O QUE É ALOPECIA?

Introdução

A alopecia areata (AA) é uma afecção crônica dos folículos pilosos e das unhas, de etiologia desconhecida, provavelmente multifatorial com evidentes componentes auto-imunes e genéticos. Determina queda dos cabelos e/ou pêlos, por interrupção de sua síntese, sem que ocorra destruição ou atrofia dos folículos, motivo pelo qual pode ser reversível.

Aspectos Históricos

A primeira descrição clínica da alopecia areata atribui-se a Celsius (14 a 37 a.C.), e a designação alopecia areata deve-se a Sauvages.  Hebra demostrou a incorreção da hipótese de etiologia fúngica proposta por Willan e Gruby (1843). Posteriormente, Von Baresprung propôs a teoria trofoneural, e Jacquet elaborou a teoria distrófica considerando como causa da afecção focos infecciosos, particularmente dentários, hipótese hoje totalmente afastada. Modernamente, interpreta-se alopecia areata como doença auto-imune com substrato genético.

Aspectos epidemiológicos

Os dados estatísticos registrados pela literatura são variáveis. A afecção pode iniciar-se em qualquer idade, havendo um pico de incidência entre os 20 e os 50 anos, sendo que 60% dos doentes apresentam o primeiro episódio da doença antes dos 20 anos. Em material do Hospital das Clínicas da FMUSP, Pimentel verificou que 70% dos casos ocorreram entre os 10 e os 25 anos.  Ambos os sexos são igualmente afetados, tendo sido verificada, com relação às formas graves, no Hospital das Clínicas da FMUSP, a ocorrência de 63% em homens e 36% em mulheres. A alopecia areata compreende 2% das primeiras consultas dermatológicas no Reino Unido e Estados Unidos. A prevalência de AA nos Estados Unidos, entre 1971 e 1974, variou de 0,1% a 0,2% da população. Alguns trabalhos estimam que cerca de 1,7% da população apresente pelo menos um episódio de AA durante a vida.

Aspectos clínicos

Em geral, os doentes relatam perda importante de cabelos e presença abrupta de área ou áreas alopécicas. A lesão característica da AA é uma placa alopécica lisa com coloração da pele normal atingindo o couro cabeludo ou qualquer área pilosa do corpo. Nas fases agudas as lesões podem ser levemente eritematosas e edematosas, e surgem na periferia das placas os pêlos peládicos ou pêlos em ponto de exclamação, que se apresentam afilados e menos pigmentados no ponto de emergência do couro cabeludo e com espessura maior na extremidade distal. Além disso, esses pêlos demonstram deposição de pigmento melânico na clava (sinal de Widy) e, ainda que não absolutamente patognomônicos, sugerem fortemente o diagnóstico quando presentes. As placas de alopecia areata são habitualmente assintomáticas, embora vários doentes queixem-se de sensações parestésicas com prurido discreto, dolorimento ou sensação de ardor local.

Vários aspectos semiológicos podem auxiliar no diagnóstico de AA:

  • positividade do sinal da tração suave – nas fases agudas da afecção, os pêlos se desprendem facilmente à tração suave, quer na periferia das placas, nas formas localizadas, quer em várias regiões do couro cabeludo, nas formas difusas. Nas fases mais crônicas, essa manobra é negativa, os pêlos não se desprendem facilmente como nas fases agudas;
  • presença de pêlos cadavéricos – são pêlos nos quais ocorre fratura da haste no interior do folículo piloso, produzindo-se pontos enegrecidos dentro do óstio folicular que se assemelham a comedões;
  • desenvolvimento de penugem branca de cerca de meio centímetro de comprimento ao longo da área alopécica.

À medida que as lesões evoluem para fases mais crônicas, a presença desses sinais não é mais detectada e pode surgir leve hiperqueratose folicular na área alopécica. Finalmente, a superfície das áreas alopécicas pode tornar-se ligeiramente atrófica, mas nunca com aspecto cicatricial.De acordo com o número de lesões, a extensão do acometimento e a topografia das perdas de cabelos ou pêlos, a alopecia areata é clinicamente classificada em vários padrões:

1. Formas clássicas

A – Alopecia areata em placa única ou unifocal  – Nessa forma há uma única placa alopécica redonda ou ovalada, lisa, na qual a coloração da pele se apresenta normal, com pêlos de aparência normal na periferia da placa, facilmente retirados por tração (demonstrando atividade do processo) podendo estar presentes típicos pêlos peládicos.

B – Alopecia areata em placas múltiplas ou multifocal  – Nessa forma ocorrem múltiplas placas alopécicas típicas, afetando apenas o couro cabeludo ou também outras áreas pilosas.

C – Alopecia areata ofiásica – Nessa apresentação, a perda dos cabelos ocorre na linha de implantação temporooccipital, surgindo área alopécica extensa, em faixa que atinge as margens inferiores do couro cabeludo.

D – Alopecia areata total – Há perda total dos pêlos terminais do couro cabeludo sem acometimento dos demais pêlos corpóreos, podendo haver acometimento ungueal.

E – Alopecia areata universal  – Há perda total dos pêlos corpóreos sendo afetados o couro cabeludo, os cílios, supercílios, a barba e o bigode, axilas e áreas genitais. Em geral, ocorrem associadamente lesões ungueais variáveis.

Além desses padrões considerados clássicos, existem apresentações atípicas das alopecias areatas:

2. Formas atípicas

A – Alopecia areata tipo sisaifo (ofiasis inversa) – Nessa forma, a perda de cabelos atinge todo o couro cabeludo poupando suas margens inferiores, ao longo da linha de implantação temporooccipital. É a imagem clínica inversa da forma ofiásica.

B – Alopecia areata reticular – Nessa forma, ocorrem múltiplas placas alopécicas separadas por estreitas faixas de cabelos preservados, configurando aspecto reticulado ao conjunto.

C – Alopecia areata difusa – Nessa forma, a perda de cabelos é aguda e difusa. Pode ser a forma inicial, principalmente em crianças e adolescentes, ou pode surgir a partir de formas em placa. A maioria desses casos evolui para formas mais graves de alopecia areata total ou universal. É a forma de diagnóstico mais difícil, exigindo diagnose diferencial com deflúvio telógeno agudo, alopecia androgenética e mesmo alopecia sifilítica, necessitando em geral exames complementares e até exame histopatológico mediante biópsia.

Artigo de Evandro A. Rivitti – Professor Titular de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo(http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962005000100009)

211 thoughts on “O QUE É ALOPECIA?

  1. Dr. Evandro Rivitti é considerado o Papa da Dermatologia aqui em São Paulo. Eu já tive a oportunidade de fazer tratamento para a minha Alopecia com ele. Aliás, com tantos outros médicos…
    É muito importante que as pessoas saibam do que se trata e não enxerguem TODOS que usam um lenço, bandana ou peruca como “pacientes terminais”, que estão prestes a morrer… O julgamento das pessoas é algo que, dependendo da fase em que se está da doença, faz muito mal… Elas não têm noção!!!

  2. Tenho alopécia areta desde os meus 15 anos. Hoje tenho 26. Nunca caiu tanto como agora. Estou quase careca. Será que a méusica: “é dos carecas que elas gostam mais” dá certo no inverso??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    sem brincadeiras…
    Estou fazendo tratamentos dermatologicos e piscicologicos. Tenho fé em Deus, que dessa vez vou ser totalmente curada.

      • Olá, eu vi essa página e vi toda minha história nela. Aos 9 anos de idade eu tive alopécia total, mas na época ñ existia esse nome apenas tratamento, fui tratada com choques de vitaminas ( frutas, verduras, legumes… etc ), mas Synalar loção no couro cabeludo e celestone colírio nas sobrancelhas e cílios, em 9 meses foi nascendo em rodelas até todo o corpo ficar completo. Aos 37 anos fiz cirurgia bareatrica no qual o organismo fica debilitado e 1 ano depois minha sobrancelha esquerda começou a cair até quem em 3 meses já ñ tinha mais nada, fui a um dermatologista ela tratou com decadrom comprimido, therapsor pomada e injeções diretamente na sobrancelha, tratei por 3 meses nasceu por completo a dra me liberou mas caiu de novo, voltei lá tratei por 3 meses nasceu e caiu de novo, desisti, com um tempo eu iria procurar outro médico, 9 meses depois estou com uma pelada da minha nuca até o pé da cabeça, entrei em pânico e marquei consulta com dois médicos vamos ver o q vão dizer. Ah!!! uns 4 anos eu faço progressiva e há anos pinto cabelo.

      • Olá Claudia, Sou Cecília Dermomicropigmentadora Estética e Paramédica, trabalho com o procedimento de micropigmentação fio a fio 3D..Atendo tbm pacientes com alopecia…refazendo a sobrancelha e levantando a estima de cada um..
        Gostaria muito de fazer parte , ajudando com minha profissão..

        Meu site é : ceciliagaldino.simplesite.com.br
        meu tel para contato é 9 4510 0534…se houver interesse, so me ligar..

        Desde já obrigada
        Cecília Galdino
        Técnica em Micropigmentação Estética e Paramédica

    • Li o seu blog e fiquei mais confortavel, tenho 39 anos, e estou cm esta doença, apesar de ser calvo, meus pelos do peito, dos cilios, e da nuca, e em volta da orelha cairam, isso esta me deixando preocupado, mas este blog, ja me deu esperança, fico feliz por vc ajudar, Deus te abençoe

  3. Olá!!!
    Alopecia apareceu em mim em Dezembro 2009.
    Fique muito mal, quase pirei… quanto mais nervosa eu ficava mais caia o meu cabelo… Graças ao meu Bom Deus, tive apenas uma rodela…
    Estou em tratamento, faço uso local de valerato de betametasona e um formula com minoxidil… já cresceu bastante, e está nascendo bastante cabelo em outros locais… Peço e agradeço a Deus todos os dias…

    • Oi Alexandra,

      Obrigado por participar querida!!!
      O primeiro passo eu acredo que seja a aceitação, isso ajuda e muito no tratamento…
      Fico feliz em saber que seu tratamento esta dando certo e o mais importante você disse: “peço e agradeço a Deus todos os dias”!!
      Um super beijo,
      Claudinha

      • Oi tud0 bem, descobri hoje 21 de outubro de 2o10, que estou com alopécia, o local ficou redondinho do tamanho de um grão de feijão, estou angustiada e aflita, me disseram que essa doença é contagiosa, é verdade? tenho que separar da minha familia, tudo que é meu inclusive os pentes e escovas de cabelo. A médica que é stress emocional. Beijos

      • Lucimar

        Meu Deus, acho que você precisa visitar outro médico. Todos esses anos que tenho alopecia nunca ouvi falar que fosse contagiosa, não caia nessa não, senão você ficará mais stressada ainda.
        Obrigado por participar do blog.
        Beijocas,
        Claudinha

    • Ola,que bom saber que tem uma luz no fim do tunel, estou tomando um remédio receitado pela minha endocrino o nome é espironolactona 100mg ele é um inibidor de testosterona(fiz exame e não deu alterada , mas segundo a médica mesmo assim deve ser a testosterona alterada, mais do que o normal), alem da queda começou a sair espinhas no rosto(nunca as tive, antes), faz somente 10 dias que estou tomado segundo ela começa a fazer efeito a partir do 3 mes, consultei uma dermato que indicou aloxidil loção , nao comecei a usar porque não senti firmeza nela.
      Talvez nao leia este desabafo, mas é bom deixar aqui meu relato.
      abraço

  4. olá,, tenho 33 anos ,, há tres anos ,tenho AA, lógo no inicio meus cabelos cairão todos, e en toda parte do corpo,, cheguei a fazer tratamento, e uma boa parte do cabelo crescerão de novo!! mais , mesmo durante o tratamento, voltarão a cair!!! já faz um ano e meio que ,estou totalmente careca!! me desanimei, e parei o tratamento,, hoje fica só aqueles pelinhos brancos, voce acha que devo voltar a fazer alum tipo de tratamento??

    • Oi Marco,
      Obrigado por participar do blog!!
      Desculpe por demorar a responder, é que ultimamente tenho trabalhado muito.
      Eu acho que tratar ou não é uma opção de cada um. Eu, particularmente, abandonei todos os tratamentos há um bom tempo e não me arrependo…rsrsrs
      Se eu fosse você voltaria sim no médico para bater um papo quem sabe não tenha algum tratamento novo e se o seu fator desencadeante da alopecia for emocional a ajuda de um psicólogo, terapeuta e até mesmo de um psiquiatra também é bem vinda.
      Beijocas,
      Claudinha

      • Claudinha!

        No local da minha pelada tem vários pelos dentre eles aguns claros, brancos e outros com o aspecto normal dos meus cabelos, e sempre aasim qdo surge a repilagem?
        Minha Dermato diz que estào nascendo e com o tempo irao apresentar a coloração normal e os cachos surgirão.

  5. tenho alopecia desde os meus 15 anos, hje estou com 30…nunca fiz tratamento tipo fiz com cotisona e minoxidil apenas,pois destruiramminhas esperaças dizendo q nao tinha cura…depois de 15 anos,eu vi q foi a maior burrada…pra tdo tem remedio,menos para a morte…vou retomar e buscar e qm sabe aposente a minha protese…
    beijoss a tdas

    • Oi Andrea
      Obrigado por participar do blog!!
      Eu também fiz diversos tratamentos, também jogaram um balde de água gelada nas minhas esperanças e cá estou, sem tratamento, de bem com a vida e com os cabelinhos dando sinal de vida!!!
      O mais importante de tudo é nos aceitarmos e jamais perdermos a esperança!!
      Beijocas,
      Claudinha

  6. Oi gostei do site de vocês e gostaria de saber se de fato ir ao psicologo e psiquiatra melhora a alopecia?
    Pois, tenho alopecia desde os 16 anos, tive apenas 2 picos de perda de cabelo e forma intensa, ou seja, antes destes 2 picos entendo que foi tratado…ahhh estes picos aconteceram meses após de determinadas situações que mexeram muito com o meu psicologico, por isso pergunto, pois sempre o dermatologista me orientou ir ao psicos…rsrsrsrs
    e sempre achei que era uma bobagem, estou certa ou errada???? de fato pode melhorar a alopecia????

    • Oi Ismaélia
      Obrigado por participar do blog!!
      Não é que ir ao psicólogo melhora a alopecia, mas ajuda a enfrentar melhor a situação, a entendermos tudo o que acontece com a gente.
      Como você mesma diz, situações mexeram com o seu emocional desencadeando a alopecia, você já identificou o agente causador, então porque não tentar uma terapia??
      Eu fiz durante um período e achei muito positivo.
      Beijocas,
      Claudinha

      • Claudinha!
        Meu caso tb foi desencadeado por trauma, após o diagnostico meu cabelo caiu ainda mais, pois vi que nao tem cura… e fiquei angustiada e deprimida,mas agora sei que é possivel controlar a doença.E aqui neste blog conheci pessoas que o cabelo voltou e a queda se controlou.
        Aliada ao tratamento dermato, estou fazendo tratamento psicológico.
        Fiquei mto cfeliz ao saber que seus cabelos estão nascendo de novo, mesmo sem tratamento, espero poder logo em breve uma foto sua com suas madeichas.
        Qdo vc disse, que se deprimida e apavorada os tratamento nao irão surtir efeito isso foi um trampolim para que eu me animasse e saisse do buraco e escuridão pela qual estava.

