PRINCIPAIS CAUSAS DE QUEDA EXCESSIVA DE CABELOS NA MULHER

Olá, Pessoal!

Tudo bem com vocês?  Espero que sim…

A queda de cabelo em nós mulheres pode estar associada a diversas causas.  Os motivos são inúmeros e muito complexos, por isso sempre costumo lembrar a todosa importância de se investigar as causas da queda, pois cada patologia tem uma série de características próprias que ajudam na investigação para se chegar ao diagnóstico e fazer o tratamento mais adequado para cada queda.

Vamos conhecer algumas dessas causas?

Espero que aproveitem o texto!!

Beijocas, Claudinha

1. Pós-parto: quando a mulher está grávida, ela perde menor quantidade de fios do que perderia normalmente, e ao final da gravidez muitos fios entram na fase de repouso do ciclo e caem. Isso ocorre normalmente 2 a 3 meses após o parto, podendo durar de 1 a 6 meses, retornando ao ciclo normal na maioria dos casos.

2. Anemia: a deficiência de ferro pode ocorrer por uma diminuição da ingestão de alimentos ricos nesse elemento, por redução da absorção do ferro no tubo digestivo ou por perda crônica através de hemorragias, como por exemplo, em mulheres com o período menstrual muito longo ou com grande volume menstrual. Essa deficiência pode ser detectada através de exames de sangue e corrigida com o uso de medicações para repor o ferro.

3. Dieta pobre em proteínas: dietas não balanceadas podem levar uma ingestão inadequada de proteínas e o corpo irá economizar as proteínas nos cabelos, fazendo com ele passem para a fase de repouso, o que acarretará em uma perda grande dos fios. Isso pode ser prevenido e tratado através de uma dieta balanceada, com as quantidades adequadas de proteína.

4. Uso inadequado de produtos para cabelos: o uso de tinturas, água oxigenada, permanentes, alisantes, descolorantes e outros produtos podem enfraquecer os cabelos levando à sua queda. Nestes casos é necessário interromper o uso até o crescimento de novos fios.

5. Infecção por fungos: ocorrem áreas de descamação no couro cabeludo, associadas a vermelhidão e coceira, deixando os fios quebradiços. Essa infecção é contagiosa e deve ser tratada com medicamentos apropriados.

6. Uso de medicamentos: alguns medicamentos podem ter como efeito colateral a queda temporário dos cabelos.

7. Uso de pílulas anticoncepcionais: algumas mulheres podem ter perda dos cabelos com o uso das pílulas anticoncepcionais, e caso isso ocorra, devem procurar o seu ginecologista. A interrupção do uso das pílulas também pode desencadear a queda dos cabelos 2 a 3 meses após o término do uso. Esse fato ocorre de maneira semelhante ao que ocorre no pós-parto.

8. Distúrbios da tireóide: a diminuição ou o aumento da produção dos hormônios da tireóide, denominados de hipotireoidismo e hipertireoidismo, respectivamente, podem causar a queda dos cabelos. Essas alterações podem ser diagnosticas pela medida dos hormônios no sangue e seu tratamento pode corrigir a perda dos cabelos.

9. Febre e infecções: febre alta e infecções como uma gripe forte pode levar a uma queda excessiva dos cabelos por 4 semanas a 3 meses, cessando espontaneamente.

10. Estresse: algumas situações, como grandes cirurgias e doenças crônicas, resultam em estresse para o organismo podendo levar à queda dos cabelos. O estresse psíquico também pode aumentar a perda dos cabelos. Caso essas condições sejam passageiras, como no caso das cirurgias, a queda se reverte espontaneamente.

11. Alopecia areata: também conhecida como pelada, é a perda dos cabelos em uma pequena área arredondada. A causa é ainda desconhecida, e a condição pode ser tratada com o emprego de medicamentos tópicos ou sistêmicos.

12. Calvície hereditária: essa tendência genética pode ser herdada pelo lado materno ou paterno, e as mulheres apresentarão cabelos ralos, não se tornando completamente calvas. Também chamada de alopecia androgenética, ocorre devido a grandes concentrações de hormônios masculinos ou pelo aumento da sensibilidade à ação desses hormônios. Seu aparecimento pode ser ainda na adolescência, sendo que existem alguns medicamentos tópicos que podem amenizar o problema.

13. Queda por pressão: a queda dos cabelos pode ser devida a uma tração dos fios, como em sessões de alisamento, ou por pressão provocada pelo uso constante de chapéus apertados.

14. Outras causas: podemos citar ainda como causas de queda dos cabelos os tratamentos para câncer (quimioterapia e radioterapia), lúpus, tabagismo, abuso de bebidas alcoólicas e abuso dos secadores de cabelo.

About these ads

24 thoughts on “PRINCIPAIS CAUSAS DE QUEDA EXCESSIVA DE CABELOS NA MULHER

  1. Claudinha,

    Meus cabelos sempre caiam muito até que, em uma consulta de rotina, fiz um exame de TSH que apontou meu hipotireoidismo.

    É muito importante textos como o seu, pois mta gente pode achar que para a queda de cabelos basta usar shampoos específicos e não investigar a verdadeira causa.

    Vou deixar a dica de um site (www.muhersemfalta.com.br) que mostra todos os sintomas de hipotireoidismo (pele seca, problemas para engravidar, queda de cabelos, cansaço etc).

