COMO ADMINISTRAR OS MOMENTOS DE RAIVA

Raiva é um sentimento de protesto, de insatisfação ou frustração contra alguém, contra alguma coisa ou situação específica. É um sentimento que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado. Entretanto, sentir raiva, não ajuda a ninguém.  Estudos demonstraram que a raiva pode aumentar a incidência de doenças cardíacas e outros problemas de saúde. A utilização de técnicas comportamentais e mentais poderá ajudá-lo a minimizar a raiva e a ansiedade, reduzindo, por consequência, a incidência de problemas cardíacos crônicos associados a elas.

Dicas para gerenciar a sua raiva

– Siga o caminho inverso: estudos indicam que “extravasar a raiva”, na verdade, aumenta a própria raiva e a tendência à agressão, não ajudando a resolver a situação. Já, do lado oposto a ela, existirá sempre a oportunidade de desenvolver a empatia, ou seja, haverá sempre uma chance de tentar compreender aquele indivíduo que está criando uma determinada situação adversa. Ele pode estar passando por dificuldades que o colocam emocionalmente instável. Nesse momento, ao invés de expandir a sua propensão à briga, procure aplicar paciência, buscando minimizar a questão através do diálogo.

– Descubra o seu padrão de comportamento: procure memorizar registros de todas as emoções que você teve (e por quais razões) ao longo de suas experiências mais recentes. Esta vivência lhe ajudará a identificar um determinado padrão de reação perante a sua raiva. Qual são os motivos, no dia-a-dia, capazes de despertar esse sentimento? Uma vez reconhecido o seu padrão, na hora da chegada da raiva, para combatê-la com eficácia pratique um alongamento ou, quando possível, faça uma sequência de respirações profundas ou de flexões. Isso, no mínimo, removerá as negativas consequências fisiológicas que o sentimento de raiva estará produzindo sobre o seu organismo.

– Adote uma postura inteligente: se você perceber ansiedade constante e momentos repetitivos de raiva, procure uma orientação médica, pois tais sintomas podem estar associados a um transtorno de ansiedade ou de humor.

Fonte: http://www.queroviverbem.com.br

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s