Planta da família das Liliáceas que possui inúmeras propriedades regeneradoras, curativas, umectantes, lubrificantes e nutritivas.
No Brasil é popularmente conhecida como BABOSA e chamada de “a planta da saúde e da beleza”, tendo seu uso documentado desde a antiguidade pelos fenícios e egípcios, além de passagens descritas na Bíblia.
Estudos mostraram que a Aloe é uma mistura heterogênea de mais de 200 componentes individuais, inclusive polissacarídeos, glicoproteínas, aminoácidos, enzimas, vitaminas e minerais que em conjunto irão exercer ação positiva no organismo.
Segundo publicação oficial da Organização Mundial da Saúde (WHO), a Aloe Vera é amplamente utilizada em tratamentos cutâneos externos como irritações da pele, incluindo queimaduras de primeiro e segundo grau de origem térmica e/ou radioativa, machucados e esfoliações. Além disso, a Aloe possui propriedades cosméticas como hidratante.
O gel de Aloe, às vezes, em combinação com outros ingredientes, reduz a inflamação em locais feridos, acelera a cicatrização, aumenta a duplicação e renovação celular, e quando corretamente aplicada, pode diminuir “manchas da pele e cicatrizes”. O gel de Aloe Vera tem também muita afinidade com a pele, possui uma capacidade de penetração superior e efetiva na pele integra.
Renomadas instituições científicas e docentes têm efetuado estudos formais sobre a Aloe Vera, como por exemplo: Instituto de Ciências e Medicina Linus Pauling (Palo Alto – Califórnia – EUA), Instituto Weisman (Israel) e Universidade de Oklahoma (Texas – EUA) e outros tem efetuado estudos formais sobre a Aloe Vera. Apoiados por provas de laboratório e experiências químicas, mencionam as seguintes propriedades:
-
Inibidora da dor: seus princípios ativos têm uma notável capacidade de penetração até os planos mais profundos da pele, inibindo e bloqueando as fibras nervosas periféricas receptores da dor – interrompendo de modo reversível a condução dos impulsos. Além disso, reduz a dor por possuir uma poderosa força antiflamatória.
-
Antinflamatório: Aloe Vera tem uma ação similar a dos esferóides, como a cortisona, mas sem seus efeitos nocivos colaterais. Por isso é útil em problemas como bursites, artrites, golpes, mordidas de insetos e etc.
-
Coagulante: por conter cálcio, potássio e celulose, Aloe Vera provoca nas Lesões a formação de uma rede de fibras que seguem as plaquetas do sangue, ajudando na coagulação e cicatrização. O cálcio é parte do sistema nervoso, o potássio da atividade modular e a celulose da coagulação.
-
Queratolática: faz com que a pele danificada de lugar a um tecido de células novas.
-
Antibiótica: Sua capacidade bacteriostática, bactericida e fungitastica (antiviral), elimina bactérias inclusive Salmonela e Estafilococos – que causam infecções inibindo sua ação daninha.
-
Regeneradora: A Aloe Vera possui um hormônio que acelera a formação e o crescimento de células novas. Graças ao cálcio que contém, elemento vital na osmose celular – intercambio de líquidos, ajuda as células manter seu frágil equilíbrio interno e externo.
-
Energética e Nutritiva: uma das características de maior importância da Aloe Vera é que contem 19 aminoácidos assenciais, necessárias para a formação e estruturação das proteínas, que são a base das células e tecidos e também minerais, como fósforo, cobre, ferro, manganês, magnésio, potássio e sódio, todos elementos indispensáveis para o metabolismo e atividade celular.
-
Contém Vitaminas: vitamina “A”, excelente para a visão cabelo e pele; vitamina B1, B5, B6, B12, para o sistema nervoso central e periférico e vitamina C, responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico e pela tonicidade dos capilares do sistema cardiovascular e circulatório.
-
Digestiva: A Aloe Vera contem grandes quantidades de enzimas necessárias para o processamento e aproveitamento dos carboidratos, gorduras e proteínas no organismo.
-
Desintoxicante: contem acido uronico, elemento que facilita a eliminação de toxinas a nível celular, e a nível geral estimula a função hepática e renal, primordiais na desintoxicação do nosso organismo.
-
Rehidratante e Cicatrizante: penetra profundamente nas três camadas da pele – derme, epiderme e hipoderme – graças a presença de ligninas e polissacarídeos restitui os líquidos perdidos, tanto naturalmente como por deficiências de equilíbrio ou danos externos, preparando os tecidos de dentro para fora nas queimaduras – sol e fogo – fissuras, cortes, ralados, esfolados, perda de tecidos, etc.
Fonte: www.sitemedico.com.br
mais enfim a babosa ajuda a tratar a alopecia areata junto com o tratamento…