SEJAM BEM VINDOS!!

Por Claudia Grycak

Claudinha

Claudinha

O cabelo é o nosso cartão de visitas, se nos homens a queda já incomoda bastante, tente imaginar o quanto isso é perturbador para nós mulheres.  Ninguém, que valoriza sua imagem, quer ver suas madeixas caindo, afinal de contas o cabelo tem grande importância estética na sociedade em que vivemos, ele completa nosso charme, nossa beleza, é um dos componentes fundamentais na imagem de qualquer mulher e não venha nos dizer que isso é mentira.

Infelizmente vivemos em uma sociedade que está preparada para aceitar homens calvos e carecas, mas nunca mulheres nesta condição, não adianta querer esconder o sol com a peneira, sabemos que existe um certo preconceito.

Segundo os ditos populares, um homem calvo, careca é sinal de experiência, na mulher é sinal de doença ou de rebeldia.

O que a maioria das pessoas não sabe, é que existe uma doença auto-imune chamada Alopécia, conhecida também como “pelada”.  A alopécia pode causar a queda dos cabelos e/ou pêlos do corpo, deixando pequenas áreas ou o corpo todo pelado.

O que mais angustia nós portadores de alopecia, é que ela é visível, na maioria dos casos não há uma associação interna que ameace a saúde, mas é bom que todos saibam que algumas alopecias  podem ser decorrentes de problemas de saúde, por isso é importante você consultar um especialista e investigar as causas da doença.

A Alopécia vem me acompanhando desde 1995, sendo que a maior incidência do problema foi no ano de 2000. Nesse período, vi e vivi as mais variadas situações por causa da falta de cabelo e sempre me revoltava com o posicionamento das pessoas diante deste fato que, nós temos que encarar de frente todos os dias (ao menos quando nos olhamos no espelho…rsrsrs).  Brincadeiras a parte, depois de dar meu depoimento sobre a alopécia para a novela Viver a Vida da Rede Globo, fui procurada por inúmeras portadoras do “problema”.  Em uma conversa com a família, surgiu a idéia de criarmos um blog para estreitarmos a relação com as pessoas que são portadoras de Alopécia, além de colocarmos nele diversos assuntos, trocarmos experiências, dica de moda, comportamento, filmes, músicas, etc.

Quem me acompanhará nessa jornada será a querida Adriana, moderadora da comunidade Alopécia Areata Brasil do Orkut.

Espero que gostem, que participem e, principalmente, que não deixem de viver a vida por causa da alopecia, porque merecemos ser felizes com ou sem cabelo.

Super beijo,

Claudinha

Anúncios

Sobre Claudinha Grycak

Brasileira, divorciada, natural de São Paulo, 40 anos. Sou portadora de Alopecia há 21 anos, criei esse blog para aproximar as pessoas que sofrem desse problema. "Aceitação não é comodismo ou fuga, o ato da aceitação equivale a envolver com amor profundo os fatos que não podemos alterar e encará-los como circunstâncias a serem vivenciadas e vencidas para o fortalecimento do nosso ser."
Esse post foi publicado em Alopécia, Diversos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para SEJAM BEM VINDOS!!

  1. Drica disse:

    Clau Parabéns pela iniciativa e muito obrigada pela parceria e confiança.
    Adorei, gde beijo.

    Drica

  2. ELAINE MOIA disse:

    ADOREI SUA INICIATIVA CLAUDIA, TA TUDO MUITO LINDO… PARABÉNSSSS!!!

  3. Nadia disse:

    Muito bom!!! Vou te acompanhar!!
    Bjuuu

  4. Ademir Carlos disse:

    Cláudia, gostei muito do blog. Eu tenho alopecia universal há 20 anos, no ínicio a doença era pouco divulgada no Brasil. Sofri muito preconceito na época, me prejudicou profissionalmente. Hoje com 41 anos de idade ainda não superei 100% do trauma, uma vez que, perdi todo o pelo corpo em 30 dias. Acho que a melhor que podemos dar para as pessoas é a divulgação. Fico feliz e desejo toda a sorte do mundo para vc por essa iniciativa tão bonita. DEUS TE ABENÇOE. beijos.

