Por Claudia Grycak
Olá, Bom dia a todos!!
Só pra variar um pouquinho, eu e a Drica tivemos um final de semana um pouco corrido e não tivemos tempo de vir até aqui dar um abraço em vocês, mas graças a Deus mais uma semana se inicia e cá estamos novamente para trazer mais uma curiosidade do mundo da Alopécia.
O título já diz, mas cabe a pergunta novamente: Vocês sabiam que os bichos sofrem de alopécia?? Eu, particularmente, desconhecia, mas entre meus passeios “internéticos” achei uma “amiguinha” nossa que sofre de alopécia, vamos conhecê-la??
Ahhhhhhh prestem atenção no último parágrafo, viu!!!
Beijocas, Claudinha
Cinder, a macaca careca
O nome dela é Cinder, ela tem 13 anos e vive no Zoo de Saint Louis, ela é portadora de alopécia universal.
A primeira vez que olhamos Cinder pode produzir um calafrio. Seu aspecto é o de uma macaca velha e sábia que nos observa detalhadamente do outro lado da jaula. Cinder perdeu todo o pelo quando tinha sete meses de idade, primeiro nas extremidades inferiores, e após em todo o corpo. Os veterinários realizaram múltiplos exames até comprovar que se tratava de um caso de alopecia areata, uma doença que também afeta os humanos.
Cinder é uma jovem chimpanzé do zoo de Saint Louis. Apesar de seu aspecto avantajado, só tem 13 anos. Quando nasceu, em 9 de agosto de 1994, tinha todo o pelo, mas em 7 meses passou a ser um simio nu e estranho.
A alopecia areata é uma doença que provoca a queda total ou parcial do cabelo do corpo que atualmente afeta a 2% da população humana; só no Brasil há 3,7 milhões de pessoas afetadas. Quando se trata de uma perda total do pelo, como no caso de Cinder, passa a se denominar alopecia universalis.
Curiosamente, após todos estes anos esta ausência de pelo não afetou Cinder no mínimo em suas relações sociais; o resto dos macacos tratou-a sempre como uma a mais apesar de suas diferenças. Durante anos brincou, brigou e conviveu com os demais como mais um do grupo.
Realmente o último parágrafo é de colocarmos a mão na consciência e repensarmos nossos conceitos…
Eu já tinha ouvido falar em casos de alopecia em animais mais comumente em cães e gatos, inclusive a minha poodle tem certas áreas de alopecia, o caso dela é tipicamente relacionado ao stress, é só a mocinha ficar contrariada e já caem os pelinhos da madame rsss. Vai ver puxou a mãe humana dela.
Bjinhos.
Drica
Sou estudante de Medicina Veterinaria e já atendi no hospital alguns animais com alopecia. Grande parte, relacionada a stress mesmo.
Temos muito o que aprender com os animais, que não excluem os outros por terem alopecia
Oi Cátia
Obrigada pela sua visita e participação!!
Realmente os animais têm muito a nos ensinar, exatamente por isso essa matéria sobre a Cinder.
Um super beijo pra ti,
Claudinha e Drica