consumo de álcool altera o fornecimento de energia para o corpo. Dessa forma, quando uma pessoa de ressaca, é importante ao organismoa reposição de carboidratos.
  3. Favorece a concentração: mito. Não há estudos que comprovem a relação
  4. Alivia sintomas da TPM: verdade. A vitamina B6, presente no alimento, está envolvida na melhora

Futuro

O cientista norte-americano Charles Arntzen trabalha no desenvolvimento de uma variedade de banana geneticamente modificada, que servirá de imunizaçãocontra a hepatite B. No futuro, a técnica levará a uma grande redução de riscos e custos em comparação com a vacinação tradicional. 

Fonte: Revista Viva Saúde

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alimentação, Dicas, Saúde e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s