    • Oi Tati,

      Eu, particularmente, não arriscaria por causa da química.
      Ninguém melhor que o seu médico para te dar esse conselho, mas o que temos visto na mídia são pessoas que fizeram escova progressiva e tiveram problemas de queda de cabelo.
      Beijocas,
      Claudinha

  7. Oi
    Fui diagnosticada com alopecia ciliar areata parcial, em fase bem inicial.
    Gostaria de saber se realmente é reversível com medicamentos.
    Ainda tenho muitos cilios, mas queria saber se com a medicação a queda vai cessar.
    E quanto tempo demorará para eles voltarem a crescer.
    Muito obrigada.
    Att,
    Luciana

    • Oi Luciana,
      Obrigado por participar e desculpe pela demora em responder.
      Eu perdi todos os cílios e eles voltaram a nascer sozinhos, sem medicação alguma, abandonei meus tratamento há muito tempo.
      Entre a queda e o nascimento foi em torno de 2 anos (ISSO SEM TRATAMENTO), primeiros eles nascem sem pigmentação (branquinhos) e depois começam a nascer pigmentados. E até engraçado que em um olho os cílios estão pretinhos e no outro brancos, mas nada que um bom rímel não resolva…rsrsrs
      Alguém aqui usou medicamentos para alopecia ciliar?? Dividam suas experiências gente!!
      Beijocas,
      Claudinha

  8. Oi Claudia, parabéns pelo seu síte,tem me ajudado muito, sou cabeleireiro e apaixonado por cabelos porém por surpresas da vida desenvolvi AA clássica e na primeira vez me destruiu emocionalmente mas tratei com minoxidil e clob x e obtive resultados, 2 anos se passaram e agora outra placa AA em meu couro cabeludo,estou tratando e os resultados “lentamente” aparecem, concilio com massagens que ativam a circulaçao sanguínea e shampoos apropriados!Quero passar uma mensagem: Não desistam de tentar, tratamentos psicológicos e fé conciliados aos tratamentos alopáticos funcionam de verdade! o importante é crer na recuperação e aprender a ser feliz com ou sem cabelo! Um grande abraço a vc e todos que frequentam seu síte!

    • Bruno,

      Fico feliz em ajudá-los, você não faz idéia o quanto é gratificante para mim saber disso.
      Gostaria de proporcionar às pessos aquilo que eu não tive no momento mais dificil da alopecia.
      E volto a frisar a sua mensagem: Não desistam de tentar, tratamentos psicológicos e fé conciliados aos tratamentos alopáticos funcionam de verdade! o importante é crer na recuperação e aprender a ser feliz com ou sem cabelo!
      Beijocas,
      Claudinha

  9. Olá, tenho alopécia desde os quinze anos, hoje tenho 28 e desisti de todos os tratamentos, inclusive psicológicos. Tenho esperança de eles crescerem de novo, mas não confio em tratamento nenhum mais. bjs

    • Oi Claudia (que nome lindo… rsrsrsrs)

      Desculpe por demorar a responder…
      Sabe que eu também desisti de tratar. Alguns médicos oferecem fórmulas milagrosos com preços nada atrativos com o resultado: sem dinheiro e sem cabelo.
      O melhor tratamento é não deixarmos a peteca cair e seguir nossas vidas, pois a falta do cabelo é nada comparada a muitas doenças terríveis que vemos por aí!!
      Obrigado por participar.
      Beijocas,
      Claudinha

  10. eu sou wisllany tenho 15 anos quando tive 8 anos tive essa doença e vim me curar com 12 anos foi deus que me curou hoje tenho meus cabelos lindos bem grade todo mundo diz que meu cabelo é lindo o meu deus me curou e eu tenho certeza que vai curar vcs tambem é só vcs cre nele mais tambem fui para joão pessoa me consultar com um medico do iraque MORRAMEDE DE ABAQUE AZUIS e ele me passava injeções no couro cabeludo e passava pra me usar jamborandir e minoxidil eu chorava tanto que só de pensar fico triste gente o meu caso foi um milagre ate agora que eu saiba só eu que fiquei curada graças a DEUS e outra coisa essa doença ñ é contagiosa

    • Oi Wisllany

      Obrigado por participar do blog minha linda!!
      Pois é, tudo é possível para aquele que crê!! A Fé move montanhas, nossa vida sem fé não é nada, não é mesmo???
      Pois é, muitas pessoas ainda têm dúvida de que a alopecia é contagiosa, mas como se pode ver em qualquer publicação a respeito, em nenhum momento citam isso.
      Continue com Fé seguindo a sua vida com suas madeixas e venha mais vezes aqui deixar seus comentários!!
      Beijocas,
      Claudinha

  11. estou com alopecia a 2anos,ja fiz varios tratamentos,sem melhoras.o q estou fazendo agora faz com q eles cresçam mas cai em outro lugar o q faço.se tiver soluçao me mande por favor.desde ja agradeço.

    • Olá Sabrina!!
      Desculpe a demora em responder seu comentário.
      Gostaria muito de dizer a você que tenho a solução, mas infelizmente cada caso é um caso.
      Conheço pessoas que tiveram sucesso em seus tratamentos, mas eu não tive nenhum…
      Em vez de ficar chorando, resolvi virar a página e encarar o problema de frente por mais difícil que ele fosse e parei de gastar meu dinheiro com medicações que não surtiram efeito algum. Depois de tantas idas e vindas em médicos resolvi abandonar os tratamento, mas isso foi uma opção minha.
      Hoje meus cabelos estão voltando sem medicação alguma…
      O importante é você levantar a cabeça e prosseguir, porque quanto mais preocupada, mais deprimida você ficar, menores serão as chances dos tratamentos darem certo.

      Um super beijo pra ti e um Feliz Natal a você e seus familiares!!

  12. Oi …
    Fui diagnosticada com alopecia areata no dia no dia 14/12/2010 …
    Quando fiquei sabendo me deseperei , chorei e ainda choro com medo de perder todo meu cabelo , mais estou fazendo tratamento com loções capilare ;
    Mais ainda to triste …pois não estou vendo resultados …
    Tenho medo de perder o cabelo e ser discriminada pois o mundo hj ainda sofre com um grande preconceito tanto com a cor , estatus , quanto a aparencia!
    Mais to tendo muita fé em Deus …e tenho certeza que ele vai curar não só a mim mais a todas as pessoas que passam por essa situação ! É muito ruim levantarmos pela manha e penterarmos nossos cabelos e vermos um monte de fios nas nossas mãos … Mais isso vai mudar !!!
    Um beijo !

    • Oi Ju
      Seja bem vinda ao blog!!
      A maioria dos leitores do blog já passaram por isso, sabemos exatamente como se sente, mas não entre em desespero…
      Levante a cabeça, encare o problema e pense que tem pessoas com problemas muito mais sérios que esse, pelo menos a falta de cabelos nos permite ter uma vida normal e hoje existem uma série de próteses que ficam uma gracinha, os lenços dão um visual meio indiano…
      Dé uma passeada pelo blog, você vai ver como a vida pode ser completa, mesmo com a falta dos cabelos!!
      Obrigado por participar!!
      Beijocas,
      Claudinha

  13. Pingback: OS NÚMEROS DE 2010 DO BLOG ALOPECIA AREATA, SEGUNDO A WORDPRESS | Alopecia Areata Brasil

  14. Bom .. Eu já tive Alopecia Areata, mais só uma vez que o meu cabelo caiu no começo da cabeça perto da testa, mais foi bem pouco, uma bolinha bem pequena, eu queria saber se posso fazer escova progressiva ? Espero que a resposta seja positiva, porque eu quero muito fazer mais minha mãe diz ficar preocupada com meu cabelo.
    Obg bêeijoos

    • Oi Thaina,

      Seja bem vinda!!
      Aqui no blog não somos especialistas, somos todos portadores de alopecia, mas podemos passar a você os relatos de nossas experiências.
      Quando a alopecia chegou na minha vida, foi bem de mansinho e os médicos aconselharam a parar de pintar os cabelos, de fazer escovas, coisa e tal, mas aí entra a opinião pessoal de cada um.
      Por que não pede a opiniçao do seu médico??
      Obrigado por participar!!
      Beijocas,
      Claudinha

  15. Gente tenham fé em Deus que vc ficam curadas, eu tive alopecia ano passado e Deus me curou claro juntos com as injecoes de corticoide que eu tomei , fiquei em depressão pensei que não ia suportar mais deu tudo certo não acredite nas pessoas que falam que nao tem cura que nao vai nascer não acreditem nisso porque tudo com fé da certo. hj me cabelo esta lindo graças a deus nasceu todo, que deus abençoe vcs não desistam por favor.

    • Camily,
      Bem vinda ao blog!!
      Tá vendo só, você é um caso de sucesso com injeções de corticóide, eu particularmente, não tive muito sucesso!!
      A depressão faz parte do quadro e pra falar a verdade ela até ajuda na evolução da queda, por isso é sempre legal procurar um psicólog, psiquiatra, terapeuta, alguém que nos ajude a aceitar e conviver com o problema!!
      Jamais podemos perder a fé, jamais podemos desistir, são casos como seu Camily que nos incentivam a continuar!1
      Obrigado por participar do blog!1
      Beijocas,
      Claudinha

  16. oie.
    Tenho 25 anos e a 1 ano percebi q minha barba estava caindo,inicialmente ficou uma roda no queixo,agora esta caindo do lado.Gostaria de saber se o tratamento particular é caro ou melhor eu procurar tratamento publico.
    obs: Muito bom o blog,Parabes!

    • Oi Silas!!

      Seja bem vindo ao blog!!
      Pensa pelo lado bom: não terá o incomodo de fazer a barba todos os dias…rsrs
      Brincadeiras a parte, eu acho que você deve procurar um tratamento não importa se vai ser particular ou público, como já disse aqui algumas vezes, alguns tipos de alopecia estão ligados a problemas de saúde, por isso é importante a opinião de um especialista!!
      Eu, particularmente, depois de inúmeros tratamentos abandonei tudo e resolvi seguir a vida…
      Depois de anos sem tratar, meus cabelos agora voltaram a nascer!
      Obrigado por participar do blog, conte com gente!
      Beijocas,
      Claudinha

  17. Não sei se o que vou dizer serve para todos os casos, mas vou falar da conversa que tive com o meu dermatologista.
    Então, eu tive 4 episódios de AA ao longo da vida, e tenho apenas 18 anos. Todos esses foram em fases de longo estresse.. começou aos 5 anos, quando meu pai saiu de casa, e repetiu-se algumas outras vezes, inclusive no comecinho desse ano, quando eu soube que não havia passado no vestibular e também por ter engordado muito no período (sou bulímica em recuperação, então tenho bastante dificuldade em lidar com ganhos de peso).
    O que meu dermatologista me disse foi pra que eu não “dramatizasse” a situação (eu tive crises de choro quando a minha queda voltou esse ano, pois em 2005 eu havia perdido quase metade do meu cabelo, já que era uma adolescente gordinha e sofria o que hoje é o famoso “bullying”), pois eu bem sabia que o fator desencadeador da queda era o emocional, e que ele já havia tratado gente que estava totalmente careca, e que hoje tinham todos os fios de cabelo e eram bem felizes. Inclusive, ele me passou uma loção ótima (Therapsor) e disse que, caso ela não resolvesse, ainda teriam outras opções de tratamento mais fortes. Usei por um tempo e fui relapsa, não segui direito o modo de usar, pois estava tentando não ligar pra minha queda… o resultado foi que meu cabelo voltou a nascer mesmo assim, acredito que muito disso devido a eu ter emagrecido! Acho que a maioria dos casos são reversíveis sim, e se repetem com pouca frequência ao longo da vida, dependendo do estilo que a pessoa leve. Meu dermatologista disse até que tem gente que só tem 1 única vez – aliás, a maioria.
    A propósito, o nome dele é Dr. Arnóbio Pacheco – recomendo a quem reside no Nordeste, é o melhor daqui e um dos melhores do Brasil.

    • Oi Gabi,
      Seja bem vinda!!
      Pois é, mais uma relato de que o emocional é fator fundamental tanto para a “cura” como para o avanço da alopecia, mas parece que só passamos a cuidar da cabecinha e do coração quando os médicos nos dão uns “petelecos” no meio da idéia!!
      Obrigado por participar do blog!
      Beijocas, Claudinha

      • Claudinha!
        Meu caso tb foi desencadeado por trauma aliado a momento de grande estress,após o diagnostico meu cabelo caiu ainda mais, fiquei super angustiada e depressiva, pois lia que e uma doiença incurável e etc..mas sei que por ser fator emocional, pode ser tratada.
        Estou fazendo tratamento com dermato e Psicoterapia, fé e agora mais do que numca vontade de vencer essa tal AA, rsrs….
        Agora aqui no blog, fiquei feliz, pois há relatos de pessoas que conseguiram estagnar AA.
        No meu caso por ser emocional, vi que o desespero nao ajuda em nada, aliás atrapalha, pois qdo fui na Dermato meu cabelo nao caia tanto e a “pelada”não era tão grande, qdo dei muita importancia para o assunto meu cabelo caiu desesperadamente.
        Neste exato momento que estou postando percebi que meu caso tem solução,pois minha dermato diz que irei conseguir.
        Obrigada pelas informações, seu blog ajuda muito, seu trabalho é grandioso, em breve voltarei a portar sobre a minha recuperação.

  18. Olá!!!
    Enfim..consegui marcar uma consulta com profissional super recomendado por aqui!Fato que me deixa muito esperançosa e feliz!

    Como sou novata por aqui…sempre tenho várias duvidas..rsrsrs

    A de hoje é a seguinte:
    Estou sentindo coceiras no meu couro cabeludo frequentemente…o que pode ser isso? Será que é devido a alopécia? Coça não só a região que está sem cabelo..mas outras regiões tbm. Lavo os cabelos dia sim/dia não com shampoo anti-caspas e não estou entendendo o motivo dessa coceira.

    Obrigada pela atenção!!
    Um forte abraço a todos!

    • Thais, preciso confessar que tenho alopecia a mais de 7 anos e minha cabeça coça constantemente desde então.
      Mas acalme-se, há médicos que dizem que isso é um bom sinal pois pode se tratar de uma maior sensibilidade da alergia e elá pode estar vindo para fora dos folículos, ou mesmo que os cabelos estão para nascer…
      Existem muitos fatores para a coceira.
      Eu, por exemplo, desenvolvi dermatite seborréica com a alopecia e tenho caspa e coceira mesmo sem ter mais cabelos…

      Beijos

  19. Olá!
    Hoje quando cortei o cabelo descobri que estou com alopécia, é pequena, deve ser do tamanho de uma moeda. Estou super preocupada com isso, nao tenho idéia de há quanto tempo estou com ela. Já marquei médico, mas enquanto espero gostaria de saber mais sobre a doença. Existe chance de nunca mais ter na vida? É comum casos de aparecimento unico? Estou passando por perído mt estressante no trabalho, tenho certeza que foi isso que desencadiou o mecanismo. Estranho que nao tenho nenhum historico na família. Em alopécia desencadiada por stress, a diminuicao do stress deveria causar retorno dos fios?
    Muito obrigada pela ajuda pessoal!
    Abraços,

    • Oi Livia,

      Seja bem vinda ao blog!!
      Pois é, esse stress é danado para causar alopecia…
      A meu primeiro contato com a alopecia, foi parecido com o seu, aconteceu quando perfi meu pai em 1995.
      Não procurei um médico no início e da mesma forma que apareceu o primeiro foco ele desapareceu seu cuidado nenhum, mas 5 anos depois quando fiquei exposta a um situação de stress extrema, não teve jeito, ela veio contudo!!
      Só que a minha situação de stress durou muito tempo, pode ser até por isso que evolui ao ponto de ser quase uma alopecia universal!!
      Mas vá ao médico e procure stressar-se o mínimo possível, o que, cá entre nós é quase impossível nos dia de hoje não é mesmo?!!
      Beijocas,
      Claudinha

  20. Prezada Claudia
    Fiquei muito impressionada com o seu blog e resolvi escrever.
    Eu não tenho alopecia areata! Eu sou dermatologista e trato de pacientes com alopecia areata há mais de 10 anos!
    Fiquei muito feliz em ver a forma como você responde às questões das pessoas; fiquei com vontade de conhecê-la!
    Gostaria de deixar registrado que existe, já há 7 anos, em São Paulo, um grupo de apoio a pacientes com alopecia areata (AAGAP), que se reune aos sábados, uma vez por mês, na sede da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e tem o objetivo de esclarecer dúvidas, trocar experiências, divulgar informações, e, principalmente, de ser um espaço de acolhimento. Esse grupo é aberto a pacientes, familiares, amigos, médicos, psicólogos, entre outros. Nós ainda não conseguimos um site, mas temos essa intenção. Se alguém quiser saber mais, pode me escrever: enildebcosta@gmail.com
    Um abraço e parabéns pelo trabalho que você vem desenvolvendo.

