A HISTÓRIA DAS PERUCAS

Por Claudia Grycak

 

As Perucas constituíram um acessório usado desde o Antigo Egipto. Em várias épocas, principalmente nos séculos XVI e XVII, foram sinónimo de elegância e prestígio. Muitas perucas eram feitas com crina de cavalo e de bode.

Surgiram por necessidade de se proteger do frio e por questões higiénicas. Os egípcios eram especialistas em fazer cabelos falsos, tanto para homens como para mulheres. Para as usar, os cabelos deviam ser curtos ou rapados. Geralmente, o topo da peruca era feita de cabelos encaracolados, e as partes laterais, de um conjunto de plantas. Os que não podiam pagar por um cabelo de verdade, usavam lã.

No tempo dos Romanos, a peruca era muito usada pelas mulheres: representavam uma forma fácil de ser loira, algo desejável numa terra de morenas. Como eram caras e o dinheiro, por vezes, faltava, os homens romanos pintavam a cabeça.

Com o rei francês, Luís XV, a peruca foi adornada por um laço de fita de seda na altura da nuca. Diz-se que este rei tinha ao seu dispor 40 peruqueiros.   Nesse período, a peruca era o orgulho do homem, e um cavalheiro distinto não podia aparecer em público sem a sua. Por vezes, considerava-se a sua falta uma ofensa.

Cerca de 1675, a moda das perucas chegou aos Estados Unidos e foi adaptada pelos mais ricos que tinham o costume de raspar a cabeça. Como atingiam preços elevados, cresceram os ladrões de perucas. Em 1700, as perucas passaram a adornar não só as cabeças de norte-americanos ricos, mas também de serventes, militares e comerciantes. Eles podiam escolher entre vários estilos: compridos, curtos, com cabelos enrolados ou rabo-de-cavalo.

Uma ótima segunda-feira a todos!!

Beijinhos, Claudinha

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alopécia, Curiosidades e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A HISTÓRIA DAS PERUCAS

  1. dricabalthazar disse:

    Mais uma vez a moda indo e vindo!!!
    Em breve postarei modelos atuais das “famosas”.
    Bjinhos

    Drica

  2. Nadia disse:

    Que interessante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s