PINTAS E SINAIS NA PELE: COMO DIFERENCIAR O CÂNCER DE PELE

Por Claudia Grycak

Bom dia.

Tudo bem com vocês?  Espero que sim…  Quem não ficou com a “pulga atrás da orelha” ao perceber um sinal, uma mancha na pele e se questionar se aquilo poderia ser um câncer de pele??  Por isso, trago hoje uma matéria da Sociedade Brasileira de Cirúrgia Dermatológica sobre pintas e sinais na pele, espero que gostem.

Um ótimo dia a todos!!

Beijocas, Claudinha

 

O que é a pinta ou sinal?

Normalmente são chamadas de pintas as lesões denominadas pelos dermatologistas de nevos melanocíticos. Pintas ou nevos são lesões planas ou elevadas, cuja coloração pode variar da cor da pele ao negro. Podem ser congênitos (quando presentes ao nascimento) ou adquiridos (quando surgem após o nascimento). Alguns ainda podem apresentar pêlos.  Os nevos podem ser pequenos, puntiformes ou até gigantes, aqueles que atingem grandes áreas do corpo.  A grande maioria dos nevos é benigno, porém alguns deles podem se transformar em CÂNCER de pele. Portanto é importante sempre examinar as pintas. O conceito de que pintas de nascença são benignas nem sempre é verdadeiro, principalmente nos nevos gigantes.

Quando as pintas adquiridas começam a aparecer?

Geralmente as pintas começam a aparecer na infância, tendem a aumentar em número até a meia idade, quando podem diminuir. Predisposição genética e exposição ao sol são os fatores que fazem com que algumas pessoas tenham mais pintas do que outras.

Qual é o número normal de pintas nos adultos?

O número de pintas varia muito, mas maioria dos adultos brancos possui entre 10 a 40 pintas na pele, mas existem pessoas que tem até mais de 100 pintas!

Quando devemos nos preocupar com nossas pintas?

Devemos ficar atentos quando uma pinta começa a apresentar variações de:

  • Coloração – Se numa mesma pinta começam a surgir várias cores como preto, azul, cinza, esverdeado, vários tons de marrom;
  • Tamanho – Se a pinta vem crescendo ou diminuindo;
  • Bordas – Observar se as bordas estão ficando irregulares;
  • Assimetria ? Se antes a pinta era redondinha e agora está ficando assimétrica.

Esses critérios deram origem a regra do ABCD.

O que é a regra do ABCD

É um método que utiliza algumas características das lesões de pele para dar nota à pinta e assim chamar atenção de possibilidades de malignidade. Quanto maior a nota maior o risco.

O que é Câncer da Pele ?

O câncer da pele é um crescimento descontrolado e anormal das células que compõe a pele. Existem diferentes tipos de câncer, dependendo do tipo de célula que se prolifera, Os mais comuns são os Carcinomas basocelulares, espinocelulares e melanomas.  O câncer da pele é o mais freqüente entre todos os tumores existentes.

O que é Melanoma ?

É o mais agressivo e malígino de todos os tumores da pele.  O melanoma na maioria das vezes se parece a uma pinta (nevo), sarda ou mancha de nascença. Porem ele cresce rápido, pode ter alteração de cor, espessura e até pode perder a cor, a pinta pode ainda sa ngrar. É muito importante o seu reconhecimento precoce pois em seus estágios iniciais ele pode ser curado.  Alguns sinais de suspeita de melanoma são quando as pintas, sardas ou manchas aumentam de tamanho, ficam elevados ou mudam de cor. Para isto, se utilizam regras do ABCD para ajudar a identificar as lesões de risco.

Por que reconhecer precocemente o câncer de pele?

Porque quanto mais cedo for reconhecido, maiores serão as chances de cura através de procedimentos simples.  Um exame muito simples feito no consultório do dermatologista pode diagnosticar o melanoma com até 99% de certeza, mesmo em estágios iniciais, é a DERMATOSCOPIA DIGITAL. Ele se baseia nos critérios do ABCD, dá uma nota ou score às pintas e dependendo da nota a pinta será considerada benigna, potencialmente maligna ou maligna, sendo então encaminhada para retirada ou acompanhamento clínico. Além disso as pintas são fotografadas e se monta um arquivo do paciente para seu acompanhamento.

Como é feita a remoção das pintas?

As pintas que forem ?suspeitas?, isto é, aquelas que tem potencial de virar um câncer de pele, devem ser removidas através de uma pequena cirurgia. Primeiramente é feita uma anestesia local e então, com um bisturi, o dermatologista retira a pinta , envia para exame (anatamo-patológico). Geralmente fica uma pequena cicatriz no local.

As sardas podem virar câncer de pele?

Na verdade as sardas são lesões benignas, que não oferecem risco de virar câncer de pele. Mas como elas estão relacionada a exposição solar excessiva, freqüentemente atingem pessoas de pele clara sendo mais um sinal de alerta para se aumentar a proteção solar.

O que se pode fazer para evitar que as pintas virem Câncer de pele.

Na verdade não podemos evitar todos os tipos de câncer de pele, mas devemos evitar a exposição solar excessiva em pessoas de pele clara e com muitas pintas.  É muito importante usar filtro solar de fator de proteção 15 ou mais e que ele seja reaplicado a cada 2 horas. O ideal é aplicar o protetor na pele 30 minutos antes da exposição solar. Além disso, evitar o sol entre 10:00 e 16:00 horas.

Importância do autoexame

O autoexame é método para você examinar regiões do corpo de difícil visualização. É recomendado que se faça o autoexame a cada 3 meses.  Com a ajuda de um espelho de mão e um outro de parede você pode examinar o corpo todo, ou pedir a ajuda de um amigo ou parente para auxiliá-lo.  De todo forma o auto exame vai auxiliar a visualização de lesões, porém é fundamental que pelo menos uma vez ao ano suas pintas sejam avaliadas por um dermatologista.

About these ads

Um comentário sobre “PINTAS E SINAIS NA PELE: COMO DIFERENCIAR O CÂNCER DE PELE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s