CADA UM É CADA UM!!!

Por Roberto dos Santos Vaz

Há muitos anos, fui ao cinema assistir um filme da saga “Jornada nas estrelas”, o enredo do filme, muito bom por sinal, focava o amor entre dois oficiais da nave Interprise, onde a garota era portadora de alopecia. A beleza daquela artista era tamanha, que o foco do filme, a quem assistia, era desfocado. Percebi que toda a atenção dos espectadores deixava a trama de lado voltando-se a linda moça careca.

Eu era muito jovem e ali comecei a perceber que mesmo sem cabelo, aquela moça era surpreendente, ou seja, ninguém a notava sem cabelos.

O que eu aprendi é que as coisas quando olhadas individualmente chocam, enquanto, quando partimos para o conjunto da obra, tudo se completa, e em alguns casos, o todo da obra é surpreendente.

Claudinha

Claudinha

Acredita-se que alopecia areata seja uma doença auto-imune que faz o organismo tratar os folículos capilares como tecido externo e desta forma suprime ou para seu crescimento. Alopecia areata não é contagiosa, mas pode ser hereditária – há alguns poucos casos de bebês nascerem com alopecia areata congênita. Ainda não está provado que o estresse seja um fator crucial.

Há pessoas que buscando uma solução imediata e reversiva à doença, submetem-se a tratamentos dolorosos sem eficácia cientifica de cura; a rituais exóticos, e em muitos casos na deterioração do equilíbrio psicológico. A severidade da doença no âmbito psicológico talvez seja mais devastadora do que a própria alopécia. Mexe com a vaidade feminina e cria uma busca interminável pela satisfação pessoal, que no caso, o restabelecimento dos cabelos.

Claudinha

Claudinha

Fiz referencia ao filme, porque lá longe percebi que quem é bonito, não em plástica, mas no conjunto da obra, como fiz menção, faz qualquer deficiência inexistir. O que falo é realidade. A vaidade, que é natural, agride muito mais que qualquer doença, limitando a pessoa.

Há casos onde pessoas em descontrole emocional, prendem-se no fato de encarar o problema escrachando-o. Atingindo de forma tosca a sociedade. Creio que objetivem a aceitação por parte da sociedade, do problema, fazendo que o conjunto da obra seja desmontado em peças como um brinquedo Lego, e que a parte separada seja posta à mostra insistentemente para uma aceitação, a meu ver, desnecessária. Desta forma, não se aceita, se tem dó ou se desenvolve uma forma humana de piedade.

Claudinha, Luiza e Roberto

Claudinha, Luiza e Roberto

Gostaria que todas as pessoas fossem tão especiais como a minha mulher, portadora de alopecia, que aceita a adversidade numa boa. Ou de lenço ou de peruca é linda pela pessoa que é. Tem sua vaidade, que é singular, e seu próprio jeito de ser. Não recomenda a ninguém procedimento, pois sabe que cada um se sente melhor da sua forma.

Sabe o que eu acho o mais importante? Jamais perder a docilidade, mesmo que percamos as pernas, os olhos, os cabelos, etc. Só não podemos perder a forma que somos.

Essa é a minha opinião pessoal não só por conviver com alguém que é portadora de alopécia, mas por conviver com pessoas realmente com inúmeros problemas de deficiências limitantes, mas que vivem melhores que nós.

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Diversos e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para CADA UM É CADA UM!!!

  1. Drica disse:

    Precisa falar mais???
    Adorei!!!
    Roberto parabéns por ter encontrado a Claudinha em seu caminho e obrigada por este texto emocionante.
    Que família linda a de vocês!!!
    Gde beijo.

    Drica

  2. priscilapri9 disse:

    Ela é Linda!!
    Achei ela muito linda sem peruca, não precisa de cabelos pra ser bonita.
    Parabéns pela sua esposa.

  3. cleide disse:

    Amém claudinha seu testemunho fortaleceu mais minha fé,sua família é linda continue nessa força te amo em jesus cristo amém!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s