VOCÊS SABIAM QUE OS BICHOS TAMBEM SOFREM DE ALOPECIA??

Por Claudia Grycak

Olá, Bom dia a todos!!

Só pra variar um pouquinho, eu e a Drica tivemos um final de semana um pouco corrido e não tivemos tempo de vir até aqui dar um abraço em vocês, mas graças a Deus mais uma semana se inicia e cá estamos novamente para trazer mais uma curiosidade do mundo da Alopécia.

O título já diz, mas cabe a pergunta novamente: Vocês sabiam que os bichos sofrem de alopécia??  Eu, particularmente, desconhecia, mas entre meus passeios “internéticos” achei uma “amiguinha” nossa que sofre de alopécia, vamos conhecê-la??

Ahhhhhhh  prestem atenção no último parágrafo, viu!!!

Beijocas, Claudinha

Cinder, a macaca careca

O nome dela é Cinder, ela tem 13 anos e vive no Zoo de Saint Louis, ela é portadora de alopécia universal.

A primeira vez que olhamos Cinder pode produzir um calafrio. Seu aspecto é o de uma macaca velha e sábia que nos observa detalhadamente do outro lado da jaula. Cinder perdeu todo o pelo quando tinha sete meses de idade, primeiro nas extremidades inferiores, e após em todo o corpo. Os veterinários realizaram múltiplos exames até comprovar que se tratava de um caso de alopecia areata, uma doença que também afeta os humanos.

Cinder é uma jovem chimpanzé do zoo de Saint Louis. Apesar de seu aspecto avantajado, só tem 13 anos. Quando nasceu, em 9 de agosto de 1994, tinha todo o pelo, mas em 7 meses passou a ser um simio nu e estranho.

A alopecia areata é uma doença que provoca a queda total ou parcial do cabelo do corpo que atualmente afeta a 2% da população humana; só no Brasil há 3,7 milhões de pessoas afetadas.  Quando se trata de uma perda total do pelo, como no caso de Cinder, passa a se denominar alopecia universalis.

Curiosamente, após todos estes anos esta ausência de pelo não afetou Cinder no mínimo em suas relações sociais; o resto dos macacos tratou-a sempre como uma a mais apesar de suas diferenças. Durante anos brincou, brigou e conviveu com os demais como mais um do grupo.

Fonte: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=1468

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alopécia, Artigos, Curiosidades, Reflexão e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para VOCÊS SABIAM QUE OS BICHOS TAMBEM SOFREM DE ALOPECIA??

  1. Drica disse:

    Realmente o último parágrafo é de colocarmos a mão na consciência e repensarmos nossos conceitos…
    Eu já tinha ouvido falar em casos de alopecia em animais mais comumente em cães e gatos, inclusive a minha poodle tem certas áreas de alopecia, o caso dela é tipicamente relacionado ao stress, é só a mocinha ficar contrariada e já caem os pelinhos da madame rsss. Vai ver puxou a mãe humana dela.
    Bjinhos.

    Drica

  2. Catia disse:

    Sou estudante de Medicina Veterinaria e já atendi no hospital alguns animais com alopecia. Grande parte, relacionada a stress mesmo.
    Temos muito o que aprender com os animais, que não excluem os outros por terem alopecia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s