    Enilde

    • Dra. Enilde,
      Embora já tenha enviado um e-mail, não poderia deixar de agradecê-la aqui!!
      Tenha certeza de que em breve estaremos nos conhecendo e registraremos esse dia para dividirmos aqui com os leitores e por que não aproveitar para fazermos um matéria sobre o grupo no blog!!
      Um abraço,
      Claudia

  21. Que legal a participação da Dra. Enilde.
    Eu mesma já fiz tratamento com ela e frequentei o grupo de apoio.
    Clau, essa ideia de uma matéria sobre o grupo no blog é ótima.
    Bjinhos

    Drica

  22. Ola, Boa Noite!

    Tenho 36 anos e a 21 convivo com alopecia areata universal.Tentei vários tratamentos e o mais que demonstrou resultados foi o que realizei na Santa Casa de São Paulo.O tratamento é com um remédio à base de acetona chamado DNCB e na época a médica responsável e chefe da equipe era a Dra.Ida.A mais ou menos uns 15 anos parei o tratamento e gostaria de saber se o fato de usar continuamente o boné isso pode influenciar de alguma maneira para que o cabelo não venha a nascer? Gostei muito de conhecer o blog e espero ter um tempo de convivio e troca de experiencias podendo assim ajudar e ser ajudado a vencer esta doença.

    Abç a todos!!!

    Carlos

  23. Cláudia, acabei de conhecer seu blog e apesar de ter descoberto minha alopécia há pouco tempo e estar bastante triste com a situação, gostei de ver que tem outras pessoas no mesmo barco que eu e que há muitas mulheres também… Tenho sentido minha cabeça coçar nas duas regiões que eu tenho, será que está crescendo?
    Comecei a fazer tratamento, mas tem faltado esperança sabe?
    Quero te agradecer pelo blog, entrarei aqui mais vezes para me sentir um pouco melhor!

    • Oi Rafaella,

      Bem vinda ao blog!!
      Sabe, é na falta de esperança que pecamos… isso não é uma crítica não, é uma afirmação de quem já passou por isso e sabe exatamente como funciona!!
      Jamais deixe a esperança faltar, não deixe seus sonhos para trás por causa da alopecia, parece fácil falar, mas nossa vida é muito mais do que cabelos.
      Faça seu tratamento certinho, se não estiver contente com o médico ou com os resultados procure outro especialista, converse com outras pessoas sobre o assunto, não se feche para o mundo não!!!
      O blog é nosso, não precisa me agradecer não…
      Sinta-se a vontade para comentar, criticar, chorar, brigar aqui a casa é nossa viu!!
      Um super beijo,
      Claudinha

  24. eu e minha esposa descobrimos ki nosso filho de 5anos tem alopecia,no começo foram,momentos muitos dificeis,ficamos muitos triste pois ele ama o cabelinho e adora fazer seus propios estilos,maso tratamento esta´muito bom e com fe´em deus vamos superar e viver muitos felizes,obrgdoe parbens

  25. Cláudia,

    Tenho Alopecia a mais de 20 anos. Nesse período encontrei pessoas maravilhosas como vc, explicando, tirando dúvidas, com palavras otimista… DEUS ABENÇÕE CADA MINUTO EM SUA VIDA! VÓCÊ É UMA PESSOA MUITO ESPECIAL E AS PESSOAS QUE PASSAM A CONHECER SEU TRABALHO SE TRANSFORMAM EM ESPECIAS TÁMBÉM…
    UM ABRAÇO.

    • Oi Ademir…

      Fiquei emocionada com suas palavras!!
      Que Deus abençoe você e seus familiares, que ele nos dê força para superar todas essas adversidades que a vida as vezes nos impõe!!
      Fico feliz em sabe que de alguma forma consigo passar para as pessoas aquilo que não tive nos meus momentos de desespero da alopecia.
      Obrigado por suas palavras, obrigada pelo carinho e por prestigiar o blog.

      Um super beijo,
      Claudinha

  26. Ola! Eu ja tenho alopecia a muito tempo,digamos a mais de vinte anos,ja sofri sim!Fiz muitos tratamento e nada…mais me aceitei e me acostumei, pra mim Alopecia nao é problema,nao mesmo…Sou cearence,hj moro na Paraiba…Uso protese(peruca) e adoro…me acho maravilhosa kkk…sou casada,tenho uma filha e minha vida é normal,sou feliz e o que tenho a dizer p quem tem alopecia que sejam felizes,nunca deixem de viver,amar,ter amigos,namorar,se divirtir c a familia,com amigos enfim ter uma vida normal,pois somos sempre lindas e maravilhosas…bjs

  27. Nossa! lendo tds os coments, me veio a cabeça as diferentes lutas de tdas nós que possuímos a doença ou q a conhecemos por um breve período…Eu só fiquei nesse tratamento todo q falaram aí por muito pouco tempo, acho que uns 2m só pq vi que eu não iria conseguir resultado. Procurei ajuda psicologica no SUS, consegui, frequentei por 5 anos e “me dei” alta! rsrrs Resumindo: Fui ao inferno e voltei pq lá não tava bom…rsrsrs O importante é se aceitar. Eu fico horrorosa chorando, meu nariz incha pra dedéu, dá bolsinha nos olhos, ahhh não dá não gente! hehehehe Careca, td bem! Mas inchada nãoooooooooo!!! Hj posso dizer que tô bem. Tenho crises sim…mas passam pq EU QUERO QUE PASSEM! Há 2 caminhos: ser feliz ou ficar aí remoendo pq não temos mais cabelos…então, qual vc escolhe???? Eu escolhi ser feliz, usar peruca SIMMMM, cílios postiços e o scambau! hehehehe Também adoro cabelo, desde criança estou no meio de salao, meu pai era barbeiro, EU sou CABELEIREIRA…entaum, o mistério continua…pq EU??? É oq tdas nós nos perguntamos diariamente qdo olhamos no espelho né? Eu acho que já achei a resposta…e voces??? um beijo a tdas ou tdos e a vc Claudinha.

  28. Bom dia,
    Há umas semanas atrás percebi falhas em minha barba cujo não dei muita atenção. Nesta última semana percebi que estas falhas haviam aumentado, foi quando resolvi consultar um dermatologista. Antes mesmo da consulta resolvi pesquisar o motivo das falhas na barba e foi ai que tive a primeira informação sobre a Alopécia, na internet. Quando li sobre AA e pesquisei pedia muito à Deus para que não tivesse com a Alopécia, mas para minha surpresa ao ir para consulta ao dermatologista obtive a informação de que eu estava com a AA.
    Estou muito abalado e triste, chorando a por todos os cantos. Graças a Deus ainda não tem e peço a Deus que nem apareça a AA em meu cabelo e outras partes do corpo, pois por enquanto acho que só se limita à barba mesmo e espero que não passe disso.
    Passei à me dedicar mais a Deus e orar mais. Somente minha namorada, muito companheira e amiga que sabe disto. Nem meu pai e minha irmã que moram comigo sabem, pois prefiro não preocupá-los.
    Enfim, paro para pensar e imagino enfrentar este mundo preconceituoso (me incluo nisto). Vou me formar agora em Adm, faço inglês, estava tentando me tornar uma pessoa melhor e me aparece isto. Não sei se teria a mesma força que voçê e muitos outros que li aqui neste blog, mas peço a Deus todos os dias que me de força e coragem para prosseguir.
    Estou ainda um pouco atordoado mas acho que consegui explicar mais ou menos minha situação.
    Gostei do teu blog. Deus te abençoe e continue iluminando sua vida, afinal a vida é muito mais que cabelos !!!

    • Oi Alan,

      Seja bem vindo ao blog…
      Não se desespere, se todo o mal do mundo fosse esse, não teríamos problemas não é mesmo?
      Sei que você deve estar pensando que é fácil pra mim falar, mas eu sei exatamente como você se sente, é desesperadora a idéia de você se imaginar sem os cabelos, mas imagine o quanto é doloroso isso para nós mulheres??
      Não pode deixar de viver a sua vida por causa disso, continue se tornando essa pessoa melhor vai parar com isso agora???
      É importante você contar sim para sua família, eles são importantes nesse momento.
      Alopecia não mata, não contagia, alopecia não impede ninguém de viver!!
      Pense nisso com carinho…
      Um super beijo e que Deus ilumine seu caminho e lhe dê forças para superar essa fase… tenha certeza de que é apenas uma fase ruim!!

      Claudinha

    • Alan, quanto mais estressado, pior será. Tenho alopecia e só fico imaginando quando terei de usar peruca…aff! Minha preocupação é se alguém esbarrar em minha cabeça e a peruca cair no chão. Só ficopensando nisso. Ainda bem que tem solução.
      Olha navegando na internet, descobri uma doença chamada NEUROFIBROMATOSE. Faz uma pesquisa e tire as suas conclusões.
      Abraços,
      Simone

      • Simone,
        Seja bem vinda!!
        Sabe que a minha preocupação era essa: e se a minha peruca cair da cabeça??
        Mas quando você comprar a sua primeira, vai ver que não é como pensamos. Não sei de qual cidade você é, mas aqui em São Paulo, algumas casas especializadas fazem a locação do cabelo para festas, coisa e tal. Talvez fosse legal você fazer um test drive e se achar bacana, encarar uma peruquita!!
        Bjs,
        Claudinha

  29. Oi Claudia eu tenho uma cliente que tem alopécia ; so que ela é nova no meu salao e eu to com receio de falar com ela sobre o que ta acotecendo com ela: mas eu vou ter que falar porque eu acho que ela nao sabe que ela tem :e ai vc acha o que ? falo ou nao?beijs

    • OLÁ!!!,,Sou Marcela Frazão,, e convivo com alopécia ariata a 2 anos, eu acho que não só pode como deveria ,pois no meu caso quem descobriu vou minha cabe-releira , ela me contou com cuidado e com conhecimento de causa,pois ela te-minha minha reação,eu fiquei muito agradecida e logo procurei um medico especialista neste caso ,no começo minha família não sabia tinha medo e vergonha deles, então comecei a fazer o tratamento as escondidas até com psicologo, mais não tinha como esconder por muito tempo ,pq estava cada dia maior eu entrei em uma profunda depressão,mais a fé que tenho em DEUS é maior,então coloquei a minha vida nas mão de DEUS,ENTÃO PODE TESTEMUNHAR UM MILAGRE EM MINHA VIDA …estou curada, meus cabelos estar voltando a crescer, (ah ainda continuo com os tratamento).
      disse jesus:” faz por ti que eu te ajudarei” então!!!!!!
      DEUS EH MAIOR QUE NOSSOS PROBLEMAS, ENQUANTO CHORAMOS PELOS NOSSOS ERROS, ELE NOS ABRAÇA, PERDOA, E AINDA NOS PRESENTEIA COM UM NOVO DIA! :D
      BJSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!

  30. Boa Noite Claudia,
    Primeiramente parabenizo pela iniciativa do espaço criado a nós portadores da AA!
    Sou portador da “doença” desde os 18 anos, quando apareceu minha primeira falha em meu couro cabeludo… comecei um tratamento logo no começo, vi que houve uma melhora e resolvi suspender o tratamento por conta própria. Hoje, com 27, quase todo o pelo do meu corpo está caindo, mas a vida continua… E como você mesmo disse: “existem muitas coisa mais importantes na vida do que o pelo” obs: não com essas palavras…rsrsrs
    Eu tenho uma dúvida que pode ser útil para todos nós!
    Essa nossa enfermidade há amparo em alguma lei para nos beneficiar de alguma forma? Somos Portadores de Necessidade Especias- PNE’s? Temos direitos por termos esse problema?(como por exemplo direito a participar das vagas de cargos públicos junto com os PNE’s)
    Tive essa dúvida porque fui fazer uma inscrição de um concurso da Polícia Militar e no edital de abertura um dos fatores de inaptidão foi ter alopecia areata!
    Agradeço desde já pela informação!
    Abraço,
    André

  31. Olá tenho 28 anos tenho alopécia desde os meus 05 anos, fiz vários tratamentos mas nada satisfatório, abandonei tudo e hoje uso protese . Minha única dúvida que tenho se um dia tiver um filho será que ele vai nascer com o mesmo problema, fico bastante preocupada. beijos

  32. oi claudia, tudo bem? nos vimos no grupo na ultima reuniao, gostaria de dizer que vc deve colocar fotos do seu novo visual no blog, vc esta muito bem viu, para dar mais forças a quem enfrenta essa situaçao. Não é facil, mas acredito que alopecia tem seu lado positivo, ela nos tornam pessoas fortes e de personalidades para enfrentar preconceitos, hoje somos exemplos disso, beijos e fique com DEUS.

  33. ola sou de oortugal e essa doenca xamada de elopercia chegou ca tambem e a mim fui escolhida sofro muito muito mesmo ja a kuase dois anos k lutu contra ela mas… ela e mais forte aos poucos vou desestindo dos tratamentos sao caros e o resultado quase nulo nao sei k faser nao concigo aceitar que ao fim de 35 anos me veijo assim a minha alegria estava nos meus cabelos lindos de que toda a gente gostava e agora k fasso tou a perder as forcas para lutar sei que so um milagre me pode ajudar sei que muita gente sofre desta doenca e pude ler aki obrigados por terem mostrado que a fe e importante mas mesmo assim nao ta facil

  34. Olá pessoal,
    Tive AA, duas vezes em um período de 1 ano e meio.
    Fiquei um pouco depressiva, porém, lutei contra esses sentimentos. Tive alta do tratamento com resultados positivos. Hoje faço terapia,pois, temo reicidivas.
    Todas as duas vezes, eu me encontrava em situações de Stress e bastante anciosa. O importante é a concientização que estamos com uma doença do humor e precisamos de tratamento! Vale a pena tentar! Beijos a todos “alopecianos”! Rrsrsrsrs

  35. Cláudia, não sei se fiquei feliz em saber que pessoas conseguem conviver bem com a alopécia ou se fiquei mais apavorada ao saber que tantas pessoas têm essa doença, luto à três anos com minha filha Gabriella de 9 anos, que desenvolveu essa doença, já consultei vários médicos , antes o resultado, ou seja, o crescimento vinha mais rápido, hoje ela tem um falha que está há quase um ano para sumir, as vezes me sinto sem forças, meio que impotente, sem poder ajudar minha filha, hoje o diagnóstico dela é alopécia areata multipla. Acho que hoje estou naqueles dias de desanimo!Obrigada pelo espaço em seu blog.

