Por Claudia Grycak
Olá, Pessoal…
Mais uma série Mito ou Verdade sobre os cabelos… Espero que gostem!
Beijocas, Claudinha
Fumar enfraquece o cabelo?
Para que o couro cabeludo produza excesso de gordura, tem que haver, principalmente, uma predisposição individual. O fumar produz muitas complicações, mas não se comprovou que este seja um fator que enfraquece o cabelo.
A medicação pode fazer com que o cabelo caia?
Efetivamente, comprovou-se que não apenas os tratamentos com quimioterápicos produzem queda de cabelo, mas também um grande número de medicamentos utilizados em clínica habitaual pode afetar o crescimento do cabelo (anticoagulantes, antidepressivos, anticonceptivos…)
Se comer mal, o cabelo “sente”?
O cabelo é um extraordinário marcador de saúde, é o primeiro que reflete alguma anomalia, alguma carência ou excesso de nutrientes
Lavar o cabelo ajuda ou prejudica a queda de cabelo?
Lavar o cabelo diariamente é bom, sempre que se utilizem o shampo adequado ao seu tipo de cabelo.
O uso do secador prejudica?
O uso não prejudica, o abuso, sim. O ideal é utilizá-lo a baixa temperatura e não aproximá-lo muito para não danificar o couro cabeludo.
Os fixadores danificam?
Sim, se pensarmos que a sua correta aplicação deveria ser sobre o cabelo, mas, lamentávelmente, se estende também sobre a pele, o que provoca o fecho da abertura do folículo e o endurecimento artificial do caule. Tudo isto faz com que o cabelo seja mais débil e frágil.
As tintas danificam?
O uso das tintas não é bom para o cabelo, já que têm componentes como o amoníaco que o danificam na sua estrutura. Contudo, a tinta danifica o cabelo, não o couro cabeludo, pelo que não produzirá uma queda de cabelo, mas danificará a qualidade do pelo.
Raspar o cabelo soluciona a calvície?
Ainda que seja saudável cortar as pontas para que o cabelo tenha melhor aspecto, não se encontrou relação causa-efeito que comprove o fato do cabelo se fortalecer com este processo. O problema da queda de cabelo não está no caule, mas no folículo piloso.
A queda de cabelo é sempre um problema?
Teoricamente, perder de 50 a 100 cabelos por dia seria o normal. No entanto, o problema não está tanto na quantidade que cai, mas como cai… se o cabelo cai, mas é substituído, então não há qualquer problema. O problema é se o cabelo cair e não nascer outro em seu lugar.
O excesso de gordura está relacionado com a queda de cabelo?
Sim. A produção excessiva de gordura impede o desenvolvimento normal do cabelo provocando um enfraquecimento e, na maioria dos casos é responsável pelo aparecimento do que chamamos alopécias seborreicas.
É impossível eliminar a caspa?
A caspa é compreendida como o resultado de uma combinação de fatores. Pode ser um sintoma de seborreia, de psoríase ou micose. Os sintomas da caspa podem ser agravados por exposição ao pó, a luz ultravioleta, shampos fortes e tintas para o cabelo. É importante consultar um especialista para determinar qual pode ser a causa e qual tratamento pode ser adequado ao seu caso.
Em cada pessoa o cabelo cai numa idade diferente?
Geralmente, nos homens, a queda pode começar pelos 20 anos e nas mulheres, pelos 30.
Há uma “época de queda”?
Tudo influência. Fatores como a alimentação, os hábitos de higiene, o stress, as mudanças estacionais, (especialmente o Outono), a gravidez ou a menopausa no caso das mulheres, tudo pode influenciar.