ALOPÉCIA – O QUE A NUTRIÇÃO FUNCIONAL PODE FAZER?

Alopecia é a queda ou perda parcial ou generalizada dos cabelos ou pêlos, nas áreas cutâneas em que normalmente se encontram presentes. A perda dos cabelos é um problema estético que afeta proporcionalmente mais homens que mulheres. Apesar de ser considerado um problema cosmético, pode sinalizar problemas clínicos sistêmicos.

Diversos são os fatores que podem iniciar, promover e influenciar o curso da alopecia. A alopecia é uma doença inflamatória, que pode ser causada por diversos fatores, dentre eles destacam-se o stress emocional, crônico e ambiental, bem como traumas físicos ou qualquer situação que estimule o sistema imunológico, como por exemplo, infecções, radiação, febre alta, e exposição aguda aos metais tóxicos. Outros fatores desencadeantes são a puberdade e a menopausa, além de trauma mecânico causado pela utilização de apliques, escovação excessiva ou escovação no sentido inverso ao nascimento dos fios. A seborréia é uma importante e freqüente causa de queda de cabelo, devido ao excesso de lubrificação do cabelo, sendo que a alimentação é um importante fator desencadeante da seborréia, como a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas e problemas digestivos. Não podemos nos esquecer da alopecia androgenética, que é a calvície de padrão masculina, acometendo 40% a 50% dos homens, causada pelo excesso do metabólito ativo dehidrotestosterona (DHT), que promove a involução no crescimento do folículo capilar.

Dentro das causas clínicas envolvidas com a alopecia incluímos a insuficiência renal crônica, insuficiência hepática, drogas citostáticas, radioterapia, alterações da tireoíde e deficiência de nutrientes, como por exemplo, ferro, zinco ou vitaminas do complexo B, e aminoácidos como a cisteína e a taurina.

Desta forma, uma alimentação saudável, rica em nutrientes antioxidantes pode atuar de maneira efetiva. Existem muitos estudos que relatam sobre o benefício das substâncias antioxidantes e seus metabólitos na pele, mas poucos dados estão disponíveis a alopecia. Dentre os nutrientes estudados, destacam-se a vitamina E, o beta-caroteno e o selênio, que são os maiores antioxidantes nos tecidos corporais. O tratamento com estes nutrientes antioxidantes em pacientes com alopecia pode ser utilizado com o objetivo de diminuir a inflamação dos tecidos da pele e conferir estabilidade nas membranas celulares prevenindo assim a recorrência da queda de cabelo. Além disso, o selênio é importante para a manutenção do sistema imunológico.

A vitamina E está presente em grandes quantidades nas castanhas (amêndoas, pistache, noz, amendoim), além de sementes (semente de girassol) e óleos vegetais. O beta-caroteno está presente em frutas e vegetais de cor amarelo-alaranjada, como a cenoura, mamão, manga, abóbora, etc. As principais fontes de selênio também são as castanhas, principalmente a castanha-do-Pará. Estes alimentos devem ser adicionados como parte de uma alimentação habitual saudável, em associação com outros alimentos benéficos à saúde, que irão promover uma redução da inflamação e a melhora do sistema imunológico. Em alguns casos uma suplementação pode ser necessária, mas vale lembrar que para isso, o nutricionista é o profissional capacitado a identificar as necessidades de cada indivíduo, e indicar os alimentos e suplementos que irão promover o equilíbrio orgânico, e conseqüentemente, atuar no tratamento e prevenção da alopecia.

Fonte: http://www.vponline.com.br/blog/

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alimentação e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para ALOPÉCIA – O QUE A NUTRIÇÃO FUNCIONAL PODE FAZER?

  1. Drica disse:

    Adorei!!!
    Afinal somos o que comemos!!!

    Drica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s