MITO OU VERDADE II

Por Claudia Grycak

Olá, Pessoal…

Mais uma série Mito ou Verdade sobre os cabelos… Espero que gostem!

Beijocas, Claudinha

Fumar enfraquece o cabelo?
Para que o couro cabeludo produza excesso de gordura, tem que haver, principalmente, uma predisposição individual. O fumar produz muitas complicações, mas não se comprovou que este seja um fator que enfraquece o cabelo.

A medicação pode fazer com que o cabelo caia?
Efetivamente, comprovou-se que não apenas os tratamentos com quimioterápicos produzem queda de cabelo, mas também um grande número de medicamentos utilizados em clínica habitaual pode afetar o crescimento do cabelo (anticoagulantes, antidepressivos, anticonceptivos…)

Se comer mal, o cabelo “sente”?
O cabelo é um extraordinário marcador de saúde, é o primeiro que reflete alguma anomalia, alguma carência ou excesso de nutrientes

Lavar o cabelo ajuda ou prejudica a queda de cabelo?
Lavar o cabelo  diariamente é bom, sempre que se utilizem o shampo adequado ao seu tipo de cabelo.

O uso do secador prejudica?
O uso não prejudica, o abuso, sim. O ideal é utilizá-lo a baixa temperatura e não aproximá-lo muito para não danificar o couro cabeludo.

Os fixadores danificam?
Sim, se pensarmos que a sua correta aplicação deveria ser sobre o cabelo, mas, lamentávelmente, se estende também sobre a pele, o que provoca o fecho da abertura do folículo e o endurecimento artificial do caule. Tudo isto faz com que o cabelo seja mais débil e frágil.

As tintas danificam? 
O uso das tintas não é bom para o cabelo, já que têm componentes como o amoníaco que o danificam na sua estrutura. Contudo, a tinta danifica o cabelo, não o couro cabeludo, pelo que não produzirá uma queda de cabelo, mas danificará a qualidade do pelo.

Raspar o cabelo soluciona a calvície?
Ainda que seja saudável cortar as pontas para que o cabelo tenha melhor aspecto,  não se encontrou relação causa-efeito que comprove o fato do cabelo se fortalecer com este processo. O problema da queda de cabelo não está no caule, mas no folículo piloso.

A queda de cabelo é sempre um problema?
Teoricamente, perder de 50 a 100 cabelos por dia seria o normal. No entanto, o problema não está tanto na quantidade que cai, mas como cai… se o cabelo cai, mas é substituído, então não há qualquer problema. O problema é se o cabelo cair e não nascer outro em seu lugar.

O excesso de gordura está relacionado com a queda de cabelo?
Sim.  A produção excessiva de gordura impede o desenvolvimento normal do cabelo provocando um enfraquecimento e, na maioria dos casos é responsável pelo aparecimento do que chamamos alopécias seborreicas. 

É impossível eliminar a caspa?
A caspa é compreendida como o resultado de uma combinação de fatores. Pode ser um sintoma de seborreia, de psoríase ou micose. Os sintomas da caspa podem ser agravados por exposição ao pó, a luz ultravioleta, shampos fortes e tintas para o cabelo. É importante consultar um especialista para determinar qual pode ser a causa e qual tratamento pode ser adequado ao seu caso.

Em cada pessoa o cabelo cai numa idade diferente?
Geralmente, nos homens, a queda pode começar pelos 20 anos e nas mulheres, pelos 30.

Há uma “época de queda”?
Tudo influência. Fatores como a alimentação, os hábitos de higiene, o stress, as mudanças estacionais, (especialmente o Outono), a gravidez ou a menopausa no caso das mulheres, tudo pode influenciar.

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alopécia, Curiosidades, Dicas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s