    • Ademir,
      Seja muito bem vindo!!
      Obrigada por sua palavras… estamos todos aqui na luta para tentar superar cada dia um pouquinho mais!!
      Continue nos prestigiando, esperamos de alguma forma levar a todos um ânimo para seguir e superar a alopécia!!
      Beijinhos,
      Claudia

  5. Daniela Soares disse:

    Cláudia, parabéns pela iniciativa. Muito legal mesmo. Fiquei muito emocionada com o seu depoimento. Gostaria de saber quanto tempo durou a queda do cabelo. Durou meses ou anos? Em média quantos fios caiam por dia?

    • Oi Daniela
      Obrigada pela sua visita…
      Quando as pessoas me perguntam, sobre tempo e quantidade de fios que caiam por dia, costumo sempre responder que cada caso é um caso…
      Por que respondo assim: Por que infelizmente é assim…
      Os especialistas dizem que os adultos saudáveis perdem entre 50 e 100 fios de cabelo por dia e o número médio de fios de cabelo na cabeça oscila entre 90 e 100 mil. Eu particulamente nunca contei, apenas reparava no volume que caia.
      Não esperei meu cabelo cair por completo, a partir do momento que não conseguia mais esconder as falhas, acabei com a tortura e passei a máquina zero. Mas a minha doença progrediu de tal maneira que fiquei sem um fiozinho na cabeça, acredito que esse processo durou uns 3 meses.
      Há casos de pessoas que nunca ficaram completamente carecas, um rapaz que entrou em contato disse que perdeu tudo em 30 dias, eu conheço uma moça que perdeu tudo da noite para o dia… Voltamos a teoria: Cada caso é um caso!!

      Beijocas

  6. Rosilda disse:

    Olá, eu tenho um filho de 22 anos( Vitor Alves) , com alopecia desde os 12.Atualmente não tem nenhum pelo no corpo, exceto cilios. Ele é lindo, talvez você o conheça do Orkut, ele está em varias comunidades de alopecia. Quem tem alopecia é alopético?Ele passou por vários dramas até se aceitar e ser aceito, nosso sofrimento foi muito grande,agora vive uma vida normal,assumiu total sua carecona, e consegue ser feliz, apesar dos preconceitos que as pessoas tem com todos que são “diferentes”.E ele é lindo mesmo, não é só a mãe coruja que acha! Quando a pessoa tem algum item de sua aparência que não cabe nos padrões ditados pela sociedade, ela tem que ter força e corajem para se destacar por suas outras qualidades.Que no caso do meu filho, são muitas! Ele é abençoado, seu sofrimento só o fez crescer como ser humano, e ser cada vez mais amado pelo que ele realmente é e não pela aparência.

    • dricabalthazar disse:

      Olá Rosilda ficamos muito felizes com sua participação.
      Realmente seu filho é lindo!!!
      Se ele quiser participar conosco seria excelente.
      Gde beijo pra vocês.
      Drica e Claudinha

  7. Angela disse:

    Ola Claudia ,tenho alopecia desde 12 anos ,mas agora esta mais visivel a ponto de eu nao prender meus cabelos .Como foi seu tratamento e o que você usou para melhorar a queda e voltar a nascer os fios?

    • Oi Angela

      Seja bem vinda!!
      Obrigado por participar do blog.
      Eu optei por deixar de tratar, pois nenhum tratamento foi eficaz. Depois de 04 anos sem tratamento os cabelos estão começando a nascer sozinhos!!
      Mas não esqueça de uma coisa: a opção foi minha, isso não significa que sou contra os tratamentos.

      Beijocas,
      Claudinha

  8. Andréia disse:

    tb tenho vontade de abandonar o tratamento,não to vendo resultado estou mt depressiva
    mas,digo pra mim mesmo k a vida continua, e se tiver que colocar uma protese capilar
    vou por um cabelo mais bonito k o meu,brincadeiras a parte to com mt medo.seja o
    que DEUS quizer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s