  36. Tenho Alopécia Areata há uns três anos.
    Começou na barba e depois se alastrou pelo couro cabeludo.
    Fui a um dermatologista e ele me indicou o propionato de clobetasol.
    Piorou e o médico me indicou o theracort 40 mg.
    Depois de um ano meu cabelo voltou normalmente.
    O tempo passou e no fim do ano passado voltou de novo.
    Só que a queda dos cabelos foram muito mais rápido.
    O theracort está em falta no mercado e não sei como vou fazer o tratamento.
    Estou muito depresivo por causa da doença.Estou pensando até msm em fazer uma depilação no couro cabeludo em definitivo.
    Estou tentando viver feliz mais até para arrumar um emprego tá dificil,pois só saio de casa com boné.
    Entrego minha vontade a Deus para ele me dar um encaminhamento espiritual para eu superar essa doênça.Já não sei mais o que faço da minha vida.
    Espero sair dessa depressão e conto com a ajuda de vocês.
    Gostaria de agradecer a vc Claudinha que criou esse site em especial.
    Agradeço a todos.

  37. oi ,

    minha esposa desenvolveu alopecia universal em e 4 meses já perdeu todo o cabelo e pelos do corpo, temos tentado diverso tratamentos, ms tem se mostrado irreversivel. tenho até receio que a utilização dos medicamentos possa trazer maleficios. Já nos alertaram que no caso dela não haveria solução. voce acha que o melhor seria relaxar e deixar o tratamento?
    ,

  38. Descubri a algums meses, uma falha em meu cabelo.Fui a dermatologista e demorei uns dias pra iniciar o tratamento.Voltei após 3 meses, e infelismente aumentou, e apareceu mais uma falha.Ela acrescentou mais uma medicação e indicou infiltração de corticoide.Todos q tem alopecia, correm o risco de perder todo o cabelo?Por favor, me responda, pois já estou começando a ficar desesperada.

    Grata, e uma ótima semana.
    Beijos no coração.

  39. Ola clau tenho alopecia areata e mesmo assim acredito ser restaurada por deus pq muitas vezes ele testa até onde vai nossa fé olivro de jó é um exemplo vou ser restaurada dessa pq deus me ama e tem promessas em minha vida como na vida de todos e todas vão se cumprir tenham fé ela move montanhas. Bjinhus….

  40. ola á todos tem alopecia ja 3 anos e por motivos financeiros não pude fazer o tratamento e fico muito triste .pelo sus eé muito demorado eu não tenho como pagar o tratamento, gotaria de saber si eu terei o meu cabelo de volta e si tem um tratamento mais em conta.obrigada.

  41. Meu cabelo começou a cair em dezembro de 2010, desde então eu achei que era , falta de hitratação, vitamina enfim comprei varios cremes, vitaminas e nada.Agora andei lendo e tenho certeza que é alopecia areata pois caiu exatamente uma moeda de 1 real .
    So consegui consulta pro fim do mês que vem corro perigo do meu cabelo cair mais?? Sinto que esta bem ralo mais como ja tive muito cabelo as pessoas ñ percebem, a area afetada foi bem na frente tenho usado faixas, lenços e passado protetor solar.
    Tem algum medicamento que eu possa passar??Me ajuda por favor !!!!!! bjbj Grazi !

  42. Olá Cláudia, tenho um filho de 14 anos que está na segunda – e espero que última – crise de alopecia….
    eu mesma estou desanimada em procurar ajuda, porque não lembro qual foi a medicação que ele usou (a 1ª foi em 2005)…
    ele é vaidoso e tremendamente estressado….
    a propósito, a 1ª vez foi porque eu me separei do pai dele, e agora é por conta da pressão na escola, não adaptou direito na escola nova….
    bom, estou tentando marcar um dermato pra ver o que pode ser feito, mas estamos desanimados….
    um beijo!
    Luciana

    • Oi Luciana,

      Bem vinda ao blog, desculpe a demora em aprovar e responder seu comentário, mas é que ultimamente minha vida está uma loucura.
      Eu imagino o quando deve ser dificil, mas você, mais do que ele, não pode desanimar, tem que encorajá-lo.
      Derrepente um apoio psicológico ajudasse bastante, já que você já identificou que as crises dele aparecem sempre que ele tem algum problema que mexe com o lado emocional dele.
      Não desanime, procurem outro médico, tenho certeza que tudo vai dar certo.
      Obrigado por participar.
      Beijocas

      • Oi Claudia!
        Tenho 33 anos e há 3 meses descobri AA na nuca, uma pequena rodela.
        O dermato primeiramente receitou uma composicao ácida. A reacao foi mto boa e logo cresceu cabelo. Foi entao q ele trocou o acido pela pomada elidel e os pelos cairam novamente. Agora fiz infiltracao com injecao e tenho q aguardar 30 dias para ver a reacao.
        Enfim, mas o principal que quero dizer eh que nos foruns nunca vejo pessoas falando de sucesso no tratamento, de q trataram, o cabelo cresceu e nunca tiveram recaidas.
        Tudo q leio sao relatos negativos.
        Vc tb percebe isso?
        No mais, vc sabe as porcentagens de cura? So achei q a universal atinge 5%. Mas os q n tem universal, qual indice de cura?
        Obrigado
        Saulo

  43. Olá Glaudia parabens pelo site é muito esclarecedor!
    descobri que tenho alopecia a 6 meses tenho duas placas grandes no coro cabeludo afetada, estou fazendo o tratamento e as placas estão reagindo, porém lentamente isso é normal ou depende como cada pessoa reage ao tratamento?

  44. Ola tenho 16 anos e tenho AA desde o ano passado 2010.
    Gostei muito desse sit pois me identifiquei muito, é muito bom msm saber q vc ñ esta sozinho nessa, é bom dividir nossas experiências ne.
    Descobri q estava com AA em junho de 2010, foi muito triste para mim pois sou muito vaidosa gosto muito dos meus cabelos e de repente me deparo com uma grande falha redonda no couro cabeludo. No começo achei muito estranho aquilo e então fui ao medico, e ele me explicou o caso e depois q descobri oq era, quis morrer! Olhava imagens na internet e chorava até..
    Foi muito triste para mim, chorava dia e noite achava q meu cabelo iria cair tudo, e pra mim foi o fim descobrir aquilo, quase entrei em depressão. E o meu cabelo não parava de cair, passava a mão nele e sempre saia alguns cabelos em minha mão, e então vi q começou a sair outros e eu morria de vergonha, só vivia com o cabelo preso.
    Mas então fui a um medico mais experiente e partícula, ele me explico q meu caso poderia ser emocional ou hereditário, mas ninguém em minha família nunca teve isso, então o meu caso é emocional (realmente sou muito estressada) o caso começou depois q meus pais se separarão, e quando comecei a discutir muito com meu namorado. Então comecei o tratamento, ejetando remédio nas lesões (eram 6 lesões, a maioria grandes e tinha uma linha ligado 5 delas). E o tratamento foi ótimo pois tive resultado imediato, depois de 2 semanas da 1ª aplicação ja começarão a nascer pequenos cabelos branquinhos no local da aplicação. E fiquei muito feliz e satisfeita. Mas foi triste e doloroso..
    Fiz o tratamento durante 5 meses e os resultados foram ótimos e hj depois de 10 meses do fim do tratamento meus cabelos ja estão bem grandes!
    Eu estava tão feliz era tão bom olhar nos espelho e ver o tamanho q eles ja estavam..
    Mas infelizmente agora na msm época do outro (junho) a AA voltou. E pensei pq eu? pq isso novamente? logo agora q meu cabelo ta tão bem. Fiquei triste, mas minha mãe me reanimou me falando (isso não é nada olha só vc tem apenas uma lesão pequena, agente vai volta no medico e fazer o tratamento novamente, e vc vai ver tudo vai dar certo novamente).
    E voltei no medico e ele tbm disse o msm, mas dessa vez como é pequena a lesão ele me passou um tratamento diferente, agora é um remédio de aplicar e massagear todos os dias (Therapsor) ja estol usando ele a um pouco mais de 1 mês e ja estol vendo resultado *-*
    Estol Feliz novamente!
    E tenho fé em deus e sei q ele sempre faz as coisas certas, no tempo certo. E se a AA voltou é pq essa é uma missão que tenho q cumprir!
    Mas queria saber sua opinião (quero pintar meu cabelo, mas ñ é ele todo, quero fazer mechas californianas somente nas pontas) Será q isso pode prejudicar meu cabelo? Ele vai cair mais? Pois é somente nas pontas, não chega nem perto do couro cabeludo..
    Liliane Alves

  45. Claudia, boa noite.

    Eu tenho queda de cabelos há mais de 25 anos. Ainda tenho cabelos, mas poucos.

    Os medicos dizem que é hereditario mas nunca resolvem a causa. Fiz vários tratamentos, a vida toda, e nada resolve. Meus cabelos caem mais de 200 fios por dia.

    Neste último (um medico bem conceituado que nao convem citar o nome) me diz sempre que vai parar, q garante q vai parar com essa medicação (flutamida + algumas associações). Tb faço meso toda semana, com ele, com alguns medicamentos que nem eu sei bem o que é) porém, nada resolve. Nesse novo médico, estou há 1 ano.

    Alguém poderia, por favor, me indicar um médico conceituado na cidade de Sao Paulo?

    Moro em Santo André.

    Deus abençõe.

    Obrigada.

    Eliza
    11 9701-6800

  46. olá,gostaria de saber se no caso de voltar a queda dos cabelos se nascem com mais demora,sei cada caso é diferente minha filha agora com 12 anos apresentou pela primeira vez com 09 ,agora voltou a aparecer algumas falhas menores,me preocupo parecem ser diferentes umas manchinhas avermelhadas e os cabelos daquela região caem o medico passou o mesmo tratamento da primeira vez,é normal aparecer de forma diferente?tem vários tipos de alopecia?

  47. Olá, tenho 36 anos e há alguns meses notei uma placa de alopécia em meu couro cabeludo. Fui ao médico, utilizei um medicamento (pomada). Depois de um tempo notei que começaram a aparecer pelos brancos e finos. Isso é normal? Parei de usar o medicamento. Na região estão os pelinhos brancos. Possui chance de adquirirem cor e crescerem? Esta é minha dúvida; Abraços!!

  48. Olá Claudia, adorei o seu blog e principalmente a participação do pessoal. Eu luto contra a alopécia há 5 anos, no começo foi só circulo pequeno…aí nem esquentei…depois qdo fui ver já estava com vários círculos. Fui a vários dermatologistas, usei vários medicamentos diferentes, gastei o que não tinha, mas de nada adiantou, pois todos concordavam que o meu problema era emocional. Para falar a verdade, sempre interrompia o tratamento devido ao preço dos medicamentos que me indicavam. Até que a vida me preparou várias surpresas desagradáveis ao mesmo tempo, aí fui parar lá embaixo, tb perdi uma sombrancelha, os cabelos caíram cada vez mais, engordei 20kg e tb tive problemas com as unhas, td devido a esse maldito estresse e essa tal de depressão. Até que esse ano, comecei a tentar ter mais fé, e estou conseguindo, voltei a frequentar uma religião, rezo todos os dias, consegui ser atendida pelo SUS, e Graças a Deus, as regiões lisas estão começando a dar sinal de vida. Infelizmente existe muito preconceito, já perguntaram até se eu estava com câncer, porque estava com o cabelo preso….Decidi que não vou desistir. Gente, eu não tô nem aí de andar com o cabelo preso devido esse calor…não esquentem, ao menos de alguma forma a gente chama a atenção, vamos ter pensamento positivo….sempre. Grande abraço a todos.

  49. Olá, meu nome é Luzia e tenho esse problema a mais ou menos 1 ano. Encontrei esse site buscando informações a respeito. No meu caso, começou com uma mancha do tamanho de uma bola de ping-pong no alto da cabeça, agora são varias faixas como se fossem “caminhos”. A perda de pelos na sobrancelha e cílios são significantes, é complicado ficar explicando aos leigos q não é transmissível e tal’s…Achei o conteúdo do site muito bom, parabens pelo trabalho!!!

  50. ola voltando a visitar rsrsrsr queria falar pra vcs que naum deixe de acreditar em deus pois estou curada da alopecia areata e foi ele que me curou hoje meu cabelo é lindoo todo mundo se adimira e tem mais amigos pensei que nunca pudece colocar quimica no meu cabelo por conta de que ja tive essa doença mais hoje ja dei ate mechas
    CREIA EM DEUS SEMPRE ELE É O UNICO QUE PODE CURAR :-)

  51. Olá todos!

    A característica principal do meu rosto, sempre foi uma sobrancelha cheia e bem delineada….
    Há um ano mais ou menos, eu entrei arrumada em uma festa corporativa e sentei-me na mesa com algumas colegas de empresa….simpáticas, disseram que eu estava bonita e que minha sobrancelha era linda. Algumas sugeriram que eu afinasse um pouco, mas a maioria contestou enfática, sobre a beleza dela ser tão cheia……coincidentemente, algum tempo depois começaram a cair aos poucos e regularmente. Agora, tenho-as vazias e com buracos e o Minoxidyl receitado pela Dermato não deu qualquer resultado.
    Percebo uma leve coceira e me pergunto se poderia ser alguma micose? ou coisa de outro mundo, rsrsrsr
    Afinal, ” há mais mistérios entre o céu e a terra do que crê nossa vã filosofia” rsrsrsr
    Boa sorte para todos nós!
    Rosa Julina

  52. Olá,

    Boa noite, tenho 19 anos faz 2 (dois) dias que pesebi que meu cabelo muito fiquei em estado em choque, pois na minha familia não tem ninguem que sofre com calvice. Pesquisei e acho que estou com alopecia areata e estou muito asustada.

    Estou com muito medo!

  53. Oi Claudia…estou na mesma situaçao tenho duas bolas grandes sem cabelo, completamente rapadas, iniciei o tratamento a uma semana.. se ja andamos stexadas, possa cada vez que me vejo ao espelho sinto me pior e triste so vejo o meu cabelo a cair.
    a minha duvida é se as tintas no cabelo prejudicam? eu sempre pintei o cabelo ja a meses que nao o pinto mas ele ta tao feio…gostava de o pintar. achas que é arriscar muito?

  54. oi … meu nome e Laiane tenho 21 anos , e a 3 meses descobri que estava com alopecia areata , quase morri de tanto chorar , agora estou fazendo tratamento mas esta demorando muito para crecer o cabelo ,
    Isso é normal???

  55. oi !!! tudo bem .Tenho uma duvida,tenho alopécia areata e estou fazendo tratamentos com:minoxidil,propionato de clobetasol,e pantogar.sei que esses remédios vão ajudar na queda e a fortalecer os fio spara que eles cresçam melhor,mas em vez de parar de cair esta caindo mais e em outros lugares isso é normal ,estou fazendo esse tratamento a um mês ,e quando lavo meus cabelos caem um monte estou desepesrada…será que tem a ver com a definitiva que fiz em junho, descobri que tinha essa falha na cabeça em novembro e comecei a fazer o tratamento agora ….Obrigada !!!!!!

