O FAMOSO MINOXIDIL

Por Adriana Balthazar

Como o Minoxidil é um dos medicamentos mais utilizados em casos de alopecia resolvi postar sobre ele. Espero que aproveitem. 

O que é o Minoxidil?

O Minoxidil é um medicamento vasodilatador, pertencente a uma classe de drogas chamada estimulantes de crescimento capilar. Descobriu-se que o seu uso tinha como efeito secundário o crescimento de pêlos. Por esse motivo, começou a ser também utilizado sobre a fórmula de solução, recomendada para reversão do quadro de calvície, uma vez que provoca o crescimento de pêlos no corpo humano.  O minoxidil é o que os farmacêuticos chamam de dose-dependente. Isso significa que o tratamento precisa ser contínuo para manter ou aumentar os benefícios do crescimento do cabelo. O minoxidil de concentração média deve ser aplicado no couro cabeludo seco, duas vezes ao dia e deve permanecer ali por pelo menos quatro horas. Os resultados serão vistos depois de quatro meses. Os fabricantes afirmam que as fórmulas extra-fortes atuam muito mais rapidamente, em mais ou menos 45 dias.

 Mecanismo de ação

Não se sabe qual é o mecanismo preciso de ação no crescimento de cabelos. Parece estimular os folículos pilosos aumentando seu tamanho e também prolongando a fase anágena, ele abre os canais de potássio e aumenta a proliferação e a diferenciação de células epiteliais na haste capilar. O minoxidil aumenta o fluxo sanguíneo cutâneo quando aplicado localmente. Outros vasodilatadores tópicos não têm tido sucesso no estímulo do crescimento de cabelos. Portanto, é provável que o aumento do fluxo sanguíneo na área dos folículos capilares não seja parte de sua ação na estimulação do crescimento dos cabelos. É mais provável que tenha efeito direto sobre o crescimento de cabelos. O minoxidil oral não propicia benefício adicional em relação ao minoxidil tópico na alopecia androgênica, não devendo ser usado.

Precauções no uso do Minoxidil

O minoxidil oral pode causar queda na pressão sanguínea, aumentar os batimentos do coraçãoe ainda causar aumento de peso. Pessoas com histórico de doenças cardíacas devem evitar esse remédio, já quem tem pressão arterial elevada deve consultar seu médico. Além disso, o minoxidil tópico não deve ser usado com outras pomadas ou medicamentos de uso tópico. Os efeitos colaterais na pele incluem irritação, coceira, urticária, inchamento e sensibilidade.  Esta nova formulação não deve ser utilizada por quem tem problemas de hipotensão, porque o minoxidil, ao atravessar a barreira epidérmica, acaba por chegar à circulação e provocar a diminuição da pressão arterial.  Mulheres grávidas ou em período de amamentação devem evitar o uso de minoxidil de qualquer forma e ter cautela com o uso de fórmulas muito fortes, porque não foram projetadas para mulheres. Podem causar crescimento de pêlos faciais e outros problemas.

Minha experiência

No meu caso, usei minoxidil tópico em solução nas concentrações 1%, 2% e até 5%, por diversas vezes e durante longos períodos, mas desenvolvi sensibilização e me causou foliculite, hoje nem posso passar perto dele.

Tenham um lindo dia.

Bjinhos, Drica

 ATENÇÃO:   Esse texto é de caráter informativo, consulte sempre seu médico antes de usar qualquer medicação!!

About these ads

25 thoughts on “O FAMOSO MINOXIDIL

  1. Uso minoxidil há muitos anos e para mim tem sido muito bom!

    Mas estou começando a ficar preocupada, pois minha pressao anda baixa demais. Não posso me levantar rapidamente e fico muito fraca no calor… Preciso consultar um médico para ver se isso tem a ver com o minoxidil e se não há outra alternativa..

    • Oi Julia,
      Bem vinda aoo blog!!
      Honestamente não sei se existe alguma relação, mas é sempre bom procurar a orientação de um profissional!!
      Mas não esqueça que nesta época do ano a tendência a ter pressão baixa é muito grande, dá uma moleza, um soninho bom…rsrsrs
      Beijocas,
      Claudinha

  2. Tenho alopecia na Barba e para no meu caso fucnionou bem porem o pelo voltou branco .
    Mesmo sendo de uso topico acredita que pode baixar a pressão ?

    Abraços

  3. oi claudia, gostei mt de ler seu blog, descobri q tenho alopécia areata ha 2 meses meu cabelo ta caindo mt rapiddo, to usando minoxicidil ha 1 mes, mas ainda não vejo nenhum resultado. só rezo todos os dias para que pare de cair. bjão

    • Oi Dani,

      Que bom que gostou do blog…
      Estou voltando hoje depois de um período de recolhimento necessário!!
      Tenha fé e não deixe de fazer os tratamentos, você vai ver como vai dar tudo certo!!
      Um super beijo pra você e obrigado por participar.