    Abraços ;-)

    • Oi Malu,

      Bem vinda ao blog!!
      Tá vendo só, por isso sempre digo: é sempre importante ter a opinião de um especialista!!
      Que bom que passou aqui para deixar o seu comentário Malu, fica um alerta ao pessoal!!
      Valeu pela dica do site, vou dar uma passeada por lá!!
      Obrigado por participar!!

      Beijocas, Claudinha

  2. Ola, eu tenho um problema serio de queda de cabelo tenho o cabelo liso e esta caindo muito, as vezes ate choro pra poder lavar o cabelo ou pentear, queria uma dica de algum remédio ou algum creme de tratamento pra ver se resolve! bjus

  3. esses textos sobre queda de cabolo, me ajudaram a descubrir quais os motivos para isso acontecer comigo. E nao fiquei contente, mas posso procurar tratamento(tireoide)é a principal calsa.

  4. Ola!!!

    Achei o texto muito interessante, porem não consegui identificar o meu problema.
    Tenho muita, muita queda de cabelo, não sei mais o que fazer.
    Fui no medico e ele me receitou uma vitamina, mas ja estou tomando a 3 meses e
    não percebi nenhum resultado satisfatorio. Por favor me ajude não sei mais o que fazer.
    Ah tomo remedios para artrite, não sei se tem algo a ver.
    Obrigada!!

  5. Ola claudia !

    Eu tenho 19 anos e ultimamente meu cabelo ta caindo muiiito ..
    Quando eu vou lavar o cabelo cai um monte , Pentiar fazer chapinha tbm cai
    e na frente do lado esquerdo da minha cabeça tem pouco cabelo … ja do outro lado tem de muito ! O que será que é ? a obs : a e eu tomava injeção anticoncepcional

  6. Olá!
    Interessante este artigo, de grande ajuda.
    Sempre tive pouco cabelo, mas era algo que passava despercebido aos olhares. Como tenho SOP, não me assustava tanto…
    Mas agora, depois dos 33, meus cabelos estão caindo excessivamente.
    Fiz uma bateria de exames e não deu nada, tudo ok…
    Talvez seja as tinturas… pode ser né?
    Pior que não tem como não pinta-los, coloro hoje e em dez dias lá estão os fios brancos de novo.
    Fiz um tratamento certa vez com progesterona e uma vitamina chamada Phill Food, nossa foi imediato o resultado, mas perdi as receitas e terei que ir a uma outra dermato pra consegui-las.
    Minha alimentação não é ruim. Normalmente como arroz integral, muitas verduras e legumes, carnes magras e grelhadas, leite desnatado, muita agua e suco de fruta e soja. Não bebo ou fumo, e me pergunto o porque de tanta queda?
    Mas sempre é bom ter informações como estas.

  7. estou com uma queda grande de cabelos, principalmente na região frontal, estou amamentan do ha 6 meses, porem durante as outras vezes que amamentei isso não aconteceu, nem penteio mais o cabelo como antes para diminuir,

  8. Meus cabelos estão caindo excessivamente… Toda vez que passo as mãos, ou penteio os cabelos . Estão quebradiços e feios, sem vida. Já usei vários produtos , mas não adianta. . .
    Voce acha que devoo procurar um especialista?
    AS falhas estão enormes na minha cabeça;
    Obg.

  9. Oi Claudia…
    Meu cabelo esta caindo demaisssssss,não sei o q fazer.Tive bebe a 3 meses e meio e tbm tomei uma injeção pra evitar a 2 meses. To cm uma falha enorme na parte da frente da cabeça. Não sei o q fazer to desesperada.

  10. Pelo amor de Deus me ajude!!
    Tenho 12 anos e meus cabelos estão caindo excessivamente, esta descontrolado!! A quantidade que cai da pra fazer uma peruca, isso só pra você ter mais ou menos uma ideia!
    Eu tinha muito cabelo, mais muito cabelo mesmo e agora meu cabelo esta em pouquíssima quantidade, preciso de ajuda e não sei a quem recorrer, falei com minha mãe, mas ela não é cabeleireira, nem especialista no assunto, por este motivo não tem a minima ideia do que fazer me ajude por favoor!!!! PS: Eu não to exagerando!!

  11. Bom dia Claudia. A uns 4 anos atras eu estava com muita perda de cabelo, fui ao dermatologista e ele me mandou usar o Avicis. O tratamento funcionou, bem demais, os cabelos param de cair e no meu rosto nasceram pelos que nunca tive, grosso parecendo barba. Pois bem, agora estou com queda excessiva novamente, cada vez que passo a mão no cabelo cai uns 50 fios por vez, o amarrador fica cheio de fios, quando escovo, parece que estou fazendo quimioterapia, da quantidade de cabelos que perco, Uso amarrador todos os dias, isso pode ser uma das causas?

    Agradeço a atenção

  12. Oi Claudia estou com uma queda de cabelo excessiva já tomei varios remedios e nada resolve estou muito triste,pois já fui há varios médicos e nenhum ainda indicou um remédio certo

  13. Minha esposa chorou esta semana.Me mostrou uma quantidade enorme de cabelos ao chão após pentear.Este blog ajudou a dirimir algumas dúvidas e ela irá esta semana consultar um Dermatologista.Somos gratos pelas informações contidas, o que de certa forma a deixou mais confiante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s