  56. Oi Claudia, tudo bem?
    Meu nome é Anna e descobri essa semana que tenho Alopecia A. Unifocal. Até então, não sabia o que era isto. Ainda não consigo acreditar que tenho essa doença. Não sei o que fazer. Fui ao médico, ele me disse que era micose. Não me conformei e fui pesquisar. Achei tudo na internet. Vou ao médico na segunda-feira e com muita fé tenho certeza que vai dar tudo certo.
    Foi só em um local, meio arredondada, a pele está lisa e brilhante, de mais ou menos 2,5 cm.
    Gostaria de saber se vai se multiplicar ou vai aumentar o local afetado?
    Preciso de ajuda.
    Um grande abraço!!!

  57. Faz 5 meses que descobri que estou com alopecia,quando percebi era bem pequena(tamanho de uma moeda de 5centavos)agora 5meses depois ela esta enorme é bem na frente, mas divido meu cabelo e consigo cobrir,ninguém percebe fui em duas dermatologistas e me disseram que tinha que esperar um ano para crescer meu cabelo,e mandaram manipular um remédio ‘FEDORENTO” marquei consulta novamente porque ela me disse que era para voltar para dar injeções de corticoide,tenho só uma placa, nunca tinha escutado falar nessa doença,tenho 28anos meu cabelo é liso comprido e lindo….
    estou ficando preocupada,gostaria de saber se dói as injeções?se funciona?se tem cura?sou uma pessoa calma não entendi quando a médica me falou que era estress,é só esse o motivo que causa alopecia?tenho tantas duvidas por favor quem poder me explicar mais eu agradeço,o blog é maravilhoso..
    abraço a todos!!!

  58. eu tenho apenas 15 anos e tenho alopecia areata desdo 9 anos de idade uma ves meu cabelo caiu mas creseu de novo e quando completei 9 anos caiu e até agora dia 15 de 2012 ainda nao creseu tenho muita vontade de ter meu cabelo de vou

  59. olá claudia.. me chamo lidiane, sofro de alopecia areata desd 2007 , hje passo por um momento super dificil, enfrento a terceira crise , e desta vez esta enorme, em tres lugares na cabeça… estou super depressiva, angustiada,stressada a ponto de sair rochos pelas pernas, faço tratamento com psiquiatra e com dermatologista, faço infiltração , radiofrequencia e carboxiterapia de vinte em vinte dias… olha estou vendo q fios estao nascendo ,mas como nao estou conseguindo me controlar emocionalmente os fios caem ainda, mas o tratamento esta começando a dar resultados… antes de fazer estes procedimentos eu me tratava com minoxidil, pisorex, complexo de zinco, loção avicis,pantogar,xampo proprio p alopecia.. etc.. hje tbm tomo dezenas de remedios so q a doutora mudou alguns.. alias aprimorou o q eu tomava antes, agora ando com uma farmacinha pra cima e para baixo… tbm tomo remedios para diminuir a ansiedade e antidepressivos para melhorar minha auto estima,minha depre q adquiri depois destas crises… olha gente nao adianta xingar, se revoltar como eu fiz.. so´piora a situação.. chorar tbm … eu sugiro q preenchemos nossas mentes com coisas boas! bom eu sei q é dificil pois hje msm durante o banho eu cai em lagrimas.. mas eu estou tentando, a fraqueza vem ,mas logo em seguida eu ergo a cabeça e tento encarar este problema com aceitação..
    um grande abraço a todos q como eu passa por esta fase tristonha! LEMBRE-SE É SO UMA FASE! EU SEI Q VAI VOLTAR UMA HORA VAI CRESCER NOVAMENTE…
    PEÇO ENCARECIDAMENTE A QUEM NAO TEM ESTA DOENÇA NAO FALAR Q ISSO NAO É NADA, OU Q É FRESCURA NOSSA, PQ NAO ÉH.. GRAÇAS A DEUS NAO É DOENÇA GRAVE ,MAS É PROBLEMATICA ASSIM COMO QUALQUER OUTRA,ISSO NOS AFETA MUITO E DOI NA ALMA, QUEM TEM SABE… ME DESCULPA POR DESABAFAR ASSIM…. BJINHIOS!!

  60. bom dia ,meu nome é adriani a uns 2 meses começaram a aparecer falhas nos meus cabelos tudo indica que é alopesia .Na verdade ñ tenho intenção nenhuma de proucurar um medico ,seu blog foi muito importante na minha decisão ,saber a opinião das pessoas q possuir essa doença foi muito ultiú .tenho muita fé em Deus e creio q certas situações chegam nas nossas vidas para nos aproximar mais de Deus.Hoje mesmo vou começar uma campanha de oração e jejum e creio q vou ser curada .E CONVIDO A TODOS Q POSSUI O MESMO PROBLEMA Q FAÇA O MESMO ,pois Deus ja nos deu garantia q ele pode todas as coisas…..Todas as pessoas q citaram cura no blog foi atraves de Deus..e é nesse tratamento q deposito toda minha esperança…bjs fique com Deus…

  61. Oi gente bom dia pra todos, estou eu aqui olhando este site tentando achar respostas, tenho tambem o mesmo pb mas sou mas do que um psicologo pois nao vou usar mais remedio de farmacias em geral, mas nao proibo ninguem usar, e u creio que a falta de dormir na hora certa e a quantidade certa influir no processo e estress e nervosismo tambem causado por problemas do dia a dia, o remedio é eliminar todos problemas e relaxar com o tempo tudo volta ao normal, to de boa nessa parte.

  62. Boa Noite !
    gostaria de saber mais sobre alopicia em criança,meu filho de 11 anos esta com esse problema jah esta fazendo tratamento com uma loção e um shampoo…por inqto só esta caindo o cabelo e ainda nao estou vendo resultado nenhum estou preocupada de cair o cabelo tdo, e ele nao querer ir a escola mais e nem sair com os amiguinhos….sera que isso é emociona? precisa passar com o psicologo preciso de saber mais sobre isso

    obrigada!

  63. Olá, meu marido descobriu q tem alopecia, já usou varios remédios e não está tendo resultado. O último dermatologista passou MINOXIDIL, mas, ouvimos um depoimento na igreja, q houve um caso de morte com o uso desse remédio em um rapaz de 24 anos. Estamos preocupados e pensando em suspender o uso do remédio. Vc pode nos esclarecer a respeito se há mais efeitos colaterais a não ser o q já sabemos?

  64. Pessoal, tenho visto esse blog e resolvi passar aqui para deixar a minha “briga” com alopécia areata! Sou de Curitiba, tenho 29 anos.
    Sempre tive bastante cabelo, cabelo bem bonito, castanho claro e bem liso…Aquele que as mães falam que nem piolho consegue parar de tão liso que é!
    No ano de 2011 (altítssimo nivel de stress no trabalho e vida familiar) notei que começaram algumas falhas na minha barba mas nao me stressei com o assunto, nunca tive muita barba mesmo e então fazendo-a todo dia para ir trabalhar nem dava para notar as falhas. Em Dezembro de 2011 notei que tinha uma falha de cabelo em cima da cabeça, aí comecei a me preocupar com alguma doença grave e procurei um dermatologista.
    O dermatologista pediu vários exames (vitaminas, hormonios tireoidianos, hiv, sífilis, entre outros mais) e todos os resultados foram normais. Então o dermatologista me diagnosticou com ALOPECIA AREATA! Desde então em 4 meses, a falha em cima da cabeça tornou-se maior e apareceram mais 3 falhas atrás da cabeça. Pessoal, eu to falando de falha mesmo de 8 cm, não do tamanho de uma moeda como muitos tem relatado no blog. Comecei a fazer as tais infiltrações de corticóide nas falhas, e realmente após 2 meses de aplicação as falhas ja estão ficando escuras pois os cabelos já estão crescendo, todavia estão surgindo falhas novas durante o tratamento.
    Meu cabelo é liso e meio comprido, portanto dá ainda para disfarçar pois o cabelo liso que fica ao lado da falha cai por cima dela e disfarça legal, porém agora está chegando num ponto que não tem mais muito como esconder e também para ser bem sincero já estou de saco cheio de tentar ficar escondendo elas.
    O que eu fiz?
    Fiz uma reunião familiar para falar sobre o assunto, como também fiz uma reunião na empresa que trabalho para falar sobre o que é a AA e que caso eu apareça um dia careca na empresa não é para ninguem se assustar!!!!!
    Não sei se estou sendo “positivista” demais, mas estou encarando essa situação numa boa a medida do possível. Quando olho para os lados todos os dias vejo pessoas com doenças muito mais séria e infelizmente debilitantes, que não é o caso da AA. Portanto, continuo fazendo o tratamento, to fazendo tambem um acompanhamento com psiquiatra para tentar baixar o nivel de stress e ansiedade e se for necessário vou raspar o cabelo sem problemas!
    Minha vida continua, nao sou doente, nao estou debilitado, apenas nao estou tendo mais cabelo, e acho que isso nao pode ser mais forte que eu para entrar num quadro depressivo devido a minha estetica. Eu sou quem eu sou, e as pessoas gostam de mim pelo que eu sou e não porque eu tenho cabelo ou não!
    Força galera, logo logo nova fase, com certeza cabeça vai estar raspada!!!
    Abração a todos!!!
    Léo

  65. Ah..Para dar força para aqueles que estão muito preocupados com a estética e sobre a AA, o marido da minha prima teve o pior tipo de Alopécia, a Alopécia Totallis. Ele perdeu todos os pelos do corpo incluindo cilios, sobramcelhas, bracos e pernas!
    Depois do fato ocorrido, ele deu uma virada na vida, diminuindo stress, trocando de trabalho e está fazendo acompanhamento com dermatologista e psiquiatra.
    Pessoal, em 1 ano de tratamento, ele já teve repilação total do cabelo, sobramcelha e pelos do corpo, e os cílios aos poucos estão nascendo.
    Chego a uma conclusão que a “cura” ou melhora do quadro de AA está na sua cabeça!!!!

  66. Oi eu me chamo Raquel, tenho Alopercia Areata Universal desde os meus 11 anos, usei peruca toda a minha adolescência, hoje estou com 28 anos perdi todos os pelos do meu corpo, não foi nada fácil, já pensei em fazer muita besteira, mas hoje aprendi a lidar com essa doença tão terrível, ainda não é fácil, meu cabelo cresceu novamente, mas a dois anos atras perdi o meu avô muito querido e a doença voltou a atacar, e ate hoje no alto da minha cabeça ainda tem duas manchas que graças a Deus tem diminuido, não tenho pelos na sobrancelha, pernas, braços, axilas e ate pubianos. Gostaria de manter contado com pessoas que tenham essa doença, isso seria muito importante pra mim, dividirmos fatos acontecidos e como reagimos quando somos surpreendidos por outras pessoas te olhando diferente. Aguardo resposta! Beijos.

  67. BOM DIA!SOU CABELEREIRA E SEMPRE NA MINHA VIDA FUI CURIOSA SOBRE ALOPÉCIA JÁ CHEGUEI A ALERTAR PESSOAS NA RUA SOBRE ALOPÉCIA EM SUAS DIVERSAS CAUSAS SEM NEM AO MENOS CONHEÇE-LAS.VOÇÊ ACREDITA,QUE HOJE SOU EU QUE TENHO…KKKKKKKKKKK.TÔ MUITO TRISTE PORÉM CONFORMADA SÓ Ñ SEI COMO IREI SUPERAR POIS EM TODA MINHA VIDA MEUS CABELOS FORAM MUITO LONGO,Ñ VOU FAZER TRATAMENTO…

  68. Eu tenho um filho de 04 anos que esta com Alopécia, ja fui em 05 dermatologistas, no ultimo ele pediu uma biopsia do meu filho para avaliar o grau, estou com medo e triste pelo contexto, não sei o que fazer e estou desesperado, pleno e confiante de que vai dar tudo certo, mas tenho medo dos reflexos em meu filho, visto que eu torço e muito para que isso seja apenas uma fase ruim na vida dele, peço a Deus que ele volte a ter seus cabelos de volta, peço ate que isso venha a mim pois é so uma criança, não quero que ele fique chateado… eu o amo muito e quero o melhor para ele, sempre. Se alguém puder me enviar nome de um Medico que de fato possa me ajudar, eu agradeço, moro em Cuiabá atualmente, mas não medirei exforço para ver meu filho feliz…. edson.assis@totvs.com.br

  69. Sou o Mário e sou português, tenho 45 anos e apareceu-me uma pequena mancha na zona do bigode na barba e posteriormente uma pelada na parte frontal da cabeça e descobri uma outra mais pequena na parte de trás….o que me estranha é que não me cai cabelo, nem no duche, nem a secar com o secador, nem no chão e nem está no travesseiro, onde é que está o cabelo? Alguém já teve estes sintomas sem ter queda?
    Obrigado a quem puder comentar. Bem Hajam!

  70. oi,eu descobri q estou com alopecia areata faz 4 meses,e estou desesperada,estou chorando muitoo,estou fazendo tratamento,a dermetologista aplicou umas injecçoes no local,são tres circulos,tenho a impressão q eles estao aumentando…prefiro morrer doque fica sem meu cabelo,a medica nao me da uma posição exata da doença,o pouco q sei foi atraves de pesquisas em sites,nem sei se foi bom porque agora q sei doque se trata mesmo q entrei em desepero axo q nem devia ter feito essas pesquisas,fiz varios exames mas nao deu nada, ela me disse q é emocional e ser for mesmo estou ferrada por que meu emocional ta carregado com a descoberta dessa doença,ela receito um calmante mas eu nao estou tomando tenho medo de me tornar dependente,mas pelo jeito vou ter q tomar pois meu desespero só aumenta….preciso muito de uma palavra amiga se puder me enviar um e-mail ficarei muito agradecida…um abraço! (sou de mg tenho 21 anos)

  71. nao conhecia essa doença; e mes passado (abril 2012) minhas colegas do trabalho viram um espaço maior um pouco que uma moeda sem cabelo. fui ao medico e meus exames de sangue deu normal. entao ele disse que era estresse ou uma bacteria que peguei no salao de beleza. ele disse que era alopercia areata e me indicou minoxidil. e disse que se eu estiver com queda geral poderia usar o remedio em todo cabelo. ao contrario, so na regiao. antes que eu comprasse a loçao. vi que está cheio de cabelo pequenos na regiao que antes nao tinha nda.
    ainda estou desesperada pois nao sei porque estou com isso
    e tenho medo que caia tudo.
    ele diz que é estresse ou etc coisas. e eu nao sei a causa real disso.

  72. Olá, descobri a alopecia em janeiro de 2010 quando acordei e vi que tinha perdido uma quantidade de cabelo do tamanho de uma moeda de 0,10 centavos, perto da franja… Fiquei muito assustada e procurei um dermatologista a medica diagnosticou e me medicou, cortei meu cabelo curtinho pq perdi depois uma quantidade significativa, o cabelo voltou a crescer, agora estou numa fase de estress e depressão muito forte, por causa de alguns problemas que estou passando e notei que a coceira na cabeça e a queda de cabelo voltou mais forte. Acho que com isso fico mais sensivel e preocupada,o que piora o estado da doença o que me resta é voltar ao dermatologista.
    Renata

  73. Oi , eu tenho 20 anos e ainda nao tenho certeza que seja alopecia mais os sintomas sao bem parecidos estou com muito medo nem estou conseguindo dormir .. vou procurar um especialista e espero estar enganada DEUS ME AJUDA !!