      Claudinha

  4. Olá claudia!!!! tudo bem?
    Comigo nao esta nada bem, to com uma queda absurda de cabelo que nao sei mais o que fazer…. estou com o tratamento de minoxidil 5% mais o pantogar 3 vezes ao dia mais ou menos 1 mes, mas nao to vendo resultado algum. As vezes tenho a imprensao que ele esta caindo ainda mais!!! Vc nao imagina como estou com pouquissimos cabelos, muito pouco mesmo… vejo praticamente meu couro cabeludo completo e ja estou com vergonha de sair de casa!!!
    Voce acha que é possivel uma jovem de 22 anos perder todos os fios de cabelos sem ter nenhuma doença, e ficar careca, somente por ser genetico???
    axo que meu caso ja é tarde de mais e eu tenho mais é que me conformar com essa ideia de ficar careca!!!:( Estou simplesmente desesperada!!!!
    Aguardo seu retorno para trocarmos algumas ideias!
    Ate mais… um abraço!

  5. Oi Drica, tive um problema de queda de cabelos e a dermatologista me receitou um xampu muito bom o “Pilexil”, que é um anti-queda. Ele reduziu muito a queda dos meus cabelos.
    Espero poder ajudar quem está passando por este problema.
    Beijos, Dri

  6. oii galera, estou aqui pra contar que ha 4 meses estou usando o minoxidil 5 % e 1% dexametosona em uma só solução. com quase 40 % de perda de cabelos, nesses 4 meses nasceu quase todos!! funciona! beijão fé em Deus

  7. Meu amigo começou a usar esta loção para queda de cabelo, depois de uns dias começou a ter pressão alta…sua pressão foi a 17X12 – começou a sentir dores na nuca, correu ao hospital e descobriu que era por causa desta medição.

  8. Boa noite!
    Usei minoxidil de abril a junho desse ano, começou a nascer um pouco de cabelo, aí parei pq o dermatologista disse para usar por três meses. Mas depois que parei de usar, notei que começou a aumentar a área afetada pela alopecia. Há alguns dias atrás, voltei a usar o minoxidil novamente por conta própria. Será que tem problema?
    Bjs…

  9. Oi Claudia tenho Alopécia Areata há 4 anos, o primeiro sintoma foi a queda parcial do cabelo em areas isoladas, em cinco pontos próximos um dos outros, tratei em um dermatologista que fez uma única aplicação com Theracort, foi o que me sarou do problema do cabelo porém meus pelos da barba demoraram a se reconstituir, um ano mais ou menos depois da aplicação da injeção na cabeça, mais agora ta caindo novamente, ai resolvi comprar o minoxidil e usar , espero que seja útil.
    Parabéns pelo blog.

    • Oi Thais,
      Tudo bem com você? Espero que sim…
      Nenhum medicamento deve ser utilizado sem orientação médica, minha sugestão é que procure seu dermatologista e verifique com ele qual produto seria indicado para crescimento capilar.
      Obrigada pela visita!!
      Bjs,
      Claudinha

    • Oi Isadora,
      Nossa faz tempo hein?!!
      Já consultou um médico para verificar se você não está com algum problema hormonal?
      A gravidez bagunça bastante nossos hormônios, mas têm mulheres que mesmo depois de um bom tempo do parto, continuam com os hormônios bagunçados e estes começam a causar uma série de desajustes, um deles é a queda de cabelo.
      Converse com seu ginecologista ou dermatologista sobre ssa queda, tenho certeza de que eles saberão orientá-la.
      Obrigada pela sua participação no blog.
      Bsj,
      Claudinha

  10. Já usei uma vez e adorei ! Meus cabelos nasceram bastante , mas os cabelos tem uma certa época do ano que cai mesmo , isto é normal ! Mas não gosto de ve-los cair , então estou usando novamente ! É claro que combinado com uso de uma boa vitamina que fortalece os cabelos! Eu tomo a vitamina BIOTINA com ZINCO , ela é ótima , pra mim está dando muito resultado , estou muito feliz ! E tambem um champo pra queda de cabelo , eu uso o anti queda QUERIUM , é maravilhoso ! É meio caro mas compensa ! Tudo isto foi receitado por uma dermatologista , pra mim deu muito certo !!!!

  11. ola!!! meu nome é fernanda tenho 26 anos e estou com uma queda de cabelo mto grande tenho caspa tbm e meu cabelo cai com a raiz que esta bem ralinha…. sera que esse minoxidil pode me ajudar… estou desesperada… me ajudem.aguardo resposta….bjo.

    • Oi Fernanda
      Seja bem vinda…
      Quem pode te dar essa informação se o Minoxidil pode ajudar, é somente um especialista.
      Procuro um dermatologista, tenho certeza de que ele analisará seu caso e indicará ma melhor medicação!!
      Beijocas,
      Claudinha

    • Ola Fernanda.
      A queda de cabelo desespera qualquer mulher. Eu tive uma grave queda de cabelo em 3 meses perdi 80% do cabelo. Fui ao dermatologista ele receitou minox 5% espironolactona 100mg e cistitone forte. Mas so ao fim de 2,5 meses é que se nota o efeito.
      Penso que o minox te ira ajudar mas convém ser o medico a analisar e receitar.
      Eu tambem tinha mt caspa mas a espiro e o champô nizoral ajudou bastante.
      espero ter ajudado
      Tenha mt paciência, eu sei que é difícil, eu chorava de manha a noite.
      Mas passa…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s