Cortar mensalmente os cabelos para que eles cresçam fortes e sadios é puro mito. A estrutura capilar não é uma planta e, podando-a ou não, os fios se desenvolvem a uma taxa média de 1cm por mês.
Cortar o cabelo na lua cheia também não ajuda a encher a cabeleira. A crença tem origem nas mitologias dos povos agrícolas que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos.
Os cabelos não se acostumam com os xampus, ao contrário do que muita gente pensa. O que ocorre é que os cabelos mudam as suas necessidades e o produto passa a não ser o mais indicado para seu tipo de cabelo.
Água fria não deixa o cabelo mais forte e brilhante. Na verdade é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas.
Lavar os cabelos diariamente não os deixa mais oleosos. Ao contrário. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com xampu específico e sem massagens excessivas para não estimular a produção de óleo.
Deixar o creme hidratante no cabelo o dia inteiro não otimiza o tratamento. Pode, sim, deixar o cabelo mais ressecado.
Cem escovadelas à noite não deixam os cabelos saudáveis, como é apresentado em muitos filmes de época. Essa prática ativa a circulação mas é desaconselhada, pois pode fragilizar os fios e irritar o couro cabeludo.