  74. gostaria de ter mais informações tenho uma filha de 6 anos que tem alopecia areata quando ela tinha 2,5 começou a cair o cilios na sequencia a sombrancelha e por fim o cabelo já levei ela em diversoa médicos mais nenhum mi dá explicações por favor me ajudem na minha familia esse é o primeiro caso

  75. Olá, li todos os comentários que aqui estão, sei como vcs se sentem, pois já senti o msm, ficamos tracados nos nossos quartos chorando, oramos a Deus para reverter tal situação, procuramos dermatologistas, tomamos minoxidil, finasterida e nada faz parar os cabelos cair, e tem os falsos amigos q antes de olhar nos seus olhos para conversar com vc olha primeiro para sua cabeça, outros tiram sarros e tal, falo isso pois passei por tudo isso, para ser sincero ñ tinha como carregar tudo isso nas costas, então decidi fazer uma escolha, como diz Tim robbs no filme um sonho de liberdade “ocupasse de viver ou ocupasse de morrer, peguei todas as minhas economia e fiz um implante usando a nova técnica no mercado FUE e não deixa cicatriz, bom fiz no exterior e olha que sou assalariado, tinham umas entradas pois meu pai tbm tem, agora ñ tenho mais, vou pra minha segunda cirurgia, q é a reparatória, podem me perguntar pq eu ñ fiz no Brasil? pois essa técnica é nova aqui e é muito caro, e só tem 2 clinicas boas aqui no Brasil a do Dr, Ruston SP e a do Dr. Marcio crisostomo de Fortaleza, olha meu texto já esta muito extenso e vou parar,+ quero deixa uma palavra pra vcs, se eu pude tbm vcs tbm podem, pessoal eu sou pobre, ganhao 1 salário por mes, vcs tem que fazer uma escolha e quero ajudar: me add no msn pois tenho fotos como eu era antes como estou agora, quero tbm instrui-los aquele q querem se submeter ao tratamento, eu ñ tenho vinculo com clinic nenhuma nem faço propagana das tais, sou como vcs e passei por uma depressão profunda, onde desejava a morte todos os dias, ñ se der por vencidos, bom vou deixar meu email: Geovaneassuncao@hotmail.com vai ser um prazer ajuda-los. abraço.

  76. Tenho aloécia areata alto imune.Neste caso o sucesso do tratamento nÃo é dos melhores.Perdi cabelos da Áreas ao redor da cabeÇa: nuca temporas, atras das orelhas.ISso comeÇou em 1988 e de lÁ pra cá não parou mais.HÁ 56 anos perdi os cÍlios da papebra superior do olho esquerdo.FIquei arrasada, quase entrei em depressÃo.porém tive a sorte de encnotrar uma Sa nta dermatologista que foi para um congresso nos EUA e veio com uma grande novidade: havia lÁ um novo medicamento para nascer cÍlios, porÉm sÓ havia lÁ e era vendido sÓ com receita de um mÉdico americano.A soluÇÁo foi esperar que esse santo remÉdio chegasse ao Brasil. E felizmente chegou!!! O nome dele É latisse e esta a venda na Época no shopping Rio dsiner , ele custa 148,00 reais e é um vidrinho com 5 ml mas só é vendido com receita médica.SÓ posso dizer que estou usando hÁ 1 mÊs e meio e já com60% dos meus cílios. Quanto aos cabelos, ela disse que tem também uma medicação americana chamada Bexarotene , infelizmente temos que esperar chegar ao Brasil. E o melhor desse remÉdio É que tem estabilidade.existem pesquisas de pessoas quie usaram este remÉdio com cobaias de teste e jÁ tem 10 anos que os cabelos nÃo caem.MAravilha,nÉ? Qualquer novidade a mais eu aviso para vocÉs.Se quiserem o tel da minha mÉdica É sÓ pedir.abraÇos e boa sorte a todos.

  77. olá meu nome é Wanessa minha filha de 10 anos tem alopecia há 5 anos na verdade ainda estamos naquele vai e vem mas tenho fé em Deus q um dia vai e não voltará além de falhas no cabelo ela está sem sombracelha e pelos nas pernas é duro é muito duro !!! mas continuarei tratando com loções e terapia ,mas sei q a cura só vira quando Deus achar q é a hora!! beijos não sabia q tinha tanta gente com isso !! muito obrigada pelo espaço!!

  78. Oi Claudia, a minha sobrinha comentou comigo, que o marido dela está perdendo pelos em todo o corpo. Fiquei muito preocupada e fui pesquisar, então econtrei o seu blog, que é super interessante.
    Claudia você acha que o caso dele pode ser alopécia universal?
    Bjs, obrigada!

  79. Ola Claudia
    Quero falar um pouco aqui de meu filho, tem 9 anos e há 10 meses começou as primeiras falhas no cabelo, no começo achei que fosse alguma micose, nunca tinha visto falar sobre alopécia, enfim ja fiz 5 tratamentos diferente, ele perdeu acredito que 30% do cabelo, teve dias que minha vontade era de sumir com ele, principalmente quando começou na escola as cças rirem dele, agora não esta mais caindo, mas tá demorando muito a aparecer os fios, tem so umas penugens brancas bem ralinhas… ele ta aparentemente levando numa boa, mas eu não aceito os olhares das pessoas e as perguntas que fazem o tempo todo ele lembrar disso, já cheguei ate a sugerir pro fantástico que falassem mais sobre isso, acho que tem que ser divulgado pra conhecimento de todos, pois o pior de tudo isso é o preconceito. Um beijo

  80. Minha mãe e eu tivemos uma queda brutal num prazo de 1 semana, no exato momento em que passamos um produto manipulado por erro na fórmula, receitada por um médico professor da USP, e como são coorporativistas, ficamos à deriva. Foi passar e cair, sem qualquer chance, o remédio que seria para dar mais volume porque tínhamos cabelos finos e lisos, derrubou tudo. Depois dalí, foi uma maratona em médicos, dos mais conceituados especialistas alguns até revelaram o erro mas não o fariam em público. No caso da minha mãe foi só a cabeça, já o meu que passei mais foi total, e eles chamavam de universal. Não sabia como fazer até descobrir a peruca que se ajustou e vivemos dela este tempo todo, mas e os cíios e sombrancelhas? O que mais me chocou foi a reação das pessoas, como não aceitam bem e são preconceituosas, eram curiosas mais que solidárias. E sem contar a forma como muitos médicos nos recebiam, com certo descaso, frios e até grosseiros na maneira de tratar esta enfermidade, não davam qualquer esperança e nos deixava mais desorientadas. Os tratamentos eram lazer, corticóides, achei perigoso e tomamos a decisão de seguir a intuição, aceitar e deixar que a natureza falasse mais alto. Está dando certo, no entanto deveria haver mais feeling e preparo para aqueles que cuidam deste tipo de enfermidade. Não é fácil, é preciso ser perseverante, forte e paciente ao mesmo tempo.

  81. oi tudo bem minha mae tem a testa grande e eu nasce com a testa grande tambem so q passar dos anos estou perdendo cabelo na parte da testa pode ser alopecia areata nunca fui a um dermatologista e por vergonha aos 11 anos começei a usar faixa para tampar a testa por vergonha.

  82. ola meu nome é Neli ….tenho alopecia areada q se tornou universal … sofri e tratei , um dia o medico disse q nao tinha soluçao …deixei o tratamento nao ,me arrependo e to tentando me aceitar como estou ….abandonei a protese que arrumei e ando de lenço q ´´aas veses alguem me aborda achando q é quimio …hj (hj) eu nao ligo nem pros comentarios mas isso é loko mesmo tem q c aceitar ,oq aconteceu
    tudo rondou em volta de situaçoes de vida e saude imunologicas ..trato varios problemas de saude e to aq vivendo carequinha !!!!

  83. Olá Claudia, muito legal seu blog, parabéns.
    Meu primeiro episódio de alopecia foi aos 14 anos depois de uma situação de muito estresse, hoje aos 21 voltaram a aparecer, hoje tenho 4 placas na cabeça, já fiz alguns tratamentos e faço terapia, nunca nenhum médico solicitou nenhum exame, os tratamentos não estão dando certo e as placas continuam a aparecer.
    Moro em Florianópolis, se alguém souber e puder passar a indicação de algum médico bom nessa área, por favor estou precisando…rsrs pois tenho medo que chegue a uma alopécia totalis.
    Mais uma vez parabéns.
    Obrigada.

  84. Olá, a mais de um mês meu cabeleireiro avisou que havia uma pequena área sem cabelo na parte posterior da minha cabeça. Tinha em torno de 1cm², hoje está a 2cm² mais ou menos e estou um tanto preocupado. Dá pra disfarçar ainda, mas tenho medo de como essa afecção pode evoluir. Tenho muitas dúvidas a respeito. É a primeira vez que isso ocorre comigo, tenho 21 anos. Queria saber se a tendencia é aumentar mais nos próximos dias e se, se voltar a nascer, anos depois ela pode voltar numa forma mais avançada, como aquela multifocal ou outra de aparência indisfarçável. Gostaria de saber também, até que ponto minha AA unifocal poderá continuar aumentando e durante quanto tempo. Preciso me preparar para uma media. Obrigado desde já.

  85. oi amei seu blog.quero te fazer muitas pergunts mas nao sei se vou conseguir te enviar esse recado se conseguir vai ser uma bençao.ve se me responde.tb estou tratando de AA,BJUS QUE O SENHOR NOSSO DEUS NOS DE A CURA.

  86. Olá ! Adorei seu trabalho sobre alopecia , eu comecei a ter dez do ano passado ,
    e hoje com o tratamento o cabelo ja esta crescendo, gostaria de saber se posso fazer progressiva ao redor do local que teve a alopecia ,
    sem encostar na região aonde os fios estão crescendo.
    Obrigada.

  87. Boa Tarde!
    Claudinha estava pesquisando sob therapsor e acabei encontrando mensagens postadas de pessoas com problemas de queda capilar e vc respondendo de uma maneira totalmente especial, eu estou passando por um momento como este, fui em um dermatologista na rede sus não fui muito bem atendida,porém sem muitas explicações para minhas perguntas ela me passou minoxidil e pell food estou tomando a 1 mes mas minha ansiedade é tamanha que a queda está menor, com tudo na parte frontal estou notando um espaço, isso me deixa muito angustiada. me agarro com pensamento em DEUS para que não fique pior e vendo seu blog adoreiiii as mensagens otimistas que vc responde, bjsssss e que DEUS te abençõe sempre sempre sem medidas!!!!!

  88. Olá, alguem pode me indicar uma clínica ou médico para eu tratar meu filho? è a terceira vez que ele tem Alopécia e desta vez o tratamento nao está surgindo efeito. ele tem 15 anos e bem nesta fase da adolescência tem sido difícil.
    Agurado resposta!

    Grata!

    Elisabete

  89. Olá Claudia. Eu nem sei o que tenho… há anos que o meu cabelo cai… tinha muito cabelo, muito mesmo! Daquele que dava um enorme trabalho de tão denso! Tenho apenas 29 anos e hoje o meu cabelo é muito fraco, começa a ver-se o couro cabeludo. Já fui a dermatologistas que dizer ser AA, mas o cabelo cai de forma difusa e cai quando ainda está em crescimento… o que não acontece na AA… Não sei o que fazer nem o que pensar, estou muito deprimida com tudo isto. Tomo suplementos, esfrego o couro com minoxidil e com neoptide e tudo continua na mesma… :( não sei o que fazer…

  90. Oi Claudia,então minha querida esse ano época do carnaval descobri uma placa enorme na minha nuca,me desesperei fui ao dermatologista e comecei o tratamento com minoxidil e prednisona nos 2 primeiros meses não tive nenhum resultado o meu cabelo caiu por completo fiquei careca,sem sobrancelha e sem cilios,e inchei muito por causa da prednisona fiquei horrível kkkkkk.bom voltei ao médico e ele pediu pra eu continuar com o tratamento e me receitou uma vitamina vitergan plus passou mais um mês e para nossa alegria o meu cabelo começou a nascer foi um dos dias mais feliz da minha vida.peço a todos que como eu confie em Deus e tenham fé.hoje estou cheia de cabelo inclusive com sobrancelha e cilios não consegui emagrecer ainda mais tenho fé que logo volto ao meu corpo normal e espero do fundo do coração nunca mais passar por isso.bj Claudia e continue dando força a todos…

  91. ooi, tenho alopécia na barbaa, começou com uma bolinha do tamanho de uma moeda de 5 centavos, hoje esta espalhada no meu rosto e ja fui em 2 médicos, um falou ke era stress emocional e o otro falou ke era fungos,comprei remédios e nada adiantou… agora to fazendo depilação a laser pra retirar o “resto” da barba… queria saber se ela passa pra outra parte do corpo? obrigado!

  92. olha descobri que tenho alopecia agora pela a internet sempre cortei meu cabelo careca mas o fato de saber que pode cair tudo isso me deixou preocupado meu nome é JOÃO PAULO TENHO 33 anos e confesso que fiquei desapontado em saber que tenho uma doença e que posso perder todos os meu cabelos tbm li que alguns tratamentos sao muito caro e que as vezes nao te dao o resultado esperado mais essa agora pra mim era só isso que me faltava ….mas queria agradecer as informaçao que eu tive aqui muito obrigado só nao sei oque eu vou fazer agora mas mesmo asim obrigado

  93. oi meu nome e lucineide eu acho que tenho alopecia meus cabelos cai muito fica umas bolinhas sem pelos na minha cabeca tenho 23 anos comecou com 18 anos esse problema em mim e nunca sarou a passei muito pelos medicos e nao sara eu sou muito triste com isso tenho depressao e muito estresse se eu nunca sarar do meu estresse vai ficar ´pior

  94. OI CLAUDIA MEU NOME É VALERIA E TENHO 25 ANOS ESTOU COM ALOPECIA A ALGUM TEMPO MINHA VÓ TEVE…. EM POUCO TEMPO FIQUEI TOTALMENTE CARECA…. SÓ GOSTARIA DE SABER SE ISSO PASSA OU VOU FICAR CARECA O RESTO DA MINHA VIDA…. NUNCA MAIS VOU VOLTAR A TER MEU CABELO DE VOLTA…. JA POSSO PENSAR NA POSSIBILIDADE DE COMPRAR UMA PERUCA..>>>>

  95. Gente, estou super aperriada, porque eu sempre fiz relaxamento na raiz do meu cabelo, tingia para dar uma nuance natural na cor. Só que há 3 meses atrás descobri que estava com alopecia areata, no meu caso, apareceu do tamanho de uma moeda de 1 real. Eu desencanei, estou fazendo tratamento, só que sou vaidosa, Queria saber se não podemos fazer mais nada ?? estava pensando em tingir com henna que é natural, o Relaxamento no meu cabelo é que estou na dúvida, tentando encontrar uma solução de um produto mais fraquinho.. Alguém tem uma dica para me dar??

  96. olá meu nome é Tania tenho 28 anos.Na vespera de natal descobri que tenho Alopércia fiquei e estou desesperada e ainda estou,no alto de minha cabeça tem uma falha enorme de cabelo,fui a dermatologista ela me passou dois medicamentos um ao dia e outro a noite para aplica no local.A noite Therapsor e ao dia MINOXIDIL,D Pantenol e Solução QSP.Mas mesmo assim estou muito preocupada,angustiada,penso a todo instante no meu cabelo com medo dele cai tudo.O que vc tem para me fala sobre isso Claudinha Grycak?Se poder me reponder por E-mail também te agradeço muito.
    Obrigada

    • Oi Tania,
      Nunca podemos perder as esperanças…
      Siga o seu tratamento certinho, porque a reação aos medicamentos não é igual para todas as pessoas.
      Minoxidil para mim, por exemplo, não fazia nem cócegas, mas em compensãção para uma conhecida foi a solução.
      O importante é você cuidar também do seu emocional, isso ajuda muito no tratamento.
      Obrigada por participar.
      Bjs

    • Oi Tania Portes, você conseguiu se recuperar da Alopécia? Também fui diagnosticada com AA faz mais ou menos 3 meses mas a cada vez que olho no espelho parece que a região sem cabelos está maior, já tenho três falhas, duas bem grandes e uma que ainda esta começando. O meu médico dermatologista também me passou o Therapsor e mais um medicamento para controle da ansiedade. Espero sua resposta para compartilharmos sugestões. Beijos

  97. Oi!
    Muito obrigada,Claudia Grycak, por criar este site.Tenho cabelo crespos e tive a primeira crise de alopecia aos 12 anos,achei que a culpa da queda fosse minha,por ter passado algum produto de forma indevida, senti-me culpada , envergonhada e triste. Após uns 3 ou 4 anos, tive queda na mesma região.Não procurei ajuda médica, como estava com outros problemas , minha mãe resolveu dar prioridade ao que seria “o mais prejudicial dentre os problemas”.Estou com 34 anos,e tive queda capilar na mesma região sempre com intervalos de alguns anos. Tenho rinite (desde criança) , mas faço tratamento para alergia (tomo vacina todo mês) somente há 3 anos, e nunca imaginei que a alergia pudesse estar relacionada a alopecia, no entanto li alguns artigos médicos falando sobre esse assunto. Naõ fui ao dermatologista até hoje (sei que já deveria ter ido), no entanto o cabelo sempre volta a crescer.No mês passado, o cabelo daquela mesma região de costume caiu, agora cresceu um pouco está bem curtinho, há uma falha , de tamanho razoável, perceptível no alto da nuca, ,eu tento disfarçar colocando a parte longa do cabelo por cima da curtíssima. Fiquei triste por isso ter ocorrido novante, mas seu site me fez um bem enorme. E a vida continua, e meus filhos me alegram todos os dias…

    • Oi Sheila,
      Obrigada pela sua participação.
      Primeiro vou puxar suas orelhas: Como assim você ainda não foi ao médico??
      Ai ai ai, no seu próximo comentário no blog, queremos saber o que o médico te disse, viu!! rsrsrs
      Fico feliz em saber que de alguma forma pude ajudá-la.
      Seria bom você dar uma lida na bula dos medicamentos que você utiliza, porque existem alguns que provocam queda de cabelo, por isso a importância de consultar um especialista.
      A vida tem que continuar, não podemos parar, existem coisas bem piores do que perder os cabelos não é mesmo?
      Obrigada por participar.
      Bjs,
      Claudinha

  98. Olá tenho alopecia areata a quase 20 anos tudo aconteceu depois do falecimento do meu pai. Fiz varios tratamentos onde hoje graças a Deus estou fazendo um tratamento que estou vendo a melhora.
    Estou fazendo aplicação de Carbox e fiz uma aplicação de Corticóide. Tomei vitaminas uso sampoo especial e minoxidil.
    Para Deus nada é impossível para aquelas pessoas que estão passando por isso não desista pois passei por muito preconceito e nunca desisti.
    Tenha Fé e acreditem para tudo na vida sempre tem uma solução.
    Parabéns Claudia pela iniciativa e atitude.

    • Viviane,
      Bem vinda ao blog!!
      Verdade, nunca podemos desistir…
      Fico feliz em saber que você está conseguindo bons resultados com essa medicação, mas vale ressaltar para quem nos lê que você faz tudo com acompanhamento médico não é mesmo??
      Obrigada pela participação!!
      Beijocas,
      Claudinha

  99. Gente tenho 18 anos e sofro de alopecia não conseguia sair da casa porque tinha vergonha , agora que to conseguindo lidar com a situação ja tem mais de 6 meses e apenas cresceu um pouco de cabelo mais bem ralinho e claro ! ja usei tanta coisa não sei mais o que fazer que remedio posso usar que melhora ?bju

    • Oi Nayara
      Seja bem vinda!!
      Todos aqui entendem o que você está passando, acredite que muitos aqui fazem a mesma pergunta: o que posso usar para melhorar?
      Acontece que cada organismo responder de uma maneira as medicações e somente um especialista pode indicar a você o que você pode usar, jamais utilize remédio sem orientação médica.
      Beijocas,
      Claudinha

      • Oi,tenho alopecia a quase um ano e estou com aquela penugem loira apesar do meu cabelo ser escuro,isso significa que está crescendo? Faço tratamento apenas com pilexil,não estou mais aguentando essa doença,tento não perder a fé mas está difícil,tenho 17 anos e sou universitária dá pra imaginar minha angústia,não agüento mais usar a Meg ops a prótese,sim deu um nome a ela,estamos íntimas de mais já,quero sair disso mas está cada vez mais complicado,tenho,medo que não nasça,beijos preciso de luz Cláudia

  100. Boa tarde amadas, eu faço tratamento de alopécia a 20 dias, com uma tintura a base de jaborandi e alecrim que uso à noite, e Therapsor que uso de manhã, e no retorno da consulta a médica se surpreendeu, pois meus cabelos já estão voltando a crescer visílvelmente, sai do consultório feliz pois achei que o resultado fosse demorar mais, só esqueci de perguntar à ela se posso tingir os cabelos normalmente? E vai um recadinho meninas, não fiquem deprimidas e nem se tranquem em casa, pois td passa, tenha mta paciência e pensamentos positivos, na hora que estiverem passando o medicamento indicado pelo dermato, memorize que seu cabelo já está crescendo, é assim que faço tds os dias, um beijo amadas, e até mais……….

  101. Li todos os comentários acima e pude perceber que não estou sozinha nessa cansativa batalha contra a alopécia, isto me tranquilizou muito! A minha doença foi diagnosticada a 4 anos atrás, quando tinha 13 anos. Até hoje meus cabelos ainda caem, faço tratamento com injeções no couro cabeludo, porém em alguns lugares crescem o cabelo e outros caem. Fico bastante deprimida, pois o medo de perder meus cabelos é grande, já sofri preconceitos na escola, não posso tomar banho de piscina ou na praia por estes serem locais públicos, entre outras coisas, as vezes chego a perder as esperanças, mas estou na luta. Com a ajuda do Divino Pai Eterno tenho fé que um dia serei curada! Amigos, não desistam!!!

  102. Olá em julho de 2012, minha vida desmoronou fiquei desesperada procurei uma dermato do posto e ela me disse que era alopecia areata e pediu para pesquisar na internet, me passou uma pomada de dexametasona mas não adiantou nada, então eu corri fiz um plano de saude e passei em mais dois dermatos e os dois disse que era de fundo emocional, de fato eu tenho transtorno do panico e minhas emoções ficam muito afloradas as vezes um deles disse que poderia ter sido uma perda de alguma coisa ou alguém que poderia ter causado, e então eu me lembrei que estava fazendo um curso e estava amando mas tive que interromper pois tenho dois filhos e não estava conseguindo conciliar trabalho, casa , filhos, marido e curso e tive que abrir mão dele e fiquei muito triste. Mas o que me deixou tbm muito intrigada foi que eu fui no salão e fiz uma progressiva e na hora que a cabelereira aplicou o rpoduto na mesma hora eu senti pinicar minha cabeça e arder tbm…eu falei pra ela mas ela disse que poderia ser por causa de algum machucadinho no couro que com o produto ardeu, pois bem cintinuei a fazer quando se passou tres dias eu ainda estava com o produto no cabelo começou a cair exatamente onde ardeu e foi aumentado até ficar uma rodela de 7cm de diametro quase pirei, agora faço tratamento com o dermato ele fez infiltação com triancil e uso uma loção com minoxidiu e graças a meu bom Deus mesmcabelinhos voltaram faço tbm acompanhamento com psicologa e psiquiatra tomoumas medicações para controlara ansiedade e ta dando tudo certo meu cabelo ja cresceu uns 5cm em 4 meses o super feliz, mas eu queria saber de vc será que foia progressiva? eu axo que foi a mair resposnsável pelo meu caso. Parabéns pelo seu blog é muito bom. Bjus

  103. por favor, estou apavorada, fazem mais ou menos um ano e meio que estou com queda de cabelo, já gastei uma fortuna com remédios, shampoo com Dermatologista, até em clinica capilar já fui, e de nada adiantou, tenho a sensação que a situação só piora! gostaria de saber que atitude tomar, ou quem devo procurar, estou muito preocupada!
    Obrigado!
    grande abraço!

  104. Olá, bom dia!!
    Nossa adorei esse site, eu tenho 25 anos e tenho alopecia universalis. Minha mãe disse que ja me levou em todos os prosissionais possíveis desde muito pequena, pois eu já nasci sem o cabelo, e essa é a minha dúvida, é possível já nascer sem o cabelo ou o meu caso é especial? E se conhece algum caso com o meu, eu gostaria de saber qual é a causa disso.
    Desde já agradeço a atenção e ficaria muitooooo feliz se eu conseguisse descobrir isso!!!
    Bjoo

  105. tenho 17 anos e tenho alopecia , comecei a perde meus cabelos com 11 anos após a morte da minha vó. Ele é de face tem época que cai muito e outra que começa a cresce mas nunca para de cair totalmente , to sempre com as falhas na cabeça , eu fico pensando sera que isso tem cura ? , sinceramente isso é mto dificil para mim.

  106. Olá….no ultimo sabado descobri placas enormes na parte de tras do cabelo, apos sofrer um trauma emocional.
    Corri para o dermato na segunda e estou em crise, visitando o psico e tentando me acalmar.
    Nao sei se é psicologico, mas sinto uma tensao no couro, talvez com medo que o pouco que me resta caia. Isso é normal? Sentir algo antes que os fios caiam?
    A queda pára por si só, caem todos de uma vez, ou vao aindo aos pouquinhos?
    estou muito deprimida e envergonhada…

  107. Tenho uma filha de 5 anos e descobrir que ela tem Alopecia a um ano. Tem dias que fico muito triste pois por que uma criança??!!!
    Por esses dias descobrir que as unhas dela esta caindo.. O que será??Vou leva-la no médico novamente e a luta continua…Peço força a Deus sempre

  108. Pessoa estou com esse problema de alopecia a uns 3 meses.
    A Dermatologista passou uma formula manipulada que não esta resolvendo de imediato.
    Também encaminhou para o Hematologista.
    Agora estou para fazer uma consulta com Alergista.

    Alguém já fez o Hemograma completo e percebeu que seu nível de imunoglobulina m igm fica alta?

    Por isso estou sendo acompanhado por um Hemato e Vou passar por um alergista.

    Em alguns documentos recentes fala que a Alopecia acontece porque seus sistema imunológico começa a produzir mais que o normal e identifica que o cabelo é um tipo de agente ai derruba ele.

    Vou passar no alergista para ele encaminhar um Corticosteroides Sistêmico e assim diminuir o nível de imunoglobulina m igm.

    E continuarei o acompanhamento pelo hematologista.

    Se alguém que tem também pode fazer o hemograma completo com contagem de igm, IGE e poder posta seria bom.

    Vamos ajudar na busca de uma solução para esse problema.

    Contato:
    Jacionantonio@hotmail.com

  109. Oi, Meu nome é Daniela tenho 28 anos e em janeiro deste ano, fui ao salão e a cabelereira detectou uma área localizada sem cabelo, tinha uns 3 cm em forma de crculo e perguntou se eu tinha sofrido algum acidente deixando cicatriz,.Fiquei DESESPERADA e em casa corri pra a internet pra pesquisar , logo vi que era Alopecia e começou a angústia, e o dermato so faz me confirmar o que eu ja temia e ainda que se tratava de fundo emocional…Foi o momento mais dificil da minha vida, ja que eu sempre tive cabelos cheios, e ondulados… notei em alguns dias aquele circulo se alastrando…doeu o meu coração, eu soluçava nas orações…começei o tratamento com a vitamina queratinizada Pantogar, por um mes(ja que muita queratina concentrada não pode atuar no bulbo capilar por muito tempo em pouco espaço de tempo), usei também a loção shampoo cetoneo (cetoconazol) a pomada de uso topico daivobet (Corticóide) também não pode prolongar o uso devido provavel efeito”rebote” e comprei pela internet um tonico capilar muito bom chamado Kative , que estimula o crescimento e nascimento do cabelo e não é caro paguei 70 reais. eles começaram anascer bem fininhos como de bebe …Nos primeiros meses de tratamento eu fui a uma igreja, e pedi com muita fé e de todo o coração,os meus cabelos de volta…e eles começãram a nascer mais e engrossar aqueles fiozinhos finos..em 3 meses e meio ja estava todo preenchido o espaço vazio, com 1cm e meio de comprimento..(lembrando que a área sem cabelo foi proximo a nuca e se abrangeu ah 06cm de COMPRIMENTO do couro cabeludo por 4 de lARGURA.)..hoje a área esta com cabelos com 5,5 cm de comprimento, enrroladinho bonito! rs o meu natural é ondulado.Foi o cabelo novo que Deus me DEU! ah eu suspendi remedios e pomadas fortes agora so tomo por conta vitaminas que o nosso corpo precisa mesmo,o supla Z de a a z pra fortalecer o sistema imunológico e ainda a vitamina Imecap hair, em capsulas que é propria pra fortalecer e combater queda de cabelo, estas podem usar a vontade que não tem efeito colaterais espero que todos fiquem bem, as fases ruins da vida passam, um beijo a todos! tenham fé q tuda dará certo!!

  110. Olá tenho uma amiga que está com queda de cabelo, cílios entre outras partes do seu corpo, a mesma está passando por vários especialistas, mas nenhum deu um diagnóstico especifico, o último informou que poderia ser Alopecia e a encaminhou para um Dermatologista, sensibilizada com o seu sofrimento estou procurando ajudá-la e fui tentar entender o seu problema e constatei que várias pessoas passam por isso e que o especialista para esses casos é Tricologista, gostaria de saber se há algum aqui na cidade de Santos – SP para orientá-la.
    Graças a Deus não sofro desse problema, mas vi que muitos sofrem e desejo boa sorte e muita fé em Deus!

  111. Olá,

    Tenho alopécia areata desde meus 12 anos de idade, e nunca soube oque fazer, sempre fui ao medico eles diziam que era emocional mais mesmo assim, não resolvia nada..

    Hoje tenho 19 anos e ainda tenho isso, e cada vez cai o cabelo em maior proporção.
    Hoje em dia passo betametasona capilar mais não adianta de nada..

    Poderia me passar um email pra contato para que eu possa frequentar essas reuniões, talvez conversar com quem tem a mesma coisa que eu possa me ajudar..

    Obrigada

  112. Oi gente boa tarde…eu tenho alopecia a uns dois anos..e so depensar na possibilidade de ficar careca tenho vontade de morrer..estou fazendo um tratamento com um shampoo manipulado e tomando picnogenol q tb eh manipulado..meu dermato disse p eu nao fazer mais esciva nem nada tenho q lavar os cabelos todos os dias ..da 1 vez q tive a medik disse q nao tnha problemas em fazer escova e nem pintar cada um fala um Coisa..so sri fe uma coisa ele disse q a maior

  113. Gostaria de compartilhar algumas informações sobre o tratamento que estou fazendo no momento. Desde meados de julho do ano passado que estou lutando contra a alopécia areata, só que, a partir de março desse ano, a queda começou a ficar muito forte (fator emocional, como sempre, interferindo…).
    Fiz tratamento com 2 dermatologistas diferentes. O primeiro foi apenas com infiltração de corticóide no couro cabeludo. Já o segundo, além das inflitrações, também me passou a pulsoterapia com corticóide via oral (tomava uma cápsula bem forte, 1x por semana, pra não sentir muitos efeitos colaterais).
    Entretanto, nenhum desses tratamentos trouxeram resultados efetivos.
    Fui ao terceiro dermatologista, Dr. Arnóbio Pacheco (bastante conhecido aqui em Natal/RN), e ele disse que a minha alopécia já estava em um nível mais avançado, bastante difusa, e que as infiltrações de corticóide são mais indicadas para aqueles casos em que os pontos de queda estão mais “isolados”.
    Pois bem, comecei e continuo fazendo um tratamento com ele, onde, 1x a cada duas semanas, ele passa um ácido (fenol, concentração 80%) nas partes carecas e, assim que começa a queimar (questão de 2 ou 3 segundos), ele neutraliza com álcool. Não vou dizer que é o tratamento mais agradável do mundo, pois o couro cabeludo fica bem sensível e, em alguns pontos, até fere um pouquinho, sabe? Depois de uns dias, até “descasca” um pouco. Pelo que entendi, a intenção do tratamento é criar uma dermatite de contato e estimular os folículos a produzirem cabelo.
    Associado a isso, também estou tomando Leucogen em cápsulas, que regulou meu sistema imunológico e fez com que a queda parasse definitivamente, além de um “superpolivitamínico” manipulado. Comecei com o Leucogen 3x por dia, e agora estou tomando apenas 2x ao dia.
    Gente, comecei o tratamento em julho, a queda parou em meados de agosto e os primeiros fios começaram a aparecer. Porém, nas últimas semanas (acho que do final de setembro pra cá) foi que o resultado começou a ficar realmente aparente, e os fios agora estão aparecendo cada vez mais e mais rápido. Acho que, no total, perdi cerca de 60 a 70% do meu cabelo, mas, agora, já recuperei metade (ou até mais) do que caiu. Quando meu namorado e meus familiares me diziam que estavam vendo alguns fios novos, no início do tratamento, eu achava que era só com o intuito de me animar (a gente se olha no espelho todos os dias e acaba não notando os pequenos avanços, né?). Mas, nos últimos tempos, está humanamente impossível ignorar esse crescimento todo. Tou muito, muito, muuuuuuuiiiiito feliz!!!!
    Já tinha tido uns 5 episódios de AA ao longo da vida, mas nunca forte desse jeito… E, finalmente, encontrei o tratamento ideal pra mim. Nunca recorri a esses tratamentos de internet, pois acho que o ideal é nos tratarmos com médicos, que tratam o problema não só externamente, como também combatem a causa (imunológica, psicológica etc).
    Fica a dica pra quem quiser testar novos tratamentos (a quem for de Natal/RN, recomendo demais o Dr. Arnóbio Pacheco). Boa sorte a todos vocês!!! :) E força na peruca sempre!! rsrs

  114. Tenho uma amiga, que tem quedas grande de cabelo, várias falhas… quando ta em crise diz que a cabeça coça muito e que cria cascas na cabeça..já foi em vários médicos e não falam o que ela tem. Alguma indicação pra ela descobrir se é alopécia?
    Obrigada

  115. Olá, pessoal! Boa tarde!
    Tenho 33 anos e há 2 anos fui diagnosticada com alopécia areata, depois de passar um período emocionalmente difícil na minha vida. Neste 2 anos tive 04 crises. A primeira vez, foi apenas uma bolinha (1 moeda de 1 real) no centro da cabeça, e nas demais crises elas foram aumentando, até que chegaram em 6 áreas sem cabelo. Meu Deus, como é difícil para uma mulher (poço de vaidade) lidar com a possibilidade de ficar careca. E vira um circulo vicioso. A doença tem causa de fundo emocional e com o aparecimento das “peladas” o emocional fica mais abalado ainda.
    Pra minha sorte, tenho um volume considerável de cabelo e as áreas abertas ficam escondidas. E com o inicio do tratamento, o cabelo repila logo e começam as crescem as penunginhas, fininhas e brancas. Mas só de saber que elas existem e podem evoluir são o suficiente para me deixar desesperada.
    Nestes dois anos de tratamento, a formula utilizada pela minha dermatologista é: infiltração de corticoide na área aberta a cada 30/40 dias até controlar a imunidade; lavar os cabelos diariamente com um anticaspa forte (KeriUm DS, Node DS), aplicação de ClobX loção após o banho nas áreas afetadas, minoxidil a noite e via oral INEOV Massa Capilar.
    O tratamento apresenta resultado positivo logo no primeiro mês, porém a dificuldade é combater o ciclo do reincidência.
    Espero ter contribuído!

  116. Ola pessoal , meu nome Charles tenho 25 anos , tenho alopécia areata a 6 meses , fiz duas aplicações de triancill intra lesional , e passo a loção Minoxidil , meu dermatologista era plano empresarial , agora estou sem plano gostaria de saber se :

    Alopécia Areata tem tratamento pelo Sus?

    E quanto tempo demora , pra prencher o cabelo totalmente de novo ??????? O meu aonda esta ralo , Esta nascendo mas pouco !!!!! Abraço!!!!!

  117. Gostaria de compartilhar algumas informações sobre o tratamento que estou fazendo no momento. Desde meados de julho do ano passado que estou lutando contra a alopécia areata, só que, a partir de março desse ano, a queda começou a ficar muito forte (fator emocional, como sempre, interferindo…).
    Fiz tratamento com 2 dermatologistas diferentes. O primeiro foi apenas com infiltração de corticóide no couro cabeludo. Já o segundo, além das inflitrações, também me passou a pulsoterapia com corticóide via oral (tomava uma cápsula bem forte, 1x por semana, pra não sentir muitos efeitos colaterais).
    Entretanto, nenhum desses tratamentos trouxeram resultados efetivos.
    Fui ao terceiro dermatologista, Dr. Arnóbio Pacheco (bastante conhecido aqui em Natal/RN), e ele disse que a minha alopécia já estava em um nível mais avançado, bastante difusa, e que as infiltrações de corticóide são mais indicadas para aqueles casos em que os pontos de queda estão mais “isolados”.
    Pois bem, comecei e continuo fazendo um tratamento com ele, onde, 1x a cada duas semanas, ele passa um ácido (fenol, concentração 80%) nas partes carecas e, assim que começa a queimar (questão de 2 ou 3 segundos), ele neutraliza com álcool. Não vou dizer que é o tratamento mais agradável do mundo, pois o couro cabeludo fica bem sensível e, em alguns pontos, até fere um pouquinho, sabe? Depois de uns dias, até “descasca” um pouco. Pelo que entendi, a intenção do tratamento é criar uma dermatite de contato e estimular os folículos a produzirem cabelo.
    Associado a isso, também estou tomando Leucogen em cápsulas, que regulou meu sistema imunológico e fez com que a queda parasse definitivamente, além de um “superpolivitamínico” manipulado. Comecei com o Leucogen 3x por dia, e agora estou tomando apenas 2x ao dia.
    Gente, comecei o tratamento em julho, a queda parou em meados de agosto e os primeiros fios começaram a aparecer. Porém, nas últimas semanas (acho que do final de setembro pra cá) foi que o resultado começou a ficar realmente aparente, e os fios agora estão aparecendo cada vez mais e mais rápido. Acho que, no total, perdi cerca de 60 a 70% do meu cabelo, mas, agora, já recuperei metade (ou até mais) do que caiu. Quando meu namorado e meus familiares me diziam que estavam vendo alguns fios novos, no início do tratamento, eu achava que era só com o intuito de me animar (a gente se olha no espelho todos os dias e acaba não notando os pequenos avanços, né?). Mas, nos últimos tempos, está humanamente impossível ignorar esse crescimento todo. Tou muito, muito, muuuuuuuiiiiito feliz!!!!
    Já tinha tido uns 5 episódios de AA ao longo da vida, mas nunca forte desse jeito… E, finalmente, encontrei o tratamento ideal pra mim. Nunca recorri a esses tratamentos de internet, pois acho que o ideal é nos tratarmos com médicos, que tratam o problema não só externamente, como também combatem a causa (imunológica, psicológica etc).
    Fica a dica pra quem quiser testar novos tratamentos (a quem for de Natal/RN, recomendo demais o Dr. Arnóbio Pacheco). Boa sorte a todos vocês!!! :) E força na peruca sempre!! rsrs

    P.S.: Ah, uma pequena correção: no primeiro tratamento que fiz e não deu certo, além das infiltrações, também passava Minoxidil 2x por dia.

  118. Olá Claudia Grycak, tudo bem?
    Fui diagnosticada com AA faz aproximadamente 3 meses. O dermatologista receitou Therapsor propionato de clobetasol 0,5%, mas pelo que pesquisei os pacientes com AA não utilizam esse medicamento e eu não estou percebendo grandes melhoras até pq o cabelo está demorando muito para crescer e mesmo assim o pouco que tem está começando a vir é do redor para o centro, nesses 3 meses o centro das três regiões que tenho está lisinho sem um fio de cabelo e ao redor tem alguns poucos toquinhos. Demora mesmo para nascer fios? ficarei muito grata se me responder e senti um grande alívio ao encontrar esse blog já que tem poucos assuntos sobre para tirar dúvidas. Ah! o Dermatologista também receitou um medicamento para controle de ansiedade, mas me deixa com muito mal estar. Obg beijos

  119. Nao sei exatamente oque tenho mas meu cabelo esta caindo em uma velocidade luz..primeiro foi um buraco do tamanho de uma tampinha de refrigerante tempos depois mas outro..e agora os dois ja se uniram e tenho um enorme buraco e nao posso se quer passar a mao no cabelo q cai e cai da raiz..posso ter alopecia?
    Porque sempre me disseram que e emocional pois sofro de depressao!Beijos

  120. Tenho Alopecia areata desde os meus 12 anos, fiz 5 anos de tratamento até completar toda a perda do cabelo, já fazia dois anos que não caia absolutamente nada, mas voltou a cair, voltei ao tratamento! mas tenho fé que um dia essa luta termine… faço aplicações nas falhas com o remédio Triancil,é a unica coisa que faz meu cabelo nascer novamente!

  121. gente descobri que tinha alopecia a três anos de la pra ca minha vida acabou ando muito estressada tuda da errado na minha vida choro o tempo todo e não sei oque fazer já pensei ate em me suicidar já fui ao medico todos me disseram que e meu emocional mais não consigo melhorar preciso de ajuda meu deus……eu sei oque tenho que fazer p melhorar tenho que aceitar mais não consigo axo que vou enlouquecer…….desesperada

  122. Eu descobri que tenho alopecia em maio de 2013, ja estou com quase toda regiao do couro cabeludo normal. Eu gostaria de saber se apos o tratamento da alopecia a pessoa pode fazer quimica nos cabelos? Uma progressiva, por exemplo? E se pode, apos quanto tempo de recorecao geralmente e indicado pra fazer a quimica?

  123. Ola, pessoal c/ AA.Obrigado pelas informações, pelo q estou percebendo é mesmo um problema emocional, p/ vcs q não estão mais fazendo tratamento voltem a fazer, encarem o problema de frente.E encarem TB os problemas qestão passando o q está ao nosso alcance p/ resolver tudo bem do contrario vamos colocar de lado, não vamos desesperar. Um abraço a todos q deram seu depoimento valeu!!!!!

  124. Descobri que tenho alopecia, e tudo indica que é causado pelo frio, pois é o terceiro inverno que nasce uma placa, e nessa placa os pelos caem. Eles voltaram a nascer, porém finos e brancos. O meu dermatologista disse que voltarão a nascer, porém eu n me encomodo. Pois sou homem, é sempre usei cabelo curto. Mesmo assim eu não quero que caia mais, então ele indicou Adinos para sumir com as placas. Enfim, conforme o tratamento for avançando, eu deixo minhas dicas e experiências.

  125. olá Claudia!
    Estou na mesma situaçao q vc, parei com o tratamento.
    Tenho 32 anos e a primeira alopecia foi aos14 anos.
    O ano passado caiu praticamente tudo e no começo desse ano tava nascendo ,ai pensei agora vai,mas de uns meses pra cá começou a cair tudo de novo,então decidi parar com o tratamento a única coisa que não paro é de ter fé ,às vezes da um desespero começo a chorar,mas logo levanto a cabeça,aliás tenho dois filhos lindos e um marido maravilhoso não posso reclamar.
    Só fico com medo de ter parado o tratamento e o cabelo não nascer mais.

  126. Me chamo Renan e tenho 25 anos ,gostaria de sabertura qual profissional procurar para essa doença, pois sempre tive uma barba perfeita e bonita,mas de um tempo pra cá reparei que numa parte ela começou a cair. E confesso que estou meio desesperado.
    Se alguém puder me auxiliar fico muito grato.
    Att
    Renan goncalves

  127. Ola, a um ano atraz cortei o cabelo e notei uma pequena falha na regiao superior do lado direito, uma falha de mais ou menos de uma ponta de dedo, hoje apos um ano esta bem maior e em forma de circulo, mais em volta ha nasceu cabelos mais nasceram fio totalmente brancos, isso pode ser AA? Nao fui ao medico!!! Devo me preucupar? O que devo fazer?

  128. Oi gente eu estou tmb com Alopecia Areata, mas posso dizer que o tratamento ta tendo um bom efeito, estou usando Deflazacorte(corticoide) e Aloxidil. Uma coisa é certa essa doença é fundo emocional em quanto não tratar e cuidar do nosso emocional não adianta tomar nem um tipo de remédio, meu tratamento só começou a fazer efeito quando procurei uma psiquiatra que receitou Amato, a própria dermatologista me encaminhou. Mas funciona assim os cabelos ficam varios dias sem cair, mas se eu ficar nervosa(descontrolada) ele começa a cair. Então começa a repensar se vale a pena se estressar tanto, as vezes por nada.

    • Olá Tati…Achei muito bacana vc deixar seu depoimento destacando que a alopecia tem grande fundo emocional, pois é super importante lembrar as pessoas dessa parte!!!…Nunca é só genético ou hormonal, o estado psicológico/emocional interfere bastante!!!

  129. Dizem que é bom colocar tintura de iodo e um pouco de alcool no local alem do tratamento convencional Teve uma mulher q teve aos 9 anos a mae dela colocou assim e ela so foi ter de novo aos 34 …beijos

  130. CONTINUAÇÃO do post anterior Mas ATENÇÃO coloque so gotinhas de tintura de iodo pra uma porcao muito maior de alcool e tb tem agua oxigenada um pouco (veja como se faz ou compre em farmacias esta solução) tem gente que funciona tem gente que acha que não. Em mim, quando eu ficava nervosa com algo e minha cabeça começava a arder em determinada área eu ja colocava esta solução e sentia o ardidinho do alcool, fazia massagens leves e realmente aliviava e não voltava a arder e nem caia mais nada ..LEMBRANDO QUE EU NÃO ABANDONEI os tratamentos medicos ele passou pra mim imecap hair em capsulas, uma loção de shampoo Cetoneo (Cetoconazol) e uma pomada pra pele (uso topico no couro cabeludo a base de corticoide pra passar bem pouquinho mesmo pois muito corticóide da efeito contrario).

    Beijos e espero q gostem